SóProvas


ID
264616
Banca
FGV
Órgão
TRE-PA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Administração Pública obedecerá aos seguintes princípios:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO LETRA A. DE ACORDO COM A CF/88:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, PUBLICIDADE e EFICIÊNCIA...( O FAMOSO LIMPE).


    LEGALIDADE => A Administração não pode agir contra a lei ou além da lei, somente pode atuar segundo a lei.

    IMPESSOALIDADE=> Este princípio possui dupla acepção: FINALIDADE da atuação administrativa, que deve sempre ser a satisfação do interesse público, e VEDAÇÃO A PROMOÇÃO PESSOAL do administrador público.

    MORALIDADE => A moral administrativa está ligada a idéia de probidade e boa-fé. A DOUTRINA enfatiza que a noção de moral administrativa não está vinculada às convicções íntimas do agente público( SUBJETIVAS) , mas sim à noção de atuação adequada e ética existente no GRUPO SOCIAL.

    PUBLICIDADE => Este princípio também possui dupla acepção, a saber: (I) PUBLICAÇÃO em órgão oficial como requisito de eficácia dos atos administrativos que devam produzir efeitos externos e dos atos que impliquem ônus para o patrmônio público, e (II) Exigência de TRANSPARÊNCIA da atuação administrativa.

    EFICIÊNCIA => Introduzido como princípio EXPRESSO da CF/88 pela EC nº 19/1998. Está vinculado à noção de ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL com ênfase no atingimento de RESULTADOS.

    Fonte: Direito Constitucional Descomplicado( V. Paulo e M. Alexandrino ed. Método 5ª edição)


    BONS ESTUDOS !

  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • pensei que esse tipo de questão nunca mais cairia em prova, ainda mais em um concurso de tribunal =D
  • Tema recorrente em concursos, segue um mapa mental para revisar os conceitos inerentes a questão. Clique no mapa para ampliar

     
  • E ai galera como vão? e os estudos? espero que estejam acertando tudo ai : D

    só pra ressaltar ai que entra o MACETE LIMPE, se lembram?


    L  egalidade
    I mpessoalidade
    M oralidade
    P ublicidade
    E ficiencia

    Até a proxima meus futuros campeões  : D um abraço
  • Eu acho que essa é a questão mais fácil de todo o Direito Administrativo brasileiro!
  • Direito Administrativo E Constitucional.
  • Essa é a famosa questão para não zerar a prova... O famoso LIMPE, nem acredito que alguma banca ainda utilize isso.
  • vejamos as alternativas:


    Alternativa A:o poder regulamentar, na verdade, é algo de muitas controvérsias quando o assunto é a possibilidade de edição de edição de regulamentos autônomos. Portanto, como tal poder deve, em regra, se ater aos limites da lei, para a definição de regulamentos que não criem direitos ou obrigações, apenas na excepcional – e controversa – exceção do art. 84, VI, da CRFB/88 se poderia pensar na edição de regulamentos autônomos, ou seja, não referenciados por lei. Portanto, alternativa errada.

    Alternativa B:errada, pois tanto as condutas a serem punidas quanto a própria natureza das sanções devem estar previamente estipuladas em lei, até como decorrência do princípio da tipicidade. Se assim não fosse, teríamos a restrição de direitos, com a aplicação de sanções, não amparada pó lei, o que feriria o princípio da legalidade, por óbvio.

    Alternativa C:errada, pois, se, de fato, a discricionariedade é comumente colocada como um atributo do poder de polícia, que geralmente é nesses termos exercidos. Mas isso não significa, naturalmente, que o administrador tenha ilimitada margem de opções, que seria incompatível com a própria legalidade.

    Alternativa D: correta!Afinal, a hierarquia se liga à própria organização administrativa, e é por meio dela que se observa como pode ser delegada ou avocada uma competência, por exemplo, o que permite o controle da administração pelos superiores etc. Assertiva perfeita.

  • questao assim nao cai nao minha prova 

  • A Famosa LIMPE !!!! 

  • ESSA QUESTÃO É SO PARA VC NAO TIRAR ZERO

  • ERAM SE OS  TEMPOS EM QUE SE TINHAM QUESTOES DO LIMPE NAS PROVAS DE CONCURSO AINDA MAIS NA ORDEM, DESCOBRIRAM O BIZU RSRSRSRS

  • LEGALIDADE

    IMPESSOALIDADE

    MORALIDADE

    PUBLICIDADE

    EFICIÊNCIA

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...)

    Art. 37, caput, CF/88

    GAB. D

  • Pessoal acha que concurso foi fácil em algum tempo. Todo concurso público, por mais complexo, tem uma questão relativamente simples para quem estudou alguma coisa.