a) heterogeneidade, espontaneidade, imediaticidade e superficialidade extensiva.
Neste sentido afirmamos que, não obstante a se considerar o cotidiano como uma mediação elementar entre o particular e o universal, pelas suas características, pela sua estrutura, ele limita as possibilidades de os homens se concentrarem inteiramente nas atividades que realizam, tendo em vista suas características: 1. heterogeneidade: as demandas do cotidiano são essencialmente diversas, o que exige do sujeito que oriente sua atenção total às mesmas. Dada a esta diversidade, a vida cotidiana ocupa integralmente a atenção dos sujeitos; 2. espontaneidade: é a “característica dominante da vida cotidiana” (Heller, 1989:29). Em razão desta característica, os sujeitos se apropriam de maneira espontânea (e naturalizada) dos costumes, dos modos e comportamentos da sociedade, donde sua capacidade de reproduzir as motivações particulares e as humano-genéricas. www.ts.ucr.ac.cr 5 3. imediaticidade: as ações desencadeadas na vida cotidiana tendem a responder, fundamentalmente, às demandas imediatas da reprodução social dos sujeitos; 4. superficialidade extensiva: considerando as características das demandas do cotidiano, os sujeitos acabam por encaminhá-las de maneira superficial, dado que a prioridade da vida cotidiana está em responder aos fenômenos na sua extensão e amplitude e não na sua intensividade, ou seja, o cotidiano dificulta o esforço intenso, concentrado e contínuo. Tais características adquirem particularidades no cotidiano profissional dos assistentes sociais.
C.M.SANTOS; S. BACKX; Y. GUERRA. A Dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.
Boa noite!
O horizonte do exercício profissional do assistente social é o cotidiano, que se caracteriza por sua heterogeneidade, superficialidade extensiva e imediaticidade. A funcionalidade histórico-social do Serviço Social vincula-se à organização “dos componentes heterogêneos da cotidianidade de grupos sociais determinados para ressituá-los no âmbito desta mesma estrutura do cotidiano” (NETTO, 2001, p. 96).
Para quem desejar aprofundar esse conhecimento sugiro a leiutra do trabalho de Coelho,(2008) - Imediaticidade na Prática Profissional do Assistente Social.
http://livros01.livrosgratis.com.br/cp108860.pdf