SóProvas


ID
2646652
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Após a concepção do Consenso de Washington, ficou claro que a administração pública teria que passar por uma profunda transformação, tornando-se uma administração menos burocrática e mais gerencial. O movimento gerencialista pode ser entendido a partir de três grandes abordagens. Sobre isso, analise as assertivas a seguir:

I. O New Public Management (Nova Gestão Pública) é um movimento de orientação americano, disseminado em vários países por meio do livro de Ted Gaebler e David Osborne, “Reinventando o governo”, preconizando a adoção de políticas de gestão que levam à concretização de um “governo empreendedor”.
II. O New Public Administration (Nova Administração Pública) possui orientação mais liberal, nos moldes adotados pela Inglaterra durante o governo da Primeira Ministra Margareth Thatcher, em 1979, foi detalhada por Ferlie et al. (1997), que apresentaram as ideias, críticas e pressupostos teóricos do gerencialismo aplicado aos serviços públicos britânicos.
III. Managerialism é uma vertente de tradição inglesa que gerou, na reforma do setor público da Inglaterra, três visões diferentes das abordagens gerencialistas: o modelo gerencial puro, o consumeirism e o public servisse orientation.
IV. O Public Service Orientation tem como uma de suas ideias-chave a conjugação entre a accountability e o binômio justiça/equidade.

Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • I. O New Public Management (Nova Gestão Pública) é um movimento de orientação americano, disseminado em vários países por meio do livro de Ted Gaebler e David Osborne, “Reinventando o governo”, preconizando a adoção de políticas de gestão que levam à concretização de um “governo empreendedor”. (errado, não foi disseminado por esse livro)

    II. O New Public Administration (Nova Administração Pública) possui orientação mais liberal, nos moldes adotados pela Inglaterra durante o governo da Primeira Ministra Margareth Thatcher, em 1979, foi detalhada por Ferlie et al. (1997), que apresentaram as ideias, críticas e pressupostos teóricos do gerencialismo aplicado aos serviços públicos britânicos. (errado, nada a ver)

    III. Managerialism é uma vertente de tradição inglesa que gerou, na reforma do setor público da Inglaterra, três visões diferentes das abordagens gerencialistas: o modelo gerencial puro, o consumeirism e o public servisse orientation. (errado porque managerialism é o gerencial puro)

    IV. O Public Service Orientation tem como uma de suas ideias-chave a conjugação entre a accountability e o binômio justiça/equidade. (errado porque não considerou o cidadão)

     

    PESSOAL, se falei besteira manda uma msg.

  • Alguma bibliografia específica de onde a banca tirou esses conceitos?

  • INCORRETAS: I, II e III. 

    Questão SEM GABARITO!

    ERROS:

    I - New Public Management (Nova Gestão Pública)

    I - A primeira abordagem, a New Public Administration, (A Nova Administração Pública), é um movimento de orientação americana disseminado em vários países através do livro de Ted Gaebler e David Osborne, Reinventando o governo, preconizando a adoção de políticas de gestão que levam à concretização de um “governo empreendedor” (OSBORNE E GAEBLER, 1994).

    II - O New Public Administration (Nova Administração Pública)

    II - A segunda abordagem, o New Public Management (NPM) foi detalhada por Ferlie et alii (1997) que apresentaram as idéias, críticas e pressupostos teóricos do gerencialismo aplicado aos serviços públicos britânicos. O NPM ou A Nova Gestão Pública foi disseminada a partir das reformas administrativas realizadas durante as décadas de 70 e 80 no Reino Unido e, posteriormente, trazida para o Brasil nos anos 90. Esta nova gestão pública caracteriza-se por ser um tipo de gerencialismo de corte liberal, utilizada pela Primeira Ministra Margareth Thatcher para a redução de custos, busca de eficiência, combate ao empreguismo e corrupção existentes na administração pública (JENKIS, 1998)

    III - Managerialism é uma vertente de tradição inglesa que gerou, na reforma do setor público da Inglaterra, TRÊS VISÕES DIFERENTES das abordagens gerencialistas: o modelo gerencial puro, o consumeirism e o public servisse orientation.

    III - A terceira abordagem gerencialista, caracterizada por Abrúcio (1997) como o managerialism aplicado ao governo, possui três VISÕES DE ACORDO com a tradição inglesa: (1) o modelo gerencial puro, voltado para diminuir custos é representado pela política de fazer mais com menos; (2) o consumeirism, que se caracteriza pela adoção de programas de qualidade total e satisfação de seus consumidores segundo uma lógica de racionalidade privada; e (3) o public service orientation, que se constitui ainda, uma vertente muito recente que necessita de maior

    IV - O Public Service Orientation tem como uma de suas idéias chave a conjugação entre a accountability e o binômio justiça/equidade. (CORRETA)

    Fonte: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt05-1408_int.pdf (Página 2 )

    Fonte: http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-apsb-1864.pdf  ( Página 7)

  • Gabarito da questão: Letra B.

  • Que questão bizarra, ainda escreve "servisse" em vez de "service".

  • III. Managerialism é uma vertente de tradição inglesa que gerou, na reforma do setor público da Inglaterra, três visões diferentes das abordagens gerencialistas: o modelo gerencial puro, o consumeirism e o public servisse orientation. (considerar que o managerialism foi o inicial  , seria desdobrado posteriormente em puro, o consumeirism e PSO -Quando resolvermos questões mal formuladas temos que verificar a " menos errada" ..

    IV. O Public Service Orientation tem como uma de suas ideias-chave a conjugação entre a accountability e o binômio justiça/equidade.( princípios :Equidade, Justiça , Transparência, Accontability, participação popular- a questão diz "TEM COMO UMA DE SUAS ")

  • Galera , o managerialism pode se referir ao "gerencialismo de modo geral".  

    Quando a ideia surge , ela surge sobre a denominação de managerialism. (não é que o gerencialismo SURGIU explicitamente como gerencialismo puro , ele surge como "gerencialismo" , e esse lance de gerencialismo puro é apenas uma distinção que se fez sobre as três orientações que o MANAGERIALISM (a filosofia gerencial) sofreu durante evolução NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA)

     

    Lembremos que o gerencialismo é BEM MAIS ANTIGO que o gerencialismo puro , o gerencialismo é uma filosofia de gestão que nasceu na iniciativa PRIVADA. Já existia managerialism bem antes de quando Margert Tatcther implementou o modelo gerencial na esfera pública. Acredito que chamar gerencialismo puro de managerialism seja um pouco insipiente , mas deve-se ao fato de que nesta fase o que ocorreu foi a transfusão das práticas da iniciativa privada (do managerialism privado) para a máquina pública , como uma tentativa de tornar o Estado mais eficiente!

     

     

     

  • GABARITO: B


    ERRADO. I. O New Public Management (Nova Gestão Pública) é um movimento de orientação americano, disseminado em vários países por meio do livro de Ted Gaebler e David Osborne, “Reinventando o governo”, preconizando a adoção de políticas de gestão que levam à concretização de um “governo empreendedor”.

     

    - New Public Management, (A Nova Gestão Pública) de orientação mais liberal, nos moldes adotados pela Inglaterra durante o governo da Primeira Ministra Margareth Thatcher, em 1979; 
    New Public Management (NPM) foi detalhada por Ferlie et alii (1997) que apresentaram as idéias, críticas e pressupostos teóricos do gerencialismo aplicado aos serviços públicos britânicos. 

     


    ERRADO. II. O New Public Administration (Nova Administração Pública) possui orientação mais liberal, nos moldes adotados pela Inglaterra durante o governo da Primeira Ministra Margareth Thatcher, em 1979, foi detalhada por Ferlie et al. (1997), que apresentaram as ideias, críticas e pressupostos teóricos do gerencialismo aplicado aos serviços públicos britânicos.

     

    - New Public Administration, (A Nova Administração Pública) de orientação Americana, adotada e popularizada durante o governo de Ronald Reagan nos Estados Unidos em 1980; 
    A New Public Administration, (A Nova Administração Pública), é um movimento de orientação americana disseminado em vários países através do livro de Ted Gaebler e David Osborne, Reinventando o governo, preconizando a adoção de políticas de gestão que levam à concretização de um “governo empreendedor”.

     


    CERTO. III. Managerialism é uma vertente de tradição inglesa que gerou, na reforma do setor público da Inglaterra, três visões diferentes das abordagens gerencialistas: o modelo gerencial puro, o consumeirism e o public servisse orientation.

     

    - Managerialism, vertente de tradição inglesa que gerou, na reforma do setor público da Inglaterra, três visões diferentes das abordagens gerencialistas: o modelo puro, o consumeirismo e o public service orientation. 

     


    CERTO. IV. O Public Service Orientation tem como uma de suas ideias-chave a conjugação entre a accountability e o binômio justiça/equidade.

     

    - Uma das ideias chave do Public Service Orientation é “a conjugação entre a accountability e o binômio justiça/equidade. 

     

    Fonte:

    ( http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt05-1408_int.pdf )

    ( http://www.anpad.org.br/enanpad/2006/dwn/enanpad2006-apsb-1864.pdf )

  • Possível biografia : Administração Pública, Augustinho Paludo.

    Lá ele aborda esse tema de forma bem didática e simples !

  • Aí me pergunto o que dá na cabeça de um elabadorador de uma prova dessa pra trocar dois nome em inglês.

    Deve pensar que a prova é feita para brincar de pegadinhas e não examinar os conhecimentos dos candidatos.

  • Questão bem estilo Fundatec. Gigantesca e troca só duas palavras entre as alternativas. Boa para pegar o candidato que já está a 3 horas fazendo a prova e cai numa belezinha dessas, rsrs.

  • Gabarito: letra B

    O enunciado pergunta quais estão INCORRETAS?

    Vamos ver item por item:

    I. O New Public Management (Nova Gestão Pública) é um movimento de orientação americano, disseminado em vários países por meio do livro de Ted Gaebler e David Osborne, “Reinventando o governo”, preconizando a adoção de políticas de gestão que levam à concretização de um “governo empreendedor”.

    Errado. Questão capciosa, que abordou uma classificação incomum de ser cobrada em prova.

    Segundo Fadul e Souza (2006, p. 6), de uma forma geral, o movimento gerencialista pode ser entendido a partir de três grandes abordagens:

    • (1) a New Public Administration (A Nova Administração Pública), de orientação Americana, adotada e popularizada durante o governo de Ronald Reagan nos Estados Unidos em 1980;
    • (2) a New Public Management (A Nova Gestão Pública), de orientação mais liberal, nos moldes adotados pela Inglaterra durante o governo da Primeira Ministra Margareth Thatcher, em 1979;
    • (3) o Managerialism, vertente de tradição inglesa que gerou, na reforma do setor público da Inglaterra, três visões diferentes das abordagens gerencialistas: o modelo puro, o consumeirismo e o public service orientation.

    Na realidade, o item refere-se à primeira abordagem, a New Public Administration, (A Nova Administração Pública): movimento de orientação Americana disseminado em vários países através do livro de Ted Gaebler e David Osborne, “Reinventando o governo” (governo empreendedor).

    ---------------------------------------------------------------------------------------

    II. O New Public Administration (Nova Administração Pública) possui orientação mais liberal, nos moldes adotados pela Inglaterra durante o governo da Primeira Ministra Margareth Thatcher, em 1979, foi detalhada por Ferlie et al. (1997), que apresentaram as ideias, críticas e pressupostos teóricos do gerencialismo aplicado aos serviços públicos britânicos.

    Errado. Refere-se à New Public Management (A Nova Gestão Pública).

    ---------------------------------------------------------------------------------------

    III. Managerialism é uma vertente de tradição inglesa que gerou, na reforma do setor público da Inglaterra, três visões diferentes das abordagens gerencialistas: o modelo gerencial puro, o consumeirism e o public servisse orientation.

    Correto. Exatamente como vimos acima no ponto (3).

    ---------------------------------------------------------------------------------------

    IV. O Public Service Orientation tem como uma de suas ideias-chave a conjugação entre a accountability e o binômio justiça/equidade. 

    Correto. Exatamente! O Public Service Orientation (PSO) agregou princípios mais ligados à cidadania: accountability e equidade, etc. buscando superar a ideia de que a Administração Pública deve tratar os administrados somente como clientes.

    Fonte: TEC