SóProvas


ID
2647489
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     Na cerimônia de entrega do Prêmio Melhores do Agronegócio 2017, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, disse que a chegada e a difusão de novas tecnologias vão revolucionar o futuro do campo brasileiro.

      Ele anunciou que a Embrapa Gado de Corte está lançando um cabresto com sensores para ser colocado no boi. A ferramenta é capaz de transmitir para o computador alguns sinais, como a temperatura do corpo, por exemplo, possibilitando ao pecuarista atuar com antecedência sobre problemas da boiada. “É uma das últimas palavras em tecnologia.”

      O presidente da Embrapa disse, ainda, que a agricultura de precisão será determinante para o futuro do agronegócio.

      Em resposta a uma provocação do jornalista Bruno Blecher, Maurício Lopes disse acreditar que a carne do futuro poderá mesmo ser produzida em laboratório. Há dez anos, um simples bifinho custava US$ 120 mil. Hoje, ele sai por US$ 5 mil, afirma. “Resta saber se alguém vai querer comer.”

(Adaptado de: NASCIMENTO, Sebastião. Novas tecnologias vão definir o futuro do agro, diz presidente da Embrapa. Disponível em: http://revistagloborural.globo.com

Há correspondência correta entre tempos e modos verbais na seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA É preciso que se aumente o investimento em pesquisa para que o agronegócio brasileiro não precisasse importar tanto maquinário. 

    Corrigindo: É preciso que se aumente o investimento em pesquisa para que o agronegócio brasileiro não precise importar tanto maquinário. 

     

     b) ERRADA Se houvesse maior difusão das novas tecnologias, o agronegócio brasileiro será uma das principais áreas a se beneficiar. 

    Corrigindo: Se houvesse maior difusão das novas tecnologias, o agronegócio brasileiro seria uma das principais áreas a se beneficiar. 

     

     c) CORRETA O presidente da Embrapa demonstrou convicção ao defender que as novas tecnologias revolucionarão o futuro do agronegócio. 

     

     d) ERRADA A agricultura de precisão já esteja sendo necessária nos dias atuais, mas talvez tivesse sido mais determinante para o futuro do agronegócio. 

    Corrigindo: A agricultura de precisão já está sendo necessária nos dias atuais, mas talvez tivesse sido mais determinante para o futuro do agronegócio. 

     

     e) ERRADA Quando a carne produzida em laboratório tiver amplo consumo é que poderíamos dizer se os recursos gastos em seu desenvolvimento sejam válidos. 

    Corrigindo: Quando a carne produzida em laboratório tiver amplo consumo é que poderemos dizer se os recursos gastos em seu desenvolvimento sejam válidos. 

  • CORRELAÇÃO VERBAL

     

    PRESENTE 

    ->presente 

    -> futuro do presente

    *presente do indicativo se relaciona com qualquer tempo do indicativo (pret/pres/fut)

     

    PRETÉRITO

    ->pretérito

    ->futuro do pretérito

     

    FUTURO

    -> futuro

    ->presente

     

    OBS: as formas nominais dos verbos não são analisadas

  • Acertei ótima questão

     

  • Dúvida na "d", permanece o "tivesse sido"??? 

  • Boa tarde, Mariana Carvalho

     

    Na letra D temos o verbo ESTAR no futuro do subjuntivo (esteja), poderá ter correlação, portanto, com o futuro do pretérito no modo indicativo (esse é o unico tempo do modo indicativo que indica uma possibilidade, ficando, portanto, da seguinte forma:)

     

    A agricultura de precisão já esteja sendo necessária nos dias atuais, mas talvez teria sido mais determinante para o futuro do agronegócio. 

     

    Bons estudos

  • A correlação verbal da letra C é: Pretérito perfeito do indicativo + Futuro do presente do indicativo? se for não tinha em minhas anotações.

  • James Carlos,o "se houvesse" é pretérito imperfeito do subjuntivo,no caso ele tem relação com o futuro do pretérito do indicativo, deveria ser "seria" e não "sera".

     

  • 2015

    ... que ali havia um novo parâmetro artístico...

     

    O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o sublinhado acima encontra-se em:

     a) Eu diria que sim.

     b) ... se alguém dissesse...

     c) Existem a internet e as novas tecnologias...

     d) A princípio, pensava que a imagem...

     e) Como se estivéssemos esperando por um Chaplin…

  • Sempre preste atenção nos verbos...

  • No passado usamos o FUTURO DO PRETÉRITO. Discordo do gabarito.

  • Gente! é muito grande o assunto de correlação verbal, então, deixarei um macete que aprendi com o livro do PEST.

    Quando o verbo da primeira oração estiver em um dos pretéritos do indicativo ( perfeito, imperfeito, mais-que-perfeito) o verbo da segunda oração poderá estar em qualquer tempo do indicativo. 

    O presidente da Embrapa demonstrou convicção ao defender que as novas tecnologias revolucionarão o futuro do agronegócio.

                                                pretérito                                                                                     Futuro do presente

                                                perfeito 

    Se eu estiver errado me corrijam!!

  •   Só complementando o que Daniel Santos afirma, de acordo com o Livro "A gramática para concursos Públicos" de Fernando Pestana, quando o Verbo principal estiver nos Tempos Pretéritos do Indicativo, teremos o Verbo da Subordinada Substantiva em todos os Tempos verbais do Indicativo.

     

    Verbo principal---------------------------------------Correlação----------------------------------Verbo Subordinada Substantiva

    Pretérito(qualquer um) Indicativo---------------------------------------------------------------Todos os tempos verbais do Indicativo

     

    "Ele soube/sabia/soubera que a escola defende/defendeu/defendia/defendera/defenderá/defenderia os alunos." fonte:"A gramática para concursos Públicos" de Fernando Pestana.

  • Valeu Dayane!

  • Dica da Professora Aline Aurora para matar todas essas questões de correlação verbal:

    Verbos no Presente do Indicativo - PODE SE CORRELACIONAR COM QUALQUER TEMPO DO INDICATIVO (E O PRESENTE DO SUBJUNTIVO), ALÉM DO FUTURO DO PRESENTE;

    Verbos no Pretério - CORRELACIONA-SE COM VERBOS NO PRETÉRITO E NO FUTURO DO PRETÉRITO;

    Verbos no Futuro - CORRELACIONA-SE COM VERBOS NO FUTURO E NO PRESENTE DO INDICATIVO.
    DEUS ABENÇOE A TODOS

  • Não concordo com a letra C, pois o verbo " demostrou" esta no passado e "revolucionarão" esta no futuro

  • Ótimo o comentário da Raquel, só discordo da 'D', pois acredito que a correção desta seja:

    A agricultura de precisão já está sendo necessária nos dias atuais, mas talvez seja mais determinante para o futuro do agronegócio. (presente do indicativo + presente do subjuntivo)

  • LETRA C.

    a) Errado. É preciso que se aumente o investimento em pesquisa para que o agronegócio brasileiro não precisasse importar tanto maquinário PRECISASSE é pretérito;

    b) Errado. Se houvesse maior difusão das novas tecnologias, o agronegócio brasileiro será uma das principais áreas a se beneficiar (hipótese pretérita não garantida);

    d) Errado. A agricultura de precisão já está sendo necessária nos dias atuais, mas talvez tivesse sido mais determinante para o futuro do agronegócio.

    Questão comentada pelo Prof. Elias Santana

  • ALTERNATIVA A: Nesta alternativa, desenvolve-se uma ação que perdura no tempo, a partir da expressão “é preciso que se aumente”. Essa alternativa é incorreta pelo fato de que “precisasse”, pretérito imperfeito do subjuntivo, estabelece uma ideia de passado. Para que houvesse correção, deveríamos empregar a forma “precise”.

    ALTERNATIVA B: “Se houvesse”, no pretérito imperfeito do subjuntivo, não combina com “será”, no futuro do presente do indicativo.

    ALTERNATIVA C: Item 100% adequado. O texto tem coesão e coerência temporal, pois faz a transição entre um fato que ocorreu no passado associado com uma expectativa de futuro, uma hipótese que poderá se processar.

    ALTERNATIVA D: “Esteja” representa uma condição de possibilidade, porém a construção da frase, com “já” e “necessária”, indica que se buscava uma expressão de certeza, uma afirmação.

    ALTERNATIVA E: “Quando tiver” produz um efeito de acontecimento possível no futuro. Assim, a ideia posterior deveria ser processada num futuro ainda mais distante, mas certo, determinado. Contudo, a frase utiliza o futuro do pretérito “poderíamos”, que passa a ideia de possibilidade, quebrando a coerência temporal da frase.

    Resposta: C

  • Pretérito perfeito + futuro do pretérito.