-
Ótima questão!
Gabarito E
Certamente, dependerá da natureza dos procedimentos adotados para obter a evidência.
As letras C e D se referem à confiabilidade da evidência, não à sua relevância (obtenção direta é mais confiável que as obtidas indiretamente, documentos originais são mais confiáveis que as fotocópias etc).
As letras A e B são ações desejáveis, mas não respondem à questão.
-
A evidência de auditoria é necessária para sustentar a opinião e o relatório do auditor. Ela é de natureza cumulativa e primariamente obtida a partir de procedimentos de auditoria executados durante o curso da auditoria.
A questão aborda aspecto específico da relevância de determinada evidência encontrada pela auditoria. Segundo a NBC TA 500(R1):
Relevância
A27.A relevância trata da ligação lógica ou influência sobre a finalidade do procedimento de auditoria e, quando apropriado, a afirmação em consideração. A relevância das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria pode ser afetada pela direção do teste. Por exemplo, se a finalidade de um procedimento de auditoria é testar para verificar se há superavaliação na existência ou valorização das contas a pagar, testar as contas a pagar registradas pode ser um procedimento de auditoria relevante. Por outro lado, para testar se há subavaliação na existência ou valorização das contas a pagar, testar as contas a pagar registradas não seria relevante, mas testar informações como desembolsos subsequentes, faturas não pagas, faturas de fornecedores e exceções apontadas nos relatórios de recebimento de mercadorias podem ser relevantes.
A28.Um dado conjunto de procedimentos de auditoria pode fornecer evidência relevante para certas afirmações, mas não para outras.
-
NBC TA 500 (R1) – EVIDÊNCIA DE AUDITORIA
A27. A relevância trata da ligação lógica ou influência sobre a finalidade do procedimento de auditoria e, quando apropriado, a afirmação em consideração. A relevância das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria pode ser afetada pela direção do teste. (E)
A31. A confiabilidade das informações a serem utilizadas como evidência de auditoria e, portanto, da própria auditoria, é influenciada pela sua fonte e sua natureza, e as circunstâncias nas quais são obtidas, incluindo os controles sobre sua elaboração e manutenção, quando relevante. [...] as seguintes generalizações sobre a confiabilidade da evidência de auditoria podem ser úteis:
a confiabilidade da evidência de auditoria é maior quando ela é obtida de fontes independentes fora da entidade;
a confiabilidade da evidência de auditoria gerada internamente é maior quando os controles relacionados, incluindo os controles sobre sua elaboração e manutenção, impostos pela entidade, são efetivos;
a evidência de auditoria obtida diretamente pelo auditor (por exemplo, a observação da aplicação de um controle) é mais confiável do que a evidência de auditoria obtida indiretamente ou por inferência (por exemplo, indagação a respeito da aplicação de controle);
a evidência de auditoria em forma de documentos, em papel, mídia eletrônica ou de outro tipo, é mais confiável do que a evidência obtida verbalmente (por exemplo, uma ata de reunião elaborada tempestivamente é mais confiável do que uma representação verbal subsequente dos assuntos discutidos);
a evidência de auditoria fornecida por documentos originais é mais confiável do que a evidência de auditoria fornecida por fotocópias ou fac-símiles ou por documentos que foram filmados, digitalizados ou transpostos de outra maneira para forma eletrônica, cuja confiabilidade pode depender dos controles sobre sua elaboração e manutenção.
Gab. E
-
objetividade, pelo sentido da palavra, faria com que o auditor priorizasse determinados aspectos considerados como relevantes.
Seria a melhor opção, já que a E é mais genérica. Porém carece de previsão normativa...
-
NBC TA 500 R1
A27
Questão falou em evidência, busca por procedimentos.
-
Na auditoria independente diz-se que a evidência deve ser adequada + suficiente. Outros normativos dissecam esses atributos em vários outros. O TCU, por exemplo, indica que:
A evidência deve ser:
Válida: legítima
Confiável: fonte confiável.
Relevante: relaciona-se aos critérios de auditoria e são pertinentes ao tema. Por exemplo: a contagem de numerário pelo auditor "de surpresa" ajuda a confirmar o saldo de caixa. É relevante. Por outro lado, a contagem de caixa com data e hora marcada não será relevante, pois permite a manipulação prévia dos valores pelos responsáveis. Assim, tem forte ligação com o procedimento executado e com o critério e com a afirmação que se pretende validar.
Suficiente: quantidade adequada.
Pertinente ao achado: refere-se ao tema relacionado achado.
-
Letra (e)
Uma evidencia será ou não relevante a depender da natureza dos testes realizados.
-
As evidências possuem dois atributos principais: a relevância e a confiabilidade.
A relevância demonstra o tanto que a evidência serve aos propósitos da auditoria. Ou seja, ela determina se a evidência é útil para que o auditor cumpra o objetivo da AFIN. A relevância da evidência depende dos procedimentos adotados para obter a evidência, isto é, o auditor escolhe os procedimentos de auditoria já pensando em que tipo de evidência espera obter.
Já a confiabilidade demonstra se a evidência é confiável ou não. Para isso, é importante que o auditor avalie se o sistema de controle interno é efetivo (pois a evidência será mais confiável), por exemplo. Além disso, a evidência obtida diretamente pelo auditor e que seja um documento original é mais confiável.
Em todos os casos, o auditor precisa obter e avaliar as evidências utilizando da sua objetividade.
Portanto:
a) Incorreta. A objetividade deve ser sempre usada. Tanto em relação à relevância quanto em relação à confiabilidade.
b) Incorreta. Não tem relação com a relevância, mas sim com a confiabilidade da evidência.
c) Incorreta. Não tem relação com a relevância, mas sim com a confiabilidade da evidência.
d) Incorreta. Não tem relação com a relevância, mas sim com a confiabilidade da evidência.
e) Correta. Define exatamente dos procedimentos
Gabarito: E