SóProvas


ID
2644636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da história do período colonial e do período imperial do Brasil, julgue o item a seguir.


A luta dos escravizados pela liberdade ocorreu tanto pela fuga e formação de quilombos, que representaram uma alternativa concreta à ordem escravista, quanto pela negociação: os escravos reivindicaram momentos livres para se dedicar a seus afazeres, a sua cultura e religiosidade, e a suas famílias, recebendo eventuais concessões.

Alternativas
Comentários
  • Recebiam concessões?

  • tinha negociação ?

     

  • Também não entendi esse termo 'concessões'. Se alguém puder explicar.

  • Resposta: C

     

    Para escapar do trabalho forçado, os negros escravizados fugiam e se organizavam em quilombos. Ali viviam livres em comunidades que podiam abrigar desde poucas famílias a centenas de pessoas.

    O Quilombo mais emblemático durante o período colonial foi o Quilombo dos Palmares. Ali se concentrava um grande número de escravos fugidos que resistiram durante muito tempo às investidas militares portuguesas. Foi liderado por alguns anos por Zumbi dos Palmares que se tornaria um símbolo para o movimento negro.

    Da mesma forma, os cativos se reuniam nas irmandades como as de Nossa Senhora do Rosário ou de São Benedito, para se ajudarem em caso de doença e garantir um enterro digno.

    Podemos destacar a Sociedade dos Desvalidos de Salvador que funcionava como espaço de convivência e auxílio para os negros.

     

    https://www.todamateria.com.br/

     

  • CESPE fdp!
    Concessões??????????

  • Concessõesaqui,  têm a ideia de alforria... Cespe é Cespe kkkkk

  • Dicionário Houaiss:

    concessão

    Datação: sXV

     substantivo feminino

    1  consentimento, permissão, transigência

    Ex.: c. para importar bebidas estrangeiras

    2  ato ou efeito de ceder algo de sua opinião ou direito a outrem

    Ex.: fizeram c. mútuas e continuam a trabalhar juntos

     

    Nesta questão, "concessão" significa simplesmente que os escravos tiveram suas demandas por tempo livre atendidas pelos senhores. Muita gente procurando pelo em ovo.

  • Bom, fiz essa questão no curso do estratégia e o professor deu a seguinte expilcação. Os escravos eram caros, eram investimentos que valiam muitos réis,"produtos importados" e não podiam ser avariados assim tão facilmente! Qume prezava pelo dinheiro e lucros, não queria ver seu investimento fugindo, ou colocando veneno em suas sopas, negociavam e davam algumas horas livres, e se o escravo fosse dedicado e fiel por anos, ganhava a alforria. Segundo o professor, a gente assiste muito a rede bobo.

  • Anicca, por qual curso vc está estudando?

    Obrigada! :)

  • Esse é o tipo de questão no Cespe que ela da o gabarito que ela quiser, é melhor deixar em branco. 

  • Excelente a explicação da Annica.  Trata-se de algo que ninguém sabia... o senso comum pensa que um senhor jamais daria uma "folga" a um escravo. Mas, pelo jeito, dava. E havia boas razões para isso, nem tão humanitárias mas preventivas.

  • quando você vê um enunciado que tende ao equilíbrio, pode marcar. Zumbi mesmo fazia negociações de escravos e vendia em troca de vantagens, mantimentos pro quilombo dos palmares e assim vai. Ele certamente é uma figura super importante da história do Brasil, no entanto, não é essas almas caridosas todas não, é um grande líder estrategista disposto a qualquer coisa para manter o " reino " dele.

  • Eu entendi que quando a banca disse "recebendo eventuais concessões", quis dizer: recebendo eventual troca de favores e não alforria.

  • Essa foi sacanagem , sério mesmo! kkkkk

  • Marcaria errado um milhão de vezes.

  • Como é essa conversa ai?????? Mostre-me um livro de história onde os indios queriam LAZER ao invés de LIBERDADE. vtnc

  • Os índios queriam socego , até porque invadiram o territorio deles.
  • Existiam senhores e senhores... um cativo era um investimento caro, para alguns era melhor fazer algumas concessões.

  • Oi??????

  • Genta! Que pena nãna podera respondera individualmenta cada uma, queridas. Tena Cada COmentária aquina... Pela amora!

    Na verdade quando ele diz, "concessão" ele não esta querendo dizer alforria, esta querendo dizer favores mesmo. Favores como ter um tempo livre para trabalhar pra si e juntar o próprio dinheiro; gastar o próprio dinheiro adquirindo bens próprios; ganhando "vale Night" pra ir para os frevos dançar ao som do berimbau. Quando se está na condição de escravo tudo isso é extraordinário! São grandes favores, ou concessões, concedidos por seus donos.

    Vejam como é irônico: um proprietário permite que sua propriedade adquira outra propriedade. Ou ate mesmo o cumulo de vender a sua propriedade (o escravo) para sua própria propriedade (o mesmo escravo), ou seja o escravo se compra.

  • Enquanto a escravidão ainda era institucionalizada em nosso país, o negro escravizado, buscando a sua liberdade, empreendia fugas e formava quilombos, mas também engatava pequenas negociações com o seu senhor, como pedidos para ter momentos livres para se dedicar a seus afazeres, recebendo eventuais concessões.

    Resposta: Certo

  • Pessoal, essa questão é bem simples. No sistema ECONÔMICO E SOCIAL do PERÍODO COLONIAL, alguns livros trazem essa definição de que os escravizados tinham momentos livres para tratar de interesse particular, que nesse caso, era em forma de atividades voltadas a agricultura de subsistência.