SóProvas


ID
2644609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      O papel civilizador do Egito foi reconhecido logo na Antiguidade. As vias e os meios, as fases e os modos através dos quais os antigos Egípcios garantiram, ao longo de cerca de quatro milênios, a sua produção e reprodução sociais são amplamente descritos e comentados nas obras. Para além de ter fornecido ao Egito os homens e as culturas a partir dos quais este se tornou no florão na antiguidade, o espaço núbio-sudanês foi vital para o país dos faraós.

Babacar Sall. Estado das investigações acerca da antiguidade africana. In: Babacar Mbaye Diop e Doudou Dieng. A consciência histórica africana. Lisboa: Ramada; Luanda: Mulemba, 2014, p. 133 (com adaptações)

Considerando o texto anteriormente apresentado como referência inicial e os aspectos inerentes à história da África na antiguidade, julgue o item seguinte.


As abordagens da história da Núbia continuam ausentes dos livros didáticos de história utilizados nas escolas públicas, o que não representa um claro desacordo com as prescrições curriculares vigentes.

Alternativas
Comentários
  • Todos os livros de História trazem questões relativas a História da África, principalmente os livros do MEC e seus autores marxistas. Estes lutaram bastante para que a História do continente africano se fizesse presente nas salas de aulas das escolas públicas e privadas, em detrimento da História europeia, esta vista como preconceituosa.

  • Infelizmente, a "História da África" apesar de ser mais abordada nas escolas públicas atualmente, ainda, continua sendo ensinada superficialmente. O maior destaque dos livros de história é voltada para a História do Egito Antigo ainda, e por causa disso outros povos acabam sendo excluídos.

  • falam ... falam e não dizem nada

    gabarito errado

  • Núbia é a região situada no vale do rio Nilo que atualmente é partilhada pelo Egito e pelo Sudão. Na antiguidade, desenvolveu-se na mais antiga civilização da África, baseada na sociedade do Alto Egito.

  • pm al 2021

    errado

  • Hoje, é obrigatório o ensino sobre a história da África

  • O erro está em dizer que "o que não representa um claro desacordo com as prescrições curriculares vigentes".