SóProvas


ID
2644849
Banca
COMPERVE
Órgão
SESAP-RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No debate sobre as dimensões da profissão de assistente social, um elemento a considerar é a questão do cotidiano, como uma das esferas da vida social. Ele apresenta características que ganham particularidades nas demandas do trabalho profissional do assistente social, as quais, em face de uma prática irrefletida, podem resultar em respostas profissionais rápidas, formais, meramente normativas, sem qualificação, dentre outras. São características do cotidiano:

Alternativas
Comentários
  • a) heterogeneidade, espontaneidade, imediaticidade e superficialidade extensiva.

    Neste sentido afirmamos que, não obstante a se considerar o cotidiano como uma mediação elementar entre o particular e o universal, pelas suas características, pela sua estrutura, ele limita as possibilidades de os homens se concentrarem inteiramente nas atividades que realizam, tendo em vista suas características: 1. heterogeneidade: as demandas do cotidiano são essencialmente diversas, o que exige do sujeito que oriente sua atenção total às mesmas. Dada a esta diversidade, a vida cotidiana ocupa integralmente a atenção dos sujeitos; 2. espontaneidade: é a “característica dominante da vida cotidiana” (Heller, 1989:29). Em razão desta característica, os sujeitos se apropriam de maneira espontânea (e naturalizada) dos costumes, dos modos e comportamentos da sociedade, donde sua capacidade de reproduzir as motivações particulares e as humano-genéricas. www.ts.ucr.ac.cr 5 3. imediaticidade: as ações desencadeadas na vida cotidiana tendem a responder, fundamentalmente, às demandas imediatas da reprodução social dos sujeitos; 4. superficialidade extensiva: considerando as características das demandas do cotidiano, os sujeitos acabam por encaminhá-las de maneira superficial, dado que a prioridade da vida cotidiana está em responder aos fenômenos na sua extensão e amplitude e não na sua intensividade, ou seja, o cotidiano dificulta o esforço intenso, concentrado e contínuo. Tais características adquirem particularidades no cotidiano profissional dos assistentes sociais.

     

     

    C.M.SANTOS; S. BACKX; Y. GUERRA. A Dimensão técnico-operativa no Serviço Social: desafios contemporâneos. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.

  • Boa noite!

     

    O horizonte do exercício profissional do assistente social é o cotidiano, que se caracteriza por sua heterogeneidade, superficialidade extensiva e imediaticidade. A funcionalidade histórico-social do Serviço Social vincula-se à organização “dos componentes heterogêneos da cotidianidade de grupos sociais determinados para ressituá-los no âmbito desta mesma estrutura do cotidiano” (NETTO, 2001, p. 96).

     

    Para quem desejar aprofundar  esse conhecimento sugiro a leiutra  do trabalho de Coelho,(2008) - Imediaticidade na Prática Profissional do Assistente Social.

     

    http://livros01.livrosgratis.com.br/cp108860.pdf