SóProvas


ID
2641819
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A informação genética presente no DNA está armazenada na forma de um código decifrado durante a tradução de proteínas. A esse respeito, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

     

    a) códons formados por diferentes nucleotídeos podem codificar um mesmo aminoácido. 

     b) códons formados por uma dada trinca de nucleotídeos especificam APENAS UM TIPO de aminoácido. 

     c) códons que não especificam nenhum aminoácido SÃO REMOVIDOS ANTES DA síntese de proteínas.

     d) o códon AUG especifica o aminoácido METIONINA, que dá início à cadeia proteica.

     e) O INÍCIO da síntese proteica depende da adição de metionina à cadeia proteica. E o término da tradução é sinalizado pelos códons UAA, UAG e UGA, códons de terminação.

  • Corrigindo a colega Emilai: 

     

    O erro da letra C não é porque "os códons que não especificam nenhum aminoácido SÃO REMOVIDOS ANTES DA síntese de proteínas" como você falou. 

    Acho que você imaginou que os ÍNTRONS seriam os códons que não especificam nenhum aminoácido, por isso que você se referiu à retirada deles antes da tradução, mas você não lembrou que existem códons de TERMINAÇÃO ou PARADA da tradução, e estes não especificam nenhum aminoácido: 


    "Códon de terminação: três códons (UUA, UAG ou UGA) não codificam aminoácidos, mas sinalizam o final da proteína nas células bacterianas e eucarióticas. São também chamados de: códon de parada, códons nonsense ou sem sentido, porque nenhuma molécula de tRNA tem anticódons que pareiam com códons de terminação e, então, o ribossomo para a tradução."

    Fonte: Livro de Genética / Um Enfoque Conceitual - Autor pierce.
    Qualquer dúvida podem me mandar mensagem!