SóProvas


ID
2643142
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os jornais destinados às classes B, C e D integram um mercado caracterizado por um público que:

Alternativas
Comentários
  • letra b

    As publicações gratuitas e populares, segundo os respectivos editores, são destinadas às classes A, B, C e D. Teoricamente, no entanto, o público desses jornais seria classificado como “não-qualificado”, ou seja, não é o público formador de opinião, consumidor de alto padrão com acesso a bens e leitor assíduo de jornais e revistas nas diferentes plataformas.


    A imprensa popular ligada a grandes empresas de comunicação existe pela necessidade de ampliar o mercado de consumidores de jornais para um público que vive numa situação social, cultural e econômica diferente da do público das classes A e B. Os jornais assumem formas específicas, porque o que move essa imprensa é, antes de qualquer coisa, a sedução do público e não a credibilidade ou o prestígio." (AMARAL, 2006, p.20)


    Ao lado das publicações tipicamente populares, sobrevivem os jornais de referência (qualitypapers), normalmente ligados a grandes conglomerados de comunicação familiares e pioneiros no mercado editorial brasileiro. Eles continuam a servir como fonte de informação a um público predominantemente das classes A e B, sendo, portanto, destinados a parcelas minoritárias da população, que valorizam credibilidade, buscam profundidade na notícia, temas de maior abrangência, assim como a formação de opinião.


    fonte: Jornal Popular X Jornal Tradicional: Análise léxico-gramatical da notícia a partir da Linguística de Corpus

    fonte: http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/em_perspectiva_midia/2011/11/17/leitor-bom-e-leitor-consumidor.html