SóProvas


ID
2646163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCM-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A mensuração do valor justo de um ativo já registrado relaciona-se

Alternativas
Comentários
  • O CPC 46, em seu Apêndice A, define valor justo como sendo o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração, portanto, representa um valor de saída.

    Assim, eliminamos a alternativa C, pois trata-se valor da NF representa um valor de entrada. Ademais, o valor justo mensurado em conformidade com as orientações do CPC 46 resultará no montante que se espera receber pela venda do ativo em condições normais.

    O FIPECAFI afirma que, nesse sentido, em geral, o preço de cotação num mercado ativo do item será a melhor evidência de valor justo.

    Com isso, eliminamos a alternativa E.

    A alternativa A também não está correta, pois o valor justo está relacionado ao ponto de vistas dos participantes do mercado e não da gestão da empresa.

    Sobre a assertiva D, ela também não está correta, pois como regra preço de transferência entre partes relacionadas não pode ser considerado valor justo, somente se for comprovado que a operação foi realizada em condições do mercado.

    Portanto, nosso gabarito é a assertiva “B”, porque o CPC 46 afirma que ser uma mensuração baseada em mercado, o valor justo é mensurado utilizando-se as premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou o passivo, incluindo premissas sobre risco.

    Como resultado, a intenção da entidade de manter um ativo ou de liquidar ou, de outro modo, satisfazer um passivo não é relevante ao mensurar o valor justo.

  • GAB:B

     CPC 46---->

    Quando o preço para um ativo ou passivo idêntico não é observável, a entidade mensura o valor justo utilizando outra técnica de avaliação que maximiza o uso de dados observáveis relevantes e minimiza o uso de dados não observáveis. Por ser uma mensuração baseada em mercado, o valor justo é mensurado utilizando-se as premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou o passivo, incluindo premissas sobre risco.
     

     

    pagina 2--> http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=78

  • Fiz da mesma forma que o Tiago RFB, por eliminação. Difícil alguém marcar isso aí convicto. Estas bancas inventam cada coisa...

  • É verdade amigo REI! Valeu, Thiago!

  • Ao mensurar o valor justo de um item a entidade deve utilizar diversas informações de entrada (inputs). Informações podem ser observáveis ou não observáveis.

    Por ser uma mensuração baseada em mercado, o valor justo é mensurado utilizando-se as premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou o passivo, incluindo premissas sobre risco. Como resultado, a intenção da entidade de manter um ativo ou de liquidar ou, de outro modo, satisfazer um passivo não é relevante ao mensurar o valor justo.

    Premissas que seriam utilizadas por participantes do mercado ao precificar o ativo ou o passivo, incluindo premissas sobre risco, como, por exemplo:

    (a) risco inerente a uma técnica de avaliação específica utilizada para mensurar o valor justo (por exemplo, um modelo de precificação); e

    (b) risco inerente às informações da técnica de avaliação.

    Com isso, correta a alternativa B.

  • Letra (b)

    CPC 46

    3.Quando o preço para um ativo ou passivo idêntico não é observável, a entidade mensura o valor justo utilizando outra técnica de avaliação que maximiza o uso de dados observáveis relevantes e minimiza o uso de dados não observáveis. Por ser uma mensuração baseada em mercado, o valor justo é mensurado utilizando-se as premissas que os participantes do mercado utilizariam ao precificar o ativo ou o passivo, incluindo premissas sobre risco. Como resultado, a intenção da entidade de manter um ativo ou de liquidar ou, de outro modo, satisfazer um passivo não é relevante ao mensurar o valor justo.

    4.A definição de valor justo se concentra em ativos e passivos porque eles são o objeto primário da mensuração contábil. Além disso, este Pronunciamento deve ser aplicado aos instrumentos patrimoniais próprios da entidade mensurados ao valor justo

  • CUSTO CORRENTE x VALOR REALIZÁVEL x VALOR JUSTO

    Custo corrente: Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentesde caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis. EM SUMA, é valor do estoque na data das demonstrações contábeis, VALOR PELO QUAL SE PAGARIA PELA MATERIA PRIMA NA DATA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEÍS.

    Ex.: supondo que você produz veículos, você precisa comprar materia prima e o compra ao longo do exercício social, ao final deste você deve registrar o valor dessas materias primas para mensurar o valor do seu estoque. Isso será feito por basicamente 2 critérios: custo ou mercado, dos dois o menor.

    Valor realizável: Os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correntes obrigações no curso normal das operações da entidade. VALOR ESPECÍFICO PARA A ENTIDADE.

    Ex.: supondo que você agora seja uma concessionária de veículos, inclusive a única da sua cidade. Você precisará praticar o preço de mercado que é utilizado em outras cidades? Não, pois você é um monopólio naquela cidade, em razão disso pode ofertar preços acima do preço do mercado.

    Valor justo: é o valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos.

    Ex.: uma pessoa quer comprar algo, procura alguém que tenha esse algo e tenha também interesse na venda, fecham um negócio naturalmente, sem influências um sobre o outro.

    Fonte: Professor Gabriel Rabelo (Estratégia Concursos). Descrevi uma video aula dele.

  • O valor justo tem três abordagens pra estimativa: do mercado, do custo e da receita. A alternativa B vai bem de encontro à estimativa de mercado

  • Essa contabilidade é inacabável