SóProvas


ID
2644606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      O papel civilizador do Egito foi reconhecido logo na Antiguidade. As vias e os meios, as fases e os modos através dos quais os antigos Egípcios garantiram, ao longo de cerca de quatro milênios, a sua produção e reprodução sociais são amplamente descritos e comentados nas obras. Para além de ter fornecido ao Egito os homens e as culturas a partir dos quais este se tornou no florão na antiguidade, o espaço núbio-sudanês foi vital para o país dos faraós.

Babacar Sall. Estado das investigações acerca da antiguidade africana. In: Babacar Mbaye Diop e Doudou Dieng. A consciência histórica africana. Lisboa: Ramada; Luanda: Mulemba, 2014, p. 133 (com adaptações)

Considerando o texto anteriormente apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história da África na antiguidade, julgue o item seguinte.


O comércio exterior teve um papel relevante na política e na economia meroíta, pois o Estado de Kush foi um entreposto de grande importância para as rotas comerciais que se deslocavam entre o alto Nilo e o mar Vermelho.

Alternativas
Comentários
  • Depois de governarem o Egito por quase cem anos (25ª Dinastia Egípcia, 750-660 a.C.), os kushistas foram expulsos pelos assírios e retornaram ao seu país onde reorganizaram o reino de Kush, mais ao sul.

    O rei Aspelta (c.600-580 a.C.) mudou a capital para Méroe, mais ao sul de Napata. A escolha da nova capital pode ter sido determinada pelas densas florestas de Méroe, necessárias para fornecer combustível para os fornos de fundição de ferro. Além disso, a localização de Méroe permitia que as mercadorias fossem transportadas pelo mar Vermelho onde mercadores gregos, indianos e asiáticos viajavam extensivamente. Com isso, Kush se libertava da dependência do rio Nilo para o acesso ao comércio exterior. Méroe deu continuidade ao esplendor kushita estendendo-o por mais mil anos. Os reis meroítas conservaram alguns traços da cultura egípcia como os sepultamentos em pirâmides. Mas adotaram detalhes arquitetônicos e costumes próprios

    Obrigado por compartilhar. Lembre-se de citar a fonte: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/periodo-meroita/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues

  • A localização de Méroe permitia que as mercadorias fossem transportadas pelo mar Vermelho onde mercadores gregos, indianos e asiáticos viajavam extensivamente. Com isso, Kush se libertava da dependência do rio Nilo para o acesso ao comércio exterior.