SóProvas


ID
2648728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

      Ele se preparava para subir na motocicleta. Seus olhos brilhavam, o que era sempre indício de que estava descobrindo alguma novidade, então, surgiu o sorriso característico dessas ocasiões, e falou: “Você quer dizer, ‘Os livros são para usar’; você quer dizer que esta é a sua primeira lei”. Partiu sem nem ao menos esperar por minha reação (...). Os enunciados das outras leis surgiram automaticamente. Levei umas três horas preenchendo cinco folhas de papel com a dedução das cinco leis. Seus enunciados estavam assim completos.

S. R. Ranganathan. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, com relação às cinco leis da biblioteconomia, propostas por Ranganathan.


Ranganathan reconhece a limitação de abrangência da quinta lei, qual seja: “Uma biblioteca é um organismo em crescimento”, uma vez que as áreas do conhecimento já estavam devidamente categorizadas em instrumentos, como a Classificação Decimal de Dewey (CDD).

Alternativas
Comentários
  • 5° lei : A biblioteca é um organismo em crescimento – Planejamento para poder crescer, e crescer não significa espaço, e sim importância social. E

  • A quinta lei trata de características essenciais e perenes da biblioteca, portanto sua abrangência é ampla e não limitada.  

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre as Leis de Ranganathan.

    A quinta lei mencionada, “Uma biblioteca é um organismo em crescimento", trata da ideia de expansão e desenvolvimento de uma biblioteca no que tange sua coleção. Essa expansão não é necessariamente ligada a quantidade de livros em um acervo ou ao espaço dedicado a coleção.

    Este crescimento se dá em várias facetas que passam pelo crescimento físico, pela sua amplitude intelectual, seu acompanhamento das novas tecnologias, sua participação social, etc.

    A categorização das áreas do conhecimento mencionadas tem como função organizar o conhecimento e não limitá-lo, não havendo qualquer relação entre a existência destes instrumentos de categorização com a capacidade de crescimento orgânico de uma biblioteca. Sendo assim, a assertiva está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • "Em primeiro lugar, como uma biblioteca é um organismo em crescimento e como o próprio conhecimento está a crescer, é necessário que a “classificação seja abrangente, envolvendo todo o saber passado e presente, e que preveja espaços para possíveis acréscimos ao conhecimento. [...] Além de o esquema de classes ter de ser abrangente e hospitaleiro, a notação relativa a elas deve ser totalmente flexível. O maior serviço que Melvil Dewey prestou à biblioteconomia foi a demonstração do imenso potencial da notação decimal para enfrentar as dificuldades devidas ao crescimento. [...] O melhor caminho a seguir consiste em adotar um sistema de classificação reconhecido e que exista em edição impressa. Há quatro sistemas clássicos usados em países de língua inglesa: Brown’s Subject Classification [Classificação de Assuntos de Brown], Cutter’s Expansive Classification [Classificação Expansiva de Cutter], Dewey’s Decimal Classification [Classificação Decimal de Dewey] e a Library of Congress Classification [Classificação da Library of Congress]".

    RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009. 336 p.