SóProvas


ID
2643043
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A quimioterapia combinada é a base do tratamento de vários tipos de neoplasias e permite a administração das doses máximas toleradas, levando em consideração sinergismos e diferentes mecanismos de toxicidade e resistência. O farmacêutico precisa estar atento aos protocolos para a administração dos antineoplásicos nos dias corretos, através da via de administração correta, respeitando os intervalos de administração e terapias de suporte, de modo a garantir que os objetivos da quimioterapia combinada sejam atingidos. Assinale a alternativa que demonstra corretamente os cuidados de administração de antineoplásicos e suas justificativas.

Alternativas
Comentários
  • A ciclofosfamida é um agente alquilante que pode provocar cistite hemorrágica. Para reduzir o risco de tal toxicidade, recomenda-se vigorosa hidratação e o uso de mesna, que interage com acroleína, formando um composto atóxico.

  • A- A vincristina é um alcaloide da vinca, e a neurotoxicidade é um de seus principais efeitos adversos. Para reduzir o risco de tal toxicidade, a vincristina deve ser administrada em dias intercalados. - Vincristina é geralmente administrada de forma semanal. Menos que isso aumenta a possibilidade de toxicidade.

    B - O metotrexato é um análogo de ácido fólico, cuja principal toxicidade é a neurotoxicidade devido a sua estrutura altamente lipofílica, que permite a passagem pela barreira hematoencefálica. O ácido folínico pode ser usado para acelerar a eliminação de metotrexato.- Os principais efeitos tóxicos são: mucosite, mielossupressão, trombocitopenia ... O metotrexato tem baixa lipossolubilidade.

    C - A citarabina é um análogo da citidina, cujo intervalo ideal entre as doses é de 24 horas, de modo a manter as concentrações intracelulares de trifosfato de citarabina em níveis inibitórios por, pelo menos, um ciclo celular.- Análogo da Pirimidina

    D - A doxorrubicina é um antibiótico antraciclínico, e a toxicidade hepática é a sua principal toxicidade a longo prazo, requerendo monitoramento prévio ao início do tratamento e ao longo da vida, bem como o uso de dexrazoxano. - O primicopal efeito toxico da doxubicina é a cardiotoxicidade e mielosupressão.

    E - CORRETA