SóProvas


ID
2642401
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Durante a fase de reconhecimento de riscos do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) do hospital geral de emergências, foi observado que o técnico em imobilização ortopédica está exposto ao sulfato de cálcio (CaSO4).


Após consultar a Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15), observou-se que esta não apresenta um limite de tolerância para o sulfato de cálcio; porém, a Norma Regulamentadora N.º9 permite a utilização dos limites preconizados pela American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH® ).


Foi verificado que, para a ACGIH® , o sulfato de cálcio possui um Threshold Limit Value (TLV® ) do tipo Time-Weighted Average (TWA® ) de 10,0 mg/m³(I) .


Portanto, o dispositivo de coleta necessário para atender esse TLV-TWA® será o

Alternativas
Comentários
  • Amostrador IOM

    O patenteado amostrador IOM, desenvolvido por J. H. Vincent e D. Mark no Instituto de Medicina Ocupacional da Escócia (Institute of Occupacional Medicine – IOM), atende o critério da ACGIH para amostragem de partículas inaláveis.

     

    O amostrador pessoal de partículas inaláveis IOM, é um amostrador feito em plástico antiestático que recebe um cassete de 25mm reutilizável com o filtro apropriado para coleta de partículas inaláveis.

     

    Quando conectado a uma bomba com vazão de 2 L/min e fixado na zona de respiração do trabalhador, o IOM efetivamente coleta as partículas com diâmetro aerodinâmico de até 100 µm e praticamente simula a maneira que as poeiras do ambiente de trabalho são inaladas pelo nariz e pela boca.

     

    Pelo fato de o filtro e o cassete serem pesados juntos, todas as partículas coletadas (mesmo as maiores) são consideradas na análise. O cassete pode ser limpo, preenchido com outro filtro e reutilizado.
     


    Padrão para Coleta de Partículas Inaláveis 


    Atende a diversas normas internacionais
    • Critério da ACGIH para amostragem da Fração Inalável
    • Amostrador indicado pela HSE (Inglaterra) para o método MDHS 14/3
    • Método NIOSH 5700 para particulados de formaldeído
    • Padrão na Austrália para poeiras inaláveis
    • Padrão no Brasil! NHO 08 da Fundacentro