SóProvas


ID
2644600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      O papel civilizador do Egito foi reconhecido logo na Antiguidade. As vias e os meios, as fases e os modos através dos quais os antigos Egípcios garantiram, ao longo de cerca de quatro milênios, a sua produção e reprodução sociais são amplamente descritos e comentados nas obras. Para além de ter fornecido ao Egito os homens e as culturas a partir dos quais este se tornou no florão na antiguidade, o espaço núbio-sudanês foi vital para o país dos faraós.

Babacar Sall. Estado das investigações acerca da antiguidade africana. In: Babacar Mbaye Diop e Doudou Dieng. A consciência histórica africana. Lisboa: Ramada; Luanda: Mulemba, 2014, p. 133 (com adaptações)

Considerando o texto anteriormente apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história da África na antiguidade, julgue o item seguinte.


A organização da agricultura, o desenvolvimento da escrita, a formação de um Estado unificado, a racionalização dos trabalhos de infraestrutura e a criação de sistemas cosmogônicos complexos são expressões consideradas relevantes na história do Egito Antigo.

Alternativas
Comentários
  • AQUELA RESPOSTA ÓBVIA, MAS VOCE TEM MEDO DE MARCAR, PORQUE A BANCA É A CESPE.

  • "Quais as principais formas de escrita desenvolvidas no Egito?

    A escrita do antigo Egito era organizada em forma de hieróglifos, mas existiam outras duas formas de escrita: escrita hierática (escrita em formato cursivo para fins comerciais) e a escrita demótica (mais simplificada e mais popular)."

    Fonte: http://salesianorn.com.br/dombosco/wp-content/uploads/2018/04/Dicas-do-Professor-Prova-6.pdf

  •  As cosmogéneses hermopolitana e menfita, organizadas em torno da existência e acção de uma ogdóade de deuses (quatro casais ou forças dinâmicas do mundo não criado), no primeiro caso, ou do deus Ptah, o deus egípcio que criou o mundo através do pensamento deliberado e do discurso executivo, no segundo, com modelos narrativos distintos entre si, apresentam, porém, uma concepção e uma descrição do mundo pré-cósmico e cósmico que ecoa, de alguma forma, no Génesis

    Fonte :https://periodicos.uff.br/helade/article/view/27867

  • A ESCRITA: Era feita com sinais que representavam imagens 

    É uma das escritas mais antigas do mundo: 

    Hieróglifos: usado nos textos sagrados  

    Hierático: usado em documentos oficiais  

    Demótico: a mais simples – uso cotidiano

  • A economia egípcia estava intimamente ligada a uma estrutura social de inspiração religiosa. Agricultura e pecuária eram complementadas pela pesca e pela caça. A economia egípcia era centralizada. O Estado era proprietário dos meios de produção, incluindo terras e instrumentos de trabalho. Os camponeses, organizados em comunidades, recebiam terras para o cultivo, pagando tributos em produtos e trabalho. 

  • EGITO ANTIGO

    ·        Rio nilo.

    ·        Cálculos precisos e escrita hieroglífica( símbolos), escrita hierática (escrita em formato cursivo para fins comerciais) e a escrita demótica (mais simplificada e mais popular)."

    ·        A escrita era muito importante para ascensão social.

    ·        Politeístas

    ·        O imperador era considero deus ( faraó)

    ·        Acreditavam em reencarnação e se mumificavam.

    ·        Foi extinguida com a expansão de Roma.

    ·        As pirâmides eram grandes túmulos dos faraós (acreditavam em vida após a morte, os faraós iriam ressuscitar. ).

    ·        Os trabalhos coletivos era a base de servidão.

    ·        A mulher tinha um papel de destaque na sociedade e praticamente os mesmo direitos dos homens, ocupavam muitos cargos de expressão.