SóProvas


ID
2647375
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um grupo de 30 parlamentares, sendo 15 do partido XY, 10 do partido AX e 5 do partido BX, deseja criar uma comissão de 3 componentes para estudar a viabilidade técnica de um novo projeto de mobilidade urbana. Quantas comissões podem ser criadas com exatamente um componente de cada partido?

Alternativas
Comentários
  • 15x10x5/3!

    A ordem nao importa.

  • NAO SEI FAZER

  • Fiz:

    C15,1 . C10,1 . C5,1. Resultado? 750.

    .

    Realmente não entendi o porquê de dividir por 3!.

  • esse gabarto ta errado

     

    o certo é 

    C 15;1

    C 10;1

    C5;1

    15x10x5= 750

    mesmo dvdndo não da letra C

    sera 250 e não tem opcçao

  • Gabarito ERRADO! Não tem que dividir por 3! coisa nenhuma.

    15,1; =15

    10,1; =10

    5,1=5

    Portanto, 15x10x5=750

  • Se esse gabarito estiver certo,eu não sei mais fazer analise combinatoria......

    "so Deus na causa"

  • Essa prova da Fundatec foi o horror. Todas as questões de RL apresentam erros absurdos. Se não me engano, tem uma de Lógica de Argumentação com três respostas certas!

  • 3/15 x 2/10 x 1/5= 6/750 simplificando= 1/125

  • GAB "E"

     

    C15,1 C10,1 C5,1

     

    XY      AX    BX

    ___ x ___x___     tem 15 possibilidade para o primeiro grupo (XY)

     15      10      5              10 possibilidade para o segundo grupo (AX)

         150x5                         5 possibilidade para o segundo grupo (BX)

           750

     

     

     

         

  • O Gabarito não deveria ser "E"? Parece claro que se trata de regra do produto. Combinações independentes e sucessivas.

    Pode ser qualquer um de qualquer um dos partidos, em qualquer uma das três posições. 

    Logo: 15 opções do partido XY x 10 opções do partido AX x 5 opções do partido BX = 750 combinações

  • pessoal o gabarito deveria ser 750!!

     

  • Pessoal, se possível indique a questão para comentário.

     

  • Eu sei que escrever isso aqui não vai ajudar em nada,mas não canso de dizer que ODEIO A FUNDATEC, sempre com questoes sem noção ¬¬

  • 15x10x5/3!=125

  • P torezani, veja que a questão perguntou : Quantas comissões podem ser criadas com exatamente um componente de cada partido?  a única exigência da questão é que seja um de cada partido. 

     

    Pense assim, que cada partido seja um time de futebol com camisas numeradas. O primeiro time tem 15 jogadores, o segundo 10 jogadores e o terceiro 5 jogadores. Então eu vejo esses times jogarem e monto minha seleção de futebol com 3 jogadores. E começo escolher:

    Escolho o camisa  3 do time com 15, o camisa 3 do time com 10 e o camisa 3 do time com 5 jogadores.

     

    3.3.3  ( Beleza, montei minha seleção. Mas depois percebi que no time com 15 jogadores o camisa 10 é melhor que o camisa 3 e troco eles..)

    10.3.3    Veja que aqui é possível sim. Posso continuar invertendo os jogadores respeitando que seja um de cada time.  veja:

    10. 3. 5

    14. 3. 4

    14.9. 2

    ...

    Se eu continuar fazendo isso vou ter 750 maneiras diferentes de montar minha seleção/ comissões

     

     

    Exatamente pelo motivo da ordem não importar  isso é caso de combinação:

    C 15,1           15! / (15-1 ). 1      15!/14!.1!  =  15

    C 10,1          10! / ( 10-1). 1       10!/ 9!. 1! =  10

    C 5,1             5! / (5-1). 1        5! / 4!. 1!  =  5

     

    15x10x 5= 750

     

    lembrando que não tem lógica dividir por 3. É extramamente importante conhecer as fórmulas e elas não assim tãaao dificeis.

    Quem fez a prova pode entrar com recurso.

  • A banca manteve o gabarito dessa questão. Agora é pedir o comentário do professor do qc.

  • Quanto absurdo. Dividir por 3! não faz sentido. Comentaram lá em cima: 

    "SAO 3 COMPONENTES (3VAGAS) e CADA VAGA DEVE SER OCUPADA POR UM DE CADA PARTIDO ENTAO:

    C 15,3

    C 10,2 - (2 PQ JÁ FOI OCUPADA UMA VAGA)

    C 5,1 - (1 PQ JÁ FOI OCUPADA AS OUTRAS DUAS VAGAS)

    15/3 x 10/2 x 5/1 = 125"

    Seguindo o seu raciocinio, voce ocupou a primeira vaga com o grupo de 15 (C15,3), e onde a questão exige isso? Se eu começar a ocupar as vagas com o grupo de 10 (C10,3) já não dará 125. O argumento não se sustenta. Se começar a ocupar as vagas com o grupo de 5 (C5,3) também já da outro resultado.

     

    A resposta certa é uma simples combinação de três posições, sendo que em uma das posições 15 podem concorrem, em outra 10 podem concorrer e na outra 5 podem concorrer. Sendo assim: 10 x 15 x 5 = 750

     

     

  • Imaginem a seguinte situação: partido A - 1 pessoa / partido B - 2 pessoas / partido C - 3 pessoas

    Para montarmos essa comissão com 3 pessoas teríamos as seguintes possibilidades:

    ABC / ACB / BCA / BAC CAB / CBA --> ou seja, 6 possibilidades.

    Como neste caso a ordem não importa, ou seja, a comissão ABC é igual à ACB, que é igual à CBA, portanto, teremos apenas:

    1 x 2 x 3 = 6 possibilidades. Se a ordem fosse importante, aí sim deveríamos multiplicar por 3!.

    Neste questão o correto seria fazer apenas 15 x 10 x 5 = 750

     

  • se alguém ainda tiver dúvida que não devemos multiplicar por 3!, é só fazer este exercício pensando nos seguintes grupos:

    grupo A - 1 pessoa

    grupo B - 1 pessoa

    grupo C - 2 pessoas

    ordem não importa = 1 x 1 x 2 = 2 possibilidades

    ordem importa = (1 x 1 x 2) x 3! = 12 possibilidades

    ou seja, não temos que dividir nada por 3!.

     

     

  • É sério que estão defendendo que são 125 possibilidades? Pois bem, "continuem pensando assim... "

    1º) A ordem não interfere. A comissão ABC é a mesma de CBA/ BAC.... 

    2º) Há apenas uma restrição: "comissões com exatamente um componente de cada partido". 

    750 possibilidades.

  • Se vc marcou 750 -> Parabéns, continue!

     

    Banca louca, eu ein.

  •  A questão fala em exatamente um componente de cada partido, portanto podemos ter apenas 5 do partido xy, 5 do partido ax e 5 do partido bx... pois o partido que tem menos representatividade é que acaba condicionando a questão toda... 5 x 5 x 5 = 125 comissões. outras  comissões não podem ser formadas pois não teríamos exatamente um de cada partido, pois faltaria um componente do partido bx, nas comissões formadas.

     

    Espero ter ajudado... força, foco e fé... Deus no comando sempre...

  • Galera, pensem:

     

    30 parlamentares - XY - 15 

                                AX - 10

                                BX - 5 

     

    Só pode ter 3 parlamentares,então:

     

    XY - AX - BX

    XY - AX-  BX

    XY - AX - BX

    XY - AX - BX

    XY - AX - BX

     

    Esgotaram -se as possibilidades de se ter uma comissão com 1 de cada partido,porque o partido BX só tem 5 parlamentares.Então,agora vamos multiplicar as comissões : 5 x 5 x 5 = 125. 

  • Na verdade a própria questão se perde em sua construção, Na primeira parte ele diz que os partidos desejam criar UMA COMISSÃO, ou seja, ele nos dá a ideia de que devemos formar uma comissão com exatamente um membro de cada partido. Já na segunda parte ele fala que devemos CRIAR COMISSÕES com exatamente um membro de cada partido, é nesse momento que a questão se PERDE na interpretação, afinal, é para CRIARMOS VÁRIAS COMISSÕES OU APENAS UMA VARIANDO CADA UM DO PARTIDO DE FORMA ALEATÓRIA?!?!!?!

    Porquê se for mais de uma comissão, a resposta 125 está CORRETA!

    Se for apenas uma comissão, a resposta 750!

    Essas bancas.....

  • Oi gente, resolvi assim, a ordem não importa e dá ideia de escolha então temos 15 possibilidades (xy), 10 possibilidades (ax) e 5 possibilidades (bx) sendo que so podem 3 membros na comissão então fica assim: 15x10x5 divido por 3x2x1 = 125. Espero ter ajudado

     

     

  • 1) O QUE EU TENHO QUE ESCOLHER ??

    UMA COMISSÃO

    2) O QUE É CADA ESCOLHA ??

    1 MEMBRO DE CADA PARTIDO

    3) QUANTAS POSSIBILIDADES ??

    15 * 10 * 5 = 750.

    4) AS ESCOLHAS SÃO DIFERENTES ??

    NÃO!!!!!

    AS ESCOLHAS SÃO IGUAIS. ENTÃO É NECESSÁRIO DIVIDIR PELO NÚMERO DE REPETIÇÕES FATORADO ( 3! ).

    750/6 = 125

  • Se esse gabarito estiver certo, então meu estudo de Análise Combinatória foi tudo uma ilusão!

    A ordem não importa, logo COMBINAÇÃO.
    São 3 componentes da comissão. No XY tenho que escolher 1 de 15; no AX 1 de 10 ; no BX 1 de 5 --> COMBINAÇÕES

    15 x 10 x 5 = 750 

  • Vamos indicar para comentário, galera.

  • sem burocracia!

    Um grupo de 30 parlamentares, sendo 15 do partido XY, 10 do partido AX e 5 do partido BX, deseja criar uma comissão de 3 componentes para estudar a viabilidade técnica de um novo projeto de mobilidade urbana. Quantas comissões podem ser criadas com exatamente um componente de cada partido?

    15 x 10 x 5 = 750

    existem 750 maneiras de seescoher um componente de cada partido, PORÉM, para se formar as COMISSÕES, é necessário entender que a ordem dos componentes da comissão não importa, ou seja, tanto faz eu ter Joaquim, jose e chico, ou ter chico jose e joaquim, a comissão será a mesma! Neste caso, devemos anular as repetições de modo simples, já que a comissão é formada por 3 parlamentares, eu dividirei o resultado obtido anteriormente por 3!.

    750/3! = 750/3 x 2 x 1 = 750/6 = 125

    a resposta é letra  C

  • Gabarito deveria ser trocado de C para E

     

    Fundatec a rainha dos erros (colocam estagiários para fazer as questões)

     

    Resposta : 15 * 10 * 5 = 750

     

    Esses comentários são engraçados, a maioria tentando justificar gabarito e ainda com muitas curtidas, essa é uma questão simples e a fundatec consegue inventar e errar, muito erros encontrados na banca fundatec não dêem muito valor para essa banca, já deu no saco ela...

     

    Realmente a ordem não importa, se importasse concordam que daria muito mais? E nem por isso precisei dividir por 3!, A questão continua combinação C 15,1 * C 10,1 * C 5,1 = 750

     

    Só dividiríamos por 3! Se as 3 pessoas fossem de um mesmo partido (mesmo grupo)

     

    Façam com números menores e testem... 

    Faça com a quantidade de 2 pessoas por grupo:

     

    A B , C D, E F

     

    Com 3 pessoas e uma de cada grupo temos:

    A C E

    A C F

    A D E

    A D F

    B C E

    B C F

    B D E

    B D F

    Aqui, a ordem, realmente, não importa: se importasse o resultado seria muito maior

     

    Ou seja 8

    2 * 2 * 2 = 8 

     

    E não 8/3!

  • Entendi que a questão possui um erro de português, acredito que o examinandor quis falar da seguinte forma:

    Quantas comissões podem ser criadas SIMULTANEAMENTE com exatamente um componente de cada partido? e NÃO  (Quantas comissões podem ser criadas com exatamente um componente de cada partido?)

    15 do partido XY

    10 do partido AX

    5 do partido BX    ------   Vamos exemplicar o partido BX ( Amanda, Lucas, Larissa, Fernanda, Mateus)

    Se fosse SIMULTANEAMENTE concordo que deveria ser 5 x 5 x 5 = 125 comissões porque limita-se no menor partido, afinal,não exitem 2 Amandas, 2 Lucas etc para completar com o resto dos componentes dos partidos  XY e AX que possuem mais pessoas para agrupar

    Agora, como o examinador NÃO FALOU SIMULTANEAMENTE geram-se 15 x10 x5 = 750 comissões 

    Espero ter ajudado.

     

     

  •  Vou mudar os valores da questão. São 6 parlamentares, sendo 3 do partido Xucro, 2 do partido Ydiota e 1 do partido Zoreia; desejam criar uma comissão de 3 parlamentares. Resolução: partido Xucro: 3 parlamentares (A, B e C), partido Ydiota: 2 parlamentares (D e E), partido Zoreia: 1 parlamentar: F .  Vejamos as combinações possíveis: A,D,F - A,E,F - B,D,F - B,E,F - C,D,F - C E F; ou seja, combinam-se 3 do partido Xucro com 2 do partido Ydiota com 1 do partido Zoreia: 3x2x1=6.  Voltando para para os dados deste problema, fica: 15x10x5=750  

  • Que banca bosta dos infernos. 

  • Se devo considerar apenas 5 de cada partido, então pq aprndemos o exemplo clascico das combinações de roupas?

    3 calças 5 blusas 2 sapatos=30 combinaçoes

    Se essa logica funcionasse entae deveríamos considerar apenas o número de sapatos ja que segundo vcs faltaria sapatos para fazer outras combinações com as calças e camisas então simplesmente desconsideramos o nítido dado fornecido pela questão é inventamos um totalmente incoerente...

  • Meus consagrados(as), tá errado o gabarito, se vocês tentarem fazer com um universo reduzido, tipo 1 candidato do partido A, 3 do partido B e 3 do C, o resultado é 9 combinações diferentes (1x3x3).

    A' B' C' / A' B' C'' / A' B' C''' / A' B'' C' / A' B'' C'' /  A' B'' C''' / A' B''' C' / A' B''' C'' / A' B''' C'''

  • da 750 não?

  • amanda carvalho explicou direitinho o pq.

     

     

  • Pessoal, param de ser cabeça dura e brigar com a banca, essa atitude não aprova ninguém.

    Resolução:

    A questão deixa claro que precismos compor esse trio com um representante de cada partido, logo, devemos pegar o partido que tem menos integrantes e partir dele, pois quando acabarem os integrantes dele, NÃO PODEREMOS mais continuar fazendo combinações.


    Sendo assim:

    O partido que tem menos pessoas é o BX, com 5 integrantes, logo, temos as seguintes possibilidades:


    5 possibilidades do BX no primeiro lugar.

    5 possibilidades no segundo lugar.

    5 possibilidades no terceiro lugar.


    Logo, 5 x 5 x 5 = 125.


    Pensem bem, se só temos 5 integrantes de um partido e a regra é ter um integrante de cada na comissão, NÃO TEM como fazermos 750 comissões.


    A questão é beeeeeem difícil, mas está correta.


    Para quem não entendeu ainda, imagine o seguinte:

    Temos 5 pessoas e precisamos realocar essas 5 pessoas em 3 lugares diferentes, como podemos fazer? Posso realocar de 5 maneiras diferentes no primeiro lugar, mas depois elas não podem retornar ao primeiro lugar, pois já esgotei as formas lá, então, realoco para o segundo e depois para o terceiro.


    Espero ter ajudado pessoal. Em nenhum momento quis ser grosso, mas é que temos a "mania" de sempre criticar a banca, pois diversas vezes somos injustiçados e quem faz concurso de verdade sabe do que estou falando, entretanto, não é esse o caso exposto.


    Abraço.

  • Pessoal, param de ser cabeça dura e brigar com a banca, essa atitude não aprova ninguém.

    Resolução:

    A questão deixa claro que precismos compor esse trio com um representante de cada partido, logo, devemos pegar o partido que tem menos integrantes e partir dele, pois quando acabarem os integrantes dele, NÃO PODEREMOS mais continuar fazendo combinações.


    Sendo assim:

    O partido que tem menos pessoas é o BX, com 5 integrantes, logo, temos as seguintes possibilidades:


    5 possibilidades do BX no primeiro lugar.

    5 possibilidades no segundo lugar.

    5 possibilidades no terceiro lugar.


    Logo, 5 x 5 x 5 = 125.


    Pensem bem, se só temos 5 integrantes de um partido e a regra é ter um integrante de cada na comissão, NÃO TEM como fazermos 750 comissões.


    A questão é beeeeeem difícil, mas está correta.


    Para quem não entendeu ainda, imagine o seguinte:

    Temos 5 pessoas e precisamos realocar essas 5 pessoas em 3 lugares diferentes, como podemos fazer? Posso realocar de 5 maneiras diferentes no primeiro lugar, mas depois elas não podem retornar ao primeiro lugar, pois já esgotei as formas lá, então, realoco para o segundo e depois para o terceiro.


    Espero ter ajudado pessoal. Em nenhum momento quis ser grosso, mas é que temos a "mania" de sempre criticar a banca, pois diversas vezes somos injustiçados e quem faz concurso de verdade sabe do que estou falando, entretanto, não é esse o caso exposto.


    Abraço.

  • Já fiz prova da fundatec e não recomendo para ninguém. Piada de banca.

  • Resposta da banca, disponível em


    http://publicacoes.fundatec.com.br/portal/concursos/462/Justificativas_Manutencao_Alteracao_Gabaritos_Preliminares_462.pdf?idpub=475292


    :

    "QUESTÃO: 29 - MANTIDA alternativa 'C'. Trata-se de uma situação de combinação com propriedades exclusivas e sem repetição de componentes, assim pelo princípio multiplicativo teremos onde a ordem não cria uma nova comissão, assim o resultado é determinado pelo cálculo na figura em anexo.


    (15x10x5)/(3x2x1) = 5x5x5 = 125"


    Vai entender...


    Bons estudos, pessoal!

  • Resposta da banca, disponível em


    http://publicacoes.fundatec.com.br/portal/concursos/462/Justificativas_Manutencao_Alteracao_Gabaritos_Preliminares_462.pdf?idpub=475292


    :

    "QUESTÃO: 29 - MANTIDA alternativa 'C'. Trata-se de uma situação de combinação com propriedades exclusivas e sem repetição de componentes, assim pelo princípio multiplicativo teremos onde a ordem não cria uma nova comissão, assim o resultado é determinado pelo cálculo na figura em anexo.


    (15x10x5)/(3x2x1) = 5x5x5 = 125

  • Boa noite colegas,

    Poxa a explicação do Edson Graeff, foi muito esclarecedora e simples! Obrigado por contribuir com nossos estudos!


  • Continuo discordando do gabarito...

  • 15.10.15= 750

    possibilidades: 3, a ordem importa

    então fica: 750/3.2.1= 125

  • Banca desgraçada! Toda prova tem uma viagem louca dessas!

  • fico admirado com o professor resolvendo do jeito que da só pra achar o gabarito shuashuas

  • PARABÉNS para quem ERROU na realidade você ACERTOU!

  • Discordo do gabarito e do professor.

    Se trocar de lugar, não faz diferença!

    Dá no mesmo uma comissão feito por João, Maria e Carlos ou Maria, Carlos e João...

    No enunciado não foi dito que teriam funções diferentes.

  • Porque a ordem importa?

    É uma comissão (equipe, grupo), não foi dito que cada um exerceria uma função diferente do outro ou que ocuparia posições diferentes, nem mesmo que o primeiro deveria ser de um partido distinto.

  • Parabéns pelo comentário Wagner, show de bola.

  • 30 pessoas

    15 XY

    10 AX

    5 BX

    15X10X5 = 750

    SUBTRAINDO OS REPETIDOS, JÁ QUE XY, AX, BX É A MESMA COISA QUE BX, AX, XY...

    3! = 3X2X1 = 6

    750/6 = 125

  • Parabéns à banca e a todos que acertaram '-'.
  • Que briga! kkkk

  • Bom, eu aprendi que sempre que se tratar de PESSOAS os elementos são distintos. Posso ter só três partidos distintos, mas eu tenho 30 pessoas distintas.

    Nem viajando de cogu eu consegui chegar nesses 125 aí. A banca usou um barato doideira messssmo.

  • Gente eu tava sem nada pra fazer e resolvi fazer na unha, palitinho, riscando no papel.

    Pra quem concorda que é 125, recomendo refazer as aulas de análise combinatória.

    Se alguém quiser ver como o CESPE cobra isso, vide a questão Q820888.

    Tmj!

  • A resposta é 750, todas as explicações que deram 125, inclusive a do professor e da banca são sem pé nem cabeça.

    Basta combinar 15x10 que já daria 150. O primeiro membro do primeiro partido combina com outros 10 do segundo partido, o segundo combina com outros 10 e por ai vai. Mesmo tendo somente 5 no terceiro partido as combinações utilizando eles irão aumentar.

  • Vocês só podem estar malucos, ou precisam estudar com quem realmente sabe.

    Não existe isso de que o partido tal só tem 5, e aí vai ser 5x5x5

    A resposta é 750, cola no pai. Professor Henrique Mota.

    Vamos fazer por combinações e depois tirar os resultados iguais.

    Total de combinações: C(30,3)

    Combinações em que as 3 vagas são exatamente do mesmo partido: C(15,3)+C(10,3)+C(5,3)

    Combinações em que 2 vagas são do mesmo partido: C(15,2)*15+C(10,2)*20+C(5,2)*25

    Resultado:

    C(30,3) - C(15,3) - C(10,3) - C(5,3) - 15*C(15,2) - 20*(10,2) - 25*(5,2) = 750

    Ou utilizando o princípio multiplicativo: 15*10*5=750

    Se tiverem com dúvidas façam na mão, quando passar de 125 vocês falem comigo!

    Quero ver quem é o professor que vai peitar esse resultado de combinações...

    Se quiserem eu monto as 750 combinações possíveis no excel onde em cada uma tem 1 de cada partido. Abraços!

  • Fiquei uns 10 min tentando calcular dai fui ler os comentários

    Achei que estava louco!!!

  • Não vejo motivo para dividir o resultado. Dada parlamentar pertence a apenas um partindo e a nenhum outro, nós temos três grupos distintos, escolhendo apenas um membro da comissão de cada grupo, cada vaga na comissão será destinada aos membros de um partido apenas, na primeira vaga, destinada ao partido XY teremos 15 possibilidade distintas de preenche-la; na segunda vaga, destinada ao partido AX teremos 10 formas distintas; e na terceira vaga teremos 5 possibilidades.

    Lembrando que a ordem não importa e a vaga de cada partido pode ser alternada não alterando o resultado. Diferente seria se houvesse uma quarta vaga destinada a algum partido já representado na comissão, o XY, por exemplo, se tivessemos dois membros do mesmo partido na comissão nesse caso sim deveriamos tomar cuidado pois João e José é a mesma coisa que José e João. Mas como no caso da questão cada membro vem de um grupo distinto o resultado 750 já contempla a hipótese de que a ordem não importa, se importasse, se houve, dentro da comissão, cargo de líder, diretor, etc. o resultado seria muito superior.

    Ainda, pra quem diz que o fato do partido menor condicionar o resultado, pois tem 5 representantes apenas. Eu posso escolher um dentro dos 5 e isso não limita os demais partidos, escolhendo qualquer um dentro dos 5 eu posso escolher qualquer um dentro dos 10 ou 15 dos outros grupos, o caso já está limitado pela quantidade de vagas, uma para cada grupo.

  • Não vejo motivo para dividir o resultado. Dada parlamentar pertence a apenas um partindo e a nenhum outro, nós temos três grupos distintos, escolhendo apenas um membro da comissão de cada grupo, cada vaga na comissão será destinada aos membros de um partido apenas, na primeira vaga, destinada ao partido XY teremos 15 possibilidade distintas de preenche-la; na segunda vaga, destinada ao partido AX teremos 10 formas distintas; e na terceira vaga teremos 5 possibilidades.

    Lembrando que a ordem não importa e a vaga de cada partido pode ser alternada não alterando o resultado. Diferente seria se houvesse uma quarta vaga destinada a algum partido já representado na comissão, o XY, por exemplo, se tivessemos dois membros do mesmo partido na comissão nesse caso sim deveriamos tomar cuidado pois João e José é a mesma coisa que José e João. Mas como no caso da questão cada membro vem de um grupo distinto o resultado 750 já contempla a hipótese de que a ordem não importa, se importasse, se houve, dentro da comissão, cargo de líder, diretor, etc. o resultado seria muito superior.

    Ainda, pra quem diz que o fato do partido menor condicionar o resultado, pois tem 5 representantes apenas. Eu posso escolher um dentro dos 5 e isso não limita os demais partidos, escolhendo qualquer um dentro dos 5 eu posso escolher qualquer um dentro dos 10 ou 15 dos outros grupos, o caso já está limitado pela quantidade de vagas, uma para cada grupo.

  • markiscilandro, se esse gabarito estiver certo, então temos que fazer análise é com um psicólogo, rsrsrs!

  • Pessoal, eu entendo que tem que dividir por 3! porque seria a mesma coisa eu ter uma comissão composta por:

    1 pessoa do partido XY, 1 pessoa do partido AX e 1 pessoa do partido BX;

    ou

    1 pessoa do partido AX, 1 pessoa do partido XY e 1 pessoa do partido BX;

    ou

    1 pessoa do partido XY, 1 pessoa do partido BX e 1 pessoa do partido AX;

    Ou seja, nada vai interferir, porque de qualquer forma teremos uma comissão com as mesmas pessoas, isto é, dentro das 750 combinações tem repetição.

    Me corrijam se eu estiver errada.

  • Pessoal, essa questão foi aplicada recurso e o parecer da banca foi manter a resposta C.

    "Trata-se de uma situação de combinação com propriedades exclusivas e sem repetição de componentes, assim pelo princípio multiplicativo teremos onde a ordem não cria uma nova comissão, assim o resultado é determinado pelo cálculo na figura em anexo."

    (15*10*5)/3!=125

  • O que a banca provavelmente queria era uma combinação com repetição como encontramos na Q870924, porém não é possível realizá-la nessa questão porque a banca restringiu o espaço amostral quando disse "com exatamente um componente de cada partido"

    Logo, a questão está errada. Gabarito correto letra E. Não há dúvidas, há sim possibilidade de 750 comissões. Conforme os colegas já demonstraram basta realizar a mesma questão para um número reduzido de parlamentares e perceber que todas serão diferentes entre si, não haverá "a mesma só que de posição trocada"...

  • Em 02/09/20 às 16:06, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 24/06/20 às 17:16, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 28/04/20 às 16:11, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

  • gabarito letra E, ou meus 3 anos de estudo pra concurso foram jogados no lixo. já fiz prova dessa banca e sinto pena dela
  • se você errou, você acertou, se você acertou, você errou. Caso continue em dúvida, pense que estamos falando da Fundatec, uma banca que em toda prova que realiza comete erros absurdos como esse. caso tenhas dúvidas vejas questões da CESP sobre esse mesmo assunto, e verás que a banca é incompetente. O resultado correto é 750.
  • A arrogância dessa banca é uma coisa escandalosa. Não anula questões flagrantemente erradas, e o qconcursos não ajuda, fingindo que está certo. Há uma questão do mesmo tipo aplicada no CREMERS(Advogado 2017), com 3 tipos de alimentos onde é preciso escolher um de cada grupo. Simplesmente se multiplica o número de opções de cada grupo, tanto que o gabarito segue esse raciocínio. Não se escolhe, por exemplo, "carne, feijão e alface" e depois dizer que é igual a "alface, feijão e carne", porque a sequência de escolhas é fixa.

    Não há o que fazer além de torcer pra não ter algo absurdo assim na tua prova.

  • Segue o comentáro do professor do tecconcursos:

    Para a escolha do representante de XY, temos 15 opções.

     

    Para a escolha do representante de AX, temos 10 opções.

     

    Para a escolha do representante de BX, temos 5 opções.

     

     XY  AX  BX  15 10 5

     

    15×10×5=750

    15×10×5=750

     

    Há 750 comissões possíveis.

     

    Minha resposta: E

     

    Resposta da banca: C

     

    A banca deu como reposta a letra C. Não faço ideia do raciocínio utilizado, mas vou arriscar um palpite. Se tentássemos remover o efeito da ordem de escolha, dividiríamos 750 pela permutação dos 3 membros:

     

    750

    3!

    =125

    7503!=125

     

    Aí a resposta bateria com aquela dada pela banca.

     

    Problema: na solução original, que dá os 750, em momento algum houve contagem repetida devido à ordem de escolha.

     

    Para deixar ainda mais claro que este procedimento não é aplicável, basta imaginar o caso em que cada partido tivesse 4 componentes. A resposta correta seria 4×4×4=64

    4×4×4=64. Sequer seria possível dividir isso por 3!

    3!.

     

    Ou ainda: se cada partido tivesse um único componente, a resposta correta seria 1×1×1=1

    1×1×1=1. Seria evidente; haveria uma única comissão possível de ser formada. Novamente, sequer seria possível dividir isso por 3!

    3!.

     

    Em síntese: não faz sentido algum a divisão por 3!

    3!, pois em momento algum foi sequer considerada a possibilidade de mudança na alteração da ordem de escolha dos elementos.

  • quem errou acertou!

  • 750

    Continue a nadar..