-
Achei que a questão estava cheia de problemas, porém segue a resposta da banca. Caso alguém tenha algum material para elucidar os pontos, agradeço.
Só encontrei coeficiente de empuxo ativo com sinal (-) e passivo com sinal (+)
c) Kp = tg²(45° + ϕ/2 )
d) Ka = tg²(45° - ϕ/2 )
segue resposta dos recursos da banca:
Em recurso sustenta-se que as letras C e D estão trocadas e haveriam 03 (três) alternativas incorretas, sendo que a questão pede a alternativa incorreta. O recurso não se sustenta, eis que no empuxo ativo o sinal é negativo e no empuxo passivo o sinal é positivo, quando orientados na vertical, já no caso da orientação na horizontal os sinais são trocados, como disposto na questão, ou seja, as letras C e D estão completamente corretas. Fonte: A resposta está em BUDHU, Muni. Fundações e Estruturas de Contenção. 1ª Edição. Rio de Janeiro: LTC, 2015, páginas 318 e 319.
-
Bruno,
Acredito que a banca se equivocado na fundamentação do recurso, porém a questão não contém vícios. Veja que as alternativas referem-se ao plano de ruptura do solo, que corresponde ao que foi realmente apresentado, e não ao cálculo dos coeficientes de empuxo como você apresentou.
PLANO DE RUPTURA ATIVO (ALFA) =45° + ɸ'/2
PLANO DE RUPTURA PASS. (ALFA) =45° - ɸ'/2
Corrijam-me se eu estiver equivocado. Espero ter ajudado.
-
Pessoal não sei se é exatamente isso.
No livro "Temas de engenharia" do professor Anísio 8º Edição pagina 506, está ta seguinte maneira:
"Empuxo Ativo: empuxo de terra atuante sobre um suporte que resiste; O estado ativo corresponde a uma distensão do solo e o estado passivo corresponde a uma compressão; O Empuxo passivo é consideravelmente maior que o empuxo ativo.". Eu eliminei a letra A, por essa explicação, alguém sabe se está correta?
-
quanto a letra A: https://docplayer.com.br/docs-images/40/4541797/images/page_18.jpg