SóProvas


ID
2642398
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Devido à construção do novo centro cirúrgico da maternidade, fez-se necessária uma avaliação quantitativa da exposição ocupacional à sílica livre cristalina. No resultado enviado pelo laboratório de higiene ocupacional, observar-se que há um percentual de 13% de quartzo na amostra.


Para a coleta dessa amostra foram observados os preceitos da Norma de Higiene Ocupacional (NHO 08) da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), onde foi utilizado um dispositivo de coleta do tipo cassete de três seções com filtro de membrana e suporte do filtro.


Dessa forma, o limite de tolerância da poeira de sílica nessa amostra conforme a Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15) é

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    O limite de tolerância para poeira total (respirável e não - respirável), expresso em mg/m3, é dado pela seguinte fórmula: 

    LT= 24 / (%+3)=

    LT=24/(13+3) =

    LT=24/16=1,50mg/m³

  • A pergunta pode ser boba, mas por que é poeira total e não respirável? 

  • Daniel, a pergunta não é boba. :)

     

    Por esse motivo--->

    Segundo a NHO 08:

     5.11 Particulado respirável É a fração de material particulado suspenso no ar constituída por partículas de diâmetro aerodinâmico menor que 10μm, capaz de penetrar além dos bronquíolos terminais e se depositar na região de troca de gases dos pulmões, causando efeito adverso nesse local.

    5.12 Particulado total É o material particulado suspenso no ar coletado em *****porta-fi ltro de poliestireno de 37 mm de diâmetro, de três peças, com face fecha*****- NHO 08 15 da e orifício para a entrada do ar de 4 mm de diâmetro, conhecido como cassete. A coleta de particulado total deve ser utilizada somente quando não houver indicação específi ca para coleta de particulado inalável, torácico ou respirável.