SóProvas


ID
2642317
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Kurt Lewin é considerado um dos pioneiros no estudo de grupos. Segundo esse autor, a noção de grupo pressupõe

Alternativas
Comentários
  • A saída desse impasse encontrava-se na psicologia dos grupos desenvolvida, na década de trinta e quarenta, por autores como Muzafer Sherif, Kurt Lewin e Solomon Asch, os quais afirmavam a existência dos grupos e assim viabilizavam a investigação dos mesmos. Nesse terceiro movimento encontra-se implícito o conceito de interdependência entre os membros. O grupo passa a ser visto como totalidade possuidora de realidade própria, produto da interação de suas partes componentes e que não se eqüivale à soma das mesmas. Ainda que, na referência citada, a teoria lewiniana seja apresentada como uma solução entre a idéia de uma "mente grupal" e a redução do grupo aos comportamentos individuais, Carlos (1998) analisa essa teoria como uma busca da essência do que seja um grupo e, deste modo, este aparece como um ser que transcende as pessoas que o compõem.

     

    Zanella, Andréa Vieira, & Pereira, Renata Susan. (2001). Constituir-se enquanto grupo: a ação de sujeitos na produção do coletivo. Estudos de Psicologia (Natal)6(1), 105-114.

  • Para Lewin, um grupo é mais do que a soma de seus membros: consiste numa totalidade dinâmica que não resulta apenas da soma de seus integrantes, tendo propriedades específicas enquanto totalidade, princípio da Escola da Gestalt. Possui estrutura própria, objetivos e relações com outros grupos. A essência de um grupo não é a semelhança ou a diferença entre seus membros, mas sua interdependência.

    Gabarito: B

    Fonte: Psibr