-
Não entendi.... alguém pode explicar?
-
a) Motivação não é a adequação das atividades ao ambiente, é o incentivo para a produção, podendo ser interna ou externa, como fazer algo que gosta e ganhar bem por isso;
b) Gestão da Qualidade. Esse seria o mais razoável, e o que eu marquei e errei. A gestão da qualidade visa não a adequação das atividades ao ambiente, mas sim o foco nos clientes, no produto, ou seja, eu já tenho a decisão da atividade, do ambiente, agora eu preciso produzir de forma satisfazer esse cliente, nesse ambiente.
c) Controle é uma das formas de gerenciamento de processo, onde é feita uma análise dos resultados alcançados com os objetivos pretendidos;
d) Informação não é adequar atividade ao ambiente. São dados. O máximo que posso fazer é usar de informações para depois me tornar competitivo. Não sou competitivo só porque tenho informações, se não sei, por exemplo, como usá-las.
"Competitividade é a base do sucesso ou fracasso de um negócio onde há livre concorrência. Aqueles com boa competitividade prosperam e se destacam dos seus concorrentes, independente do seu potencial de lucro e crescimento... Competitividade é a correta adequação das atividades do negócio no seu microambiente". ( DEGEN, 1989, p.106-107).
Fonte das demais: Estudos pessoais.
Citação em: .
-
Gab. D
COMPETITIVIDADE - “a correta adequação das atividades do negócio no seu microambiente”
-
Microambiente
Divide-se em microambiente interno e externo. Faz parte desse ambiente interno à empresa e do ambiente externo os mercados. Na empresa podem ser citados como integrantes os funcionários, a produção, o setor financeiro, de vendas, comercial, marketing, etc. Já nos mercados se encontram os concorrentes, fornecedores, clientes, etc.
É importante salientar que no microambiente interno, no qual se encontra à empresa, as variáveis são controláveis, ou seja, é possível controlar todas às ações internas de uma empresa. Por exemplo: você pode fazer cortes de pessoal, melhorar processos, aumentar salários, etc. E será nesse ambiente que você encontrará às forças e às fraquezas que irão beneficiar ou prejudicar os negócios da empresa, às quais você poderá controlar.
Por sua vez, no ambiente externo – onde se encontram os mercados –, às variáveis são consideradas incontroláveis, pois às empresas não podem controlar a concorrência, os fornecedores, os clientes, etc.
(...)Portanto, a diferença entre microambiente e o macroambiente empresarial é que no primeiro fazem parte à empresa e o mercado. Porém, somente, podem ser controladas às variáveis da empresa, pois, as referentes aos mercados são incontroláveis.
Ao passo que, no macroambiente empresarial todas às variáveis são incontroláveis, uma vez que as empresas e os mercados não têm controle sobre as ações que ocorrem nesses ambientes. Como já foi dito, no microambiente não tem como controlar as medidas que são tomadas pelos governos, tais como a promulgação das leis, etc.
Assim, a análise do microambiente e do macroambiente empresarial levam às empresas a buscarem uma estratégia efetiva para a garantia de uma vantagem competitiva e que tenham rentabilidade.
Fonte https://administradores.com.br/artigos/voce-sabe-qual-e-a-diferenca-entre-microambiente-e-o-macroambiente-empresarial
-
o problema é entender o que a questão tá pedindo. não ficou claro para mim.
-
Competitividade é a capacidade da empresa sobreviver no mercado.
Microambiente, segundo Elisabete de Abreu e Chiavenatto, refere-se aos clientes, usuários, fornecedores, concorrentes e Agências Reguladoras. Já o macroambiente refere-se às políticas econômicas, sociais, demográficas, tecnológicas, ambientais e legais.
Ainda, segundo Chiavenatto, o microambiente é o ambiente da tarefa.
Segundo Giovanna Carranzza, para ter competitividade a empresa precisa ser eficiente. Eficiência, por sua vez, é a capacidade de realizar atividades ou tarefas com perdas mínimas, com o melhor aproveitamento possível de recursos.
Elisabete de Abreu ainda informa que uma das formas de se analisar o ambiente da tarefa é através do estudo das arenas competitivas- que define a gama de produtos ou serviços; segmentos de clientes; escopo geográfico e atividades realizadas.
Nesse contexto, de fato, a correta adequação das atividades do negócio do seu microambiente seria a competitividade.
-
Competitividade não seria a adequação das atividades no MACROambiente?
Microambiente não seria internamente à organização e macro para além da organização, externamente?