SóProvas


ID
2643562
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cada vez mais, a automação vem ganhando importância na operação de serviços. Como resultado da automação, operações são realizadas cada vez mais rapidamente, com maior confiabilidade e, principalmente, em níveis de qualidade cada vez mais altos. A automação é classificada em categorias. A categoria em que a operação pode ser adaptada rapidamente (até mesmo sem a intervenção do operador) para atender a demandas de baixo volume ou individuais é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Automação Fixa

    A automação fixa é utilizada quando o objetivo é produzir um grande volume de peças idênticas e sem possibilidade de customização, nesse tipo de automação os custos são muito baixos, porém a impossibilidade de readequar o equipamento para a produção de produtos diferenciados pode eventualmente tornar a mercadoria obsoleta, inviabilizando não apenas a comercialização do produto como também a funcionalidade de toda uma cadeia produtiva.

    Automação Programável

    Essa modalidade de automação está relacionada a baixos volumes de produção, o grande contraponto em relação a autonomia fixa é a possibilidade de readequação de maquinários e softwares, permitindo assim a customização de novos modelos de produção. Esse tipo de automação é empregado de maneira geral em produção de lotes diversificados de determinado produto.

    Automação Flexível

    Esse tipo de automação é um modelo híbrido da automação fixa e programável, utilizado em volumes de produção medianos, a automação flexível permite a confecção de diferentes produtos de maneira simultânea. O centro de controle da linha de produção que irá definir os estágios fixos ou programáveis durante as operações.

     

    GABARITO: C.

     

    FONTE: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/modalidades-de-automacao-industrial-robotica-existentes/53769

  • Então a resposta era pra ser B

  • Não pode ser a letra B, visto que para ser programável alguém tem que programar, e no enunciado está escrito (até mesmo sem a intervenção do operador). Pensei assim.

    Logo, gabarito C.

    vlwww

  • Automação Fixa

    Este tipo de automação é caracterizado pela rigidez da configuração do equipamento. Uma vez projetada uma determinada configuração de controle, não é possível alterá-la posteriormente sem realizar um novo projeto.

    As operações a realizar são em geral simples e a complexidade do sistema tem, sobretudo a ver com a integração de um elevado número de operações a realizar. Os aspectos típicos da automação fixa são:

    • Investimentos iniciais elevados em equipamentos específicos.

    • Elevadas taxas de produção.

    • Impossibilidade em geral de prever alterações nos produtos.

    Este tipo de automação justifica-se do ponto de vista econômico quando se pretende realizar uma elevada produção. Como exemplos de sistemas deste tipo, podemos citar as primeiras linhas de montagem de automóveis nos Estados Unidos.

     

    Automação Programável

    Neste caso, o equipamento é montado com a capacidade de se ajustar a alterações da seqüência de produção quando se pretende alterar o produto final. A seqüência de operações é controlada por um programa. Assim, para cada novo produto terá que ser realizado um novo programa. Os aspectos típicos da automação programável são:

    • Elevado investimento em equipamento genérico.

    • Taxas de produção inferiores à automação fixa.

    • Flexibilidade para alterações na configuração da produção.

    • Bastante apropriada para produção por lotes (“batch processing”).

    No final da produção de um lote, o sistema é reprogramado. Os elementos físicos envolvidos como, por exemplo, ferramentas de corte e parâmetros de trabalho das máquinas ferramentas, devem ser reajustados. O tempo despendido na produção de um lote deve incluir o tempo dedicado aos ajustamentos iniciais e o tempo de produção do lote propriamente dito.

     

    Automação Flexivel

    É uma extensão da automação programável. A definição exata desta forma de automação está ainda em evolução, pois os níveis de decisão que envolve podem neste momento incluir toda a organização geral da produção. Um sistema flexível de produção é capaz de produzir uma determinada variedade de produtos sem perda significativa de tempo de produção para ajustamentos entre tipos diferentes. Assim, o sistema pode produzir várias combinações de produtos sem necessidade de os organizar em lotes separados.

    Os aspectos típicos da automação flexível são:

    Elevados investimentos no sistema global.

    Produção contínua de misturas variáveis de produtos.

    Taxas de produção média.

    Flexibilidade de ajustamento às variações no tipo dos produtos.

    Os aspectos essenciais que distinguem a automação flexível da programável são:

    Capacidade de ajustamento dos programas a diferentes produtos sem perda de tempo de produção.

    Capacidade de ajustamento dos elementos físicos da produção sem perda de tempo de produção.

     

     

    http://tdssolucoes.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=73:tipos-de-automacao&catid=17

  • LETRA C

  • Os dois maiores comentários afirmaram que uma das características da proclamação flexivel é o nivel de produção mediano, só que na questão fala de demanda baixa.

    Vai entender!!!