SóProvas


ID
2648704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As bibliotecas aplicam as leis bibliométricas como ferramentas de apoio a seus processos técnicos e para a gestão da informação e do conhecimento. Com base nos princípios dessas leis e na sua aplicabilidade, julgue o item a seguir.


No processo de desenvolvimento de coleções, a Lei de Zipf permite avaliar a produtividade de determinado autor e a sua importância para o acervo.

Alternativas
Comentários
  • "permite estimar as frequências de ocorrência das palavras de um determinado texto científico e tecnólogico......"

  • Macete para as 3 principais leis da bibliometria: BLZ PAI.

    Bradford  Periódicos

    Lotka       Autores

    Zipf         Indexação (automática de palavras. Use indexação para não confundir o p de palavras com o de periódicos)

  • ZIPF - PALAVRAS FREQUENTES

  • errada

    A lei de Zipf é uma teoria com base na matemática e linguística que analisa e quantifica como as palavras são distribuídas dentro de um determinado texto. Desta forma, é possível representar por meio de gráficos e análises estatísticas quais são os termos que mais se repetem de modo que seja possível criar um ranking de palavras-chave. E

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre bibliometria. 

    O uso das análises da bibliometria em determinado campo do conhecimento podem ajudar no desenvolvimento de uma coleção. Entretanto, a apresentação nesta assertiva está incorreta no que tange o objeto da Lei de Zipf. 

    A Lei de Zipf é utilizada para verificar a frequência que determinadas palavras aparecem em texto de uma determinada área. A lei quantifica e analisa estatisticamente como as palavras são distribuídas no texto e com base no resultado destas analises é possível criar uma lista de vocábulos utilizados com frequência que podem então ser usados como termos indexadores. 

    Logo, o uso da Lei de Zipf está mais próximo das atividades de indexação do que das de desenvolvimento de coleções. A avaliação da produtividade de determinado autor e a sua importância para o acervo é objeto de outra lei da bibliometria, a Lei de Lotka. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.