SóProvas


ID
2641387
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diretor de um hospital municipal está elaborando a previsão de receitas para o ano de 2018, contando exclusivamente com recursos do SUS. Baseado nos conceitos e nas teorias sobre a demanda por bens e serviços, o diretor analisou os seguintes pressupostos para o orçamento, apresentados pelo gerente financeiro do hospital.


I A demanda por um bem ou serviço pode ser definida como a quantidade do bem ou serviço que as pessoas desejam consumir em um determinado período de tempo, inclusive os de saúde, dadas as suas restrições orçamentárias.

II A demanda por serviços de saúde é irregular e imprevisível do ponto de vista do indivíduo, porque a maioria dos consumidores não sabe quando e com que frequência vai necessitar de atenção médica.

III A demanda por atenção à saúde ocorre em uma circunstância anormal, como, por exemplo, a doença, o que pode comprometer a racionalidade da decisão do consumidor.

IV A demanda por produtos ou serviços depende da capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado bem como do poder de compra do consumidor de produtos ou serviços de saúde.


O diretor compreende que a demanda por um produto está relacionada a uma estrutura de preferências e à ideia de satisfação, que se relaciona ao conceito de utilidade, sugerido pelos precursores da teoria do consumo. No entanto, considerando que o diretor deseja que o orçamento esteja mais próximo da realidade do segmento econômico em que atua, extrapolando a ideia da utilidade, deve considerar apenas o(s) pressuposto(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

  • Achei um pouco "pesado" demais dizer, no item II, que a demanda é imprevisível, pois fica, de certa forma, dizendo que quem atua nesse setor nunca pode se planejar, haja vista que é totalmente imprevisto. Ou ainda que quem atua nesse setor só trabalha com o imprevisível. 

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Concordo com o Marcelo e marquei para comentário do QC.
    Qualquer produto ou serviço sempre tem um grau de imprevisibilidade que deve ser considerado no planejamento.
    O planejamento é baseado em previsão e mesmo na saúde, sempre é possível inferir a demanda, sejam antibióticos, remédios ou qualquer outro item de estoque.

  • II - A demanda é imprevisível do ponto de vista do INDIVÍDUO, ou seja, nós consumidores que não sabemos quando precisaremos. Do ponto de vista do HOSPITAL é diferente, pode-se fazer uma previsão estatística.

    III - Não entendi por que é sempre anormal, pois há demanda por exames de rotina também, a qual deveria ser constante, periódica.