SóProvas


ID
2643040
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A escolha do tratamento para neutropenia febril é baseada em um conjunto de fatores. Um dos mais importantes para o tratamento empírico inicial é o conhecimento do padrão epidemiológico e de resistência a antimicrobianos do hospital. Além disso, o risco de o paciente desenvolver o quadro e a gravidade com que este se apresenta são cruciais para a escolha do antimicrobiano e para a decisão entre monoterapia ou politerapia. Com relação aos antimicrobianos que podem ser utilizados no tratamento da neutropenia febril, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A piperacilina associada ao tazobactam é a penicilina de escolha para tratamento de infecções intra-abdominais em pacientes neutropênicos devido a sua adequada cobertura de anaeróbios e de Pseudomonas.

  • A questão parece ser muito difícil inicialmente. Mas analisando bem, todas elas extrapolam o assunto do enunciado, exceto a alternativa C
  • Letra C. A piperacilina é uma penicilina antipseudomonas e é eficaz contra vários bacilos gram -. Formulações de piperacilina com tazobactam estendem o espectro antimicrobiano do fármaco para incluir bactérias produtores de penicilinase. (Farmacologia Ilustrada, 5ª ed)

  • Antibioticoterapia empírica

    1) Neutropenia febril de alto risco:

    a) Monoterapia com um β−lactâmico antipseudomonas, cefalosporina de quarta geração ou carbapenêmico como terapêutica empírica;

    b) Reservar o acréscimo de um segundo agente anti- -gram negativos ou glicopeptídeo para pacientes que estão clinicamente instáveis, quando se suspeita de uma infecção resistente ou em centros com alta taxa de germes patogênicos resistentes.

    Referência

    Científico, C., & Córdoba, J. C. M. DIRETRIZES PARA O MANEJO INICIAL DA NEUTROPENIA FEBRIL, APÓS QUIMIOTERAPIA, EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER.

  • A- A vancomicina é o glicopeptídeo de escolha para tratamento de infecções por gram-negativos. A administração por via intravenosa deve ser rápida de modo a evitar o extremo rubor que a infusão prolongada pode causar -a adm intravenosa deve ser por de no mínimo 1 hora, menos que isso aumenta probabilidade da síndrome do homem vermelho; muitos EA, não é o ATB de escolha pra GTA, neg.

    B - A claritromicina é o macrolídeo de escolha para tratamento de pneumonias por Pneumocystis jirovecii, pois é o único macrolídeo que não inibe a CYP3A4. a claritromicina é um FORTE inibidor enzimático desta CYP.

    C - Correta

    D - O fármaco de escolha é o ganciclovir

    E - esses antifúngicos não cobrem aspergilus

  • Nao sei o que faço, PIPE TAZO

    Não sei o que tem, MEROPENEM

  • A) Praticamente todos os microorganismos gram - são resistentes à vancomicina, além do mais, sua administração IV deve ser feita lentamente para se evitar a síndrome do homem vermelho.

    B) A claritromicina além de ser inibidor enzimático, o tratamento de pneumonias por Pneumocystis jirovecii deve ser feito com sulfametoxazol + trimetroprim.

    C) Gabarito

    D) Infecção por citomegalovírus, o ganciclovir é o antiviral de escolha.

    E) A terapia antifúngica de escolha para aspergilose é a anfotericina B.