SóProvas


ID
2646289
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCM-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com o COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission), o controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade. O componente de controle interno em que se avaliam e se comunicam as deficiências no controle interno aos responsáveis por tomar ações corretivas, inclusive a estrutura de governança e alta administração, é designado

Alternativas
Comentários
  • alguem sabe explicar essa questão??????

  • COSO I - AMAVATI COMO

    Ambiente de controle

    Avaliação de riscos

    Atividades de controle

    comunicação e informação

    monitoramento

  • O alcance e a freqüência das avaliações independentes dependerá basicamente de uma avaliação dos riscos e da eficácia dos procedimentos contínuos de monitoramento. As deficiências no gerenciamento de riscos corporativos são relatadas aos superiores, sendo as questões mais graves relatadas ao Conselho de administração e à diretoria executiva.

     

    Fonte: https://www.coso.org/Documents/COSO-ERM-Executive-Summary-Portuguese.pdf

  • O COSO é entidade do setor privado, sem fins lucrativos, que, em linhas gerais, destina suas atividades ao aperfeiçoamento da qualidade dos relatórios financeiros das organizações.


    Em 1992, publicou um estudo relevante intitulado - "Controles Internos - Estrutura Integrada" (COSO I). Desde então, a estrutura desse estudo vem sendo aplicada por diversas organizações.


    O COSO I define o conceito de controle interno como: Processo conduzido pelo conselho de administração, diretoria e POR TODO PESSOAL da Organização.


    Não obstante, o COSO I é subdividido em 5 componentes:


    -> ambiente de controle

    -> avaliação de riscos;

    -> atividades ou procedimentos de controle;

    -> informação e comunicação;

    -> monitoração ou monitoramento.


    Sistematizando a resposta da questão:


    Controle Interno é estrutura inerente aos 5 componentes (está presente em toda a organização). Tem a função de garantir segurança razoável de que os objetivos da Organização serão alcançados. Componente de monitoramento (5º): Processo que avalia a qualidade dos controles internos ao longo do tempo. Relação entre e o componente de Monitoramento e a Auditoria Interna: O monitoramento engloba a atividade de AUDITORIA interna da Organização (que não se confunde com o Controle Interno "dever de todos"). A Auditoria Interna detém a função de avaliar as diferentes partes do controle interno e relatar suas deficiências e fraquezas à Administração, com recomendações de melhorias.


    Bons estudos.


  • Os componentes do COSO I são:


    > ambiente de controle

    -> avaliação de riscos;

    -> atividades de controle;

    -> informação e comunicação;

    -> monitoramento.


    A questão afirma que "O componente de controle interno em que se avaliam e se comunicam as deficiências no controle interno aos responsáveis por tomar ações corretivas" e solicita a identificação do componente.


    A avaliação das deficiências no controle interno são realizadas no componente monitoramento, que verifica se o controle está funcionando perfeitamente e é eficaz.


    Desse modo, gabarito letra E.


  • e) Atividades de monitoramento:

     

    16. A organização seleciona, desenvolve e realiza avaliações contínuas e/ou independentes para se certificar da presença e do funcionamento dos componentes do controle interno.

     

    17. A organização avalia e comunica deficiências no controle interno em tempo hábil aos responsáveis por tomar ações corretivas, inclusive a estrutura de governança e alta administração, conforme aplicável.


  • Os componentes do COSO I são:

    ambiente de controle

    avaliação de riscos;

    atividades de controle;

    informação e comunicação;

    monitoramento.

    O componente de controle interno em que se avaliam e se comunicam as deficiências no controle interno aos responsáveis por tomar ações corretivas, inclusive a estrutura de governança e alta administração, é designado MONITORAMENTO.

  • Informações e Comunicações - coleta e compartilhamento de informações necessárias para conduzir, gerenciar e controlar suas operações;

     

    Monitoramento - mecanismos de acompanhamento dos controles internos pela gestão das atividades, mudanças externas ao processo, avaliação contínua do desempenho do sistema de controles, questionários de autoavaliação;

     

    O componente de controle interno em que se avaliam e se comunicam as deficiências no controle interno aos responsáveis por tomar ações corretivas, inclusive a estrutura de governança e alta administração, é designado Monitoramento.

     

     

  • a questão afirma que "O componente de controle interno em que se avaliam e se comunicam as deficiências no controle interno aos responsáveis por tomar ações corretivas" e solicita a identificação do componente. A avaliação das deficiências no controle interno é realizada no componente monitoramento, que verifica se o controle está funcionando perfeitamente e é eficaz.

              Portanto, correta a letra E.

    Gabarito: alternativa E.

  • Fala pessoal! Beleza? Prof. Jetro Coutinho na área mais uma vez!

    Esta questão cobra o entendimento sobre o COSO, chamado em alguns editais de Controle Interno. O COSO é um referencial sobre como o sistema de controle interno em uma organização deve ser. Ele estabelece diversas diretrizes para que a organização se proteja em relação aos riscos que está correndo. Por isso, sempre recomendo que o aluno estude primeiro Governança, depois Gestão de Riscos e, só então, o COSO. Essa ordem facilita em muito o entendimento.

    A primeira versão do COSO, cobrada nesta questão, tem cinco componentes e, DE LONGE, os componentes mais cobrados são: ambiente de controle, atividades de controle e atividades de monitoramento. Portanto, sabendo bem estes três componentes, você já estará preparado para a grande maioria das questões do COSO.

    Mas vamos dar uma olhada em todos os componentes do COSO:

    Ambiente de Controle: Ética, integridade, cultura organizacional, retenção de talentos , etc. São os fatores intangíveis que conduzem o controle interno por toda a organização. Tem impacto pervasivo no sistema de controle interno

    -  Avaliação de Riscos: Processo para identificar e avaliar os riscos. Riscos devem ser reduzidos a níveis aceitáveis (que a organização tolera). Como o risco depende do objetivo, este componente necessita que a administração tenha estabelecido objetivos e que estes objetivos estejam adequados à organização.

    Atividades de Controle: São políticas e procedimentos para reduzir os riscos, como controles preventivos, detectivos e as ações corretivas. Exemplos: Segregação de funções, revisões da alta direção, indicadores de desempenho. No âmbito da TI, são considerados dois tipos de controles: os controles gerais (aplicados a todos os sistemas) e os controles de aplicativo (aplicados a um sistema individualmente).

    Informação e Comunicação: A organização proporciona, compartilha e obtém as informações necessárias para a realização de seus objetivos. Além disso, deve receber informações externas e fornecer informações que atendam as expectativas das partes interessadas.

    Atividades de Monitoramento; Servem para certificar a presença e o funcionamento dos controles internos e para tomar ações corretivas pra melhorar o sistema . Geralmente são feitas por auto avaliação. São realizadas por avaliações contínuas (mais eficazes, pois dão informações mais oportunas e tempestivas, por meio de reuniões, seminários, atuação dos gerentes e da auditoria, etc) ou por avaliações independentes (que podem, inclusive, avaliar se as avaliações contínuas estão dando resultado ou não). Pode ser feita mesmo que haja procedimentos informais ou não documentados . As deficiências devem ser comunicadas por canais normais (deficiências rotineiras) ou em canais alternativos (informações sensíveis, como atos ilegais ou impróprios).

    Ou seja, falou em “ações corretivas" falou em “atividades de monitoramento". Estas ações precisam ser comunicadas a alta administração e a governança, por meio de canais normais ou canais alternativos.

    Portanto, gabarito: E. 
  • Só pra constar que no Coso II temos 8 componentes

    Ambiente Interno

    Fixação de objetivos

    Identificação de eventos

    Avaliação de Riscos

    Resposta aos Riscos

    Atividade de Controle

    Informação e Comunicação

    Monitoramento

    Bons estudos e não desista! O pouco de cada dia se transformará naquilo que você almeja.

  • Gab. E

    Para quem ficou na dúvida entre a D e E

    Atividades de monitoramento

    1. A organização seleciona, desenvolve e realiza avaliações contínuas e/ou independentes para se certificar da presença e do funcionamento dos componentes do controle interno.
    2. A organização avalia e comunica deficiências no controle interno em tempo hábil aos responsáveis por tomar ações corretivas, inclusive a estrutura de governança e alta administração, conforme aplicável.

    Informação e comunicação

    1. A organização obtém ou gera e utiliza informações significativas e de qualidade para apoiar o funcionamento do controle interno.
    2. A organização transmite internamente as informações necessárias para apoiar o funcionamento do controle interno, inclusive os objetivos e responsabilidades pelo controle.
    3. A organização comunica-se com os públicos externos sobre assuntos que afetam o funcionamento do controle interno.

    Fonte: O COSO Controle Interno – Estrutura Integrada (2013)

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna / COSO I

    Componentes do controle interno 

    O controle interno consiste em cinco componentes integrados. 

    1) Ambiente de controle 

    • O ambiente de controle é um conjunto de normas, processos e estruturas que fornece a base para a condução do controle interno por toda a organização.
    • O ambiente de controle abrange a integridade e os valores éticos da organização; os parâmetros que permitem à estrutura de governança cumprir com suas responsabilidades de supervisionar a governança;  a  estrutura  organizacional  e  a  delegação  de  autoridade  e  responsabilidade;  o processo  de  atrair,  desenvolver  e  reter  talentos  competentes;  e  o  rigor  em  torno  de  medidas, incentivos  e  recompensas  por  performance. 

    2) Avaliação de riscos 

    • Toda  entidade  enfrenta  vários  riscos  de  origem  tanto  interna  quanto  externa.  Define-se  risco como a possibilidade de que um evento ocorra e afete adversamente a realização dos objetivos. 
    • A avaliação de riscos envolve um processo dinâmico e iterativo para identificar e avaliar os riscos à realização dos objetivos.  

    3) Atividades de controle 

    • Atividades  de  controle  são  ações  estabelecidas  por  meio  de  políticas  e  procedimentos  que ajudam a garantir o cumprimento das diretrizes determinadas pela administração para mitigar os riscos à realização dos objetivos.
    • Podem ter natureza preventiva ou de detecção e abranger uma série de atividades manuais e automáticas, como autorizações e aprovações, verificações, reconciliações e revisões de  desempenho  do  negócio. 

    4) Informação e comunicação 

    • A administração obtém ou gera e utiliza informações importantes e de qualidade, originadas tanto de fontes internas quanto externas, a fim de apoiar o funcionamento de outros componentes do controle interno. A comunicação é o processo contínuo e iterativo de proporcionar, compartilhar e obter as informações necessárias. A comunicação interna é o meio pelo qual as informações são transmitidas para a organização, fluindo em todas as direções da entidade. 
    • A  comunicação  externa  apresenta duas vertentes: permite o recebimento, pela organização, de informações externas significativas, e proporciona informações a partes externas em resposta a requisitos e expectativas. 

    5) Atividades de monitoramento 

    • Uma organização utiliza avaliações contínuas, independentes, ou uma combinação das duas, para se certificar da presença e do funcionamento de cada um dos cinco componentes de controle interno,  inclusive  a  eficácia  dos  controles  nos  princípios  relativos  a  cada  componente. 
    • Os resultados são avaliados  em  relação  a  critérios  estabelecidos  pelas  autoridades  normativas,  órgãos normatizadores reconhecidos ou pela administração e a estrutura de governança, sendo que as deficiências são comunicadas à estrutura de governança e administração, conforme aplicável.