SóProvas



Questões de Leis de Ranganathan 


ID
57145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A recuperação de informações, isto é, o fornecimento de dados de descrição física e de localização, é reconhecida como um dos objetivos primordiais do catálogo, preconizadas por Ranganathan em várias obras de sua autoria.

Alternativas
Comentários
  • Fornecimento de dados de descrição física e de localização se chama catalogação.

  • Não sei exatamente qual é o erro dessa questão, mas um deles pode ser que quem fala sobre objetivos do catálogo é o Cutter, não Ranganathan

  • Catalogação já existia na época do Ranganathan, ele preconizou a classificação

  • Os objetivos do catálogo foram preconizados por Cutter =)

  • Talvez o erro tenha sido atribui a recuperação da informação, como um campo estudado por Ranganathan. Já que um SRI exibe , fornece descrição física e localização.

    Agora dai já dizer que é algo agregado pelo indiano, parece ser uma pegadinha para o erro.


ID
163309
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as implicações da Segunda Lei da Biblioteconomia "A CADA LEITOR SEU LIVRO". Dessas cinco palavras, as consequências de enfatizar CADA podem ser deduzidas do provérbio cada um com seu gosto que se parafraseia dizendo cada leitor com seu gosto. A questão a ser considerada é: quais, então, são os compromissos implícitos na tarefa de proporcionar a cada pessoa o seu livro? Segundo Ranganathan, pode-se analisá-la sob quatro categorias, relativas aos seguintes compromissos:

Alternativas
Comentários
  • Quais são os compromissos implícitos na tarefa de proporcionar a cada pessoa o seu livro?

    Talvez seja conveniente examiná-los sob quatro categorias: 1) os compromissos do Estado, 2) os compromissos pela autoridade responsável pela biblioteca, 3) os compromissos do pessoal das bibliotecas, e 4) os compromissos dos  próprios leitores.

    Referência:

    RANGANATHAN, S.R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

  • Acrescentando...

    Conforme Ranganathan (2009, p. 138):

    As consequências de enfatizar ‘cada’ podem ser deduzidas do provérbio ‘cada um com seu gosto’ que podemos parafrasear dizendo ‘cada leitor com seu gosto’. A questão a ser considerada é: quais, então, são os compromissos implícitos na tarefa de proporcionar a cada pessoa o seu livro? Talvez seja conveniente examiná-los sob quatro categorias

    1. os compromissos do Estado;
    2. os compromissos da autoridade incumbida das bibliotecas;
    3. os compromissos do pessoal das bibliotecas, e
    4. os compromissos dos próprios leitores.

    Gab. A

    Ranganathan, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2009.

  • Obrigada pelo seu comentário!


ID
259501
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ranganathan propôs um conjunto de leis que permitem expressar as metas fundamentais que os serviços de informação devem alcançar. Nessa perspectiva, pode-se considerar que a lei

Alternativas
Comentários
  • letra E - Esta lei é a que norteia o serviço de referência.
  • a) “A biblioteca é um organismo em crescimento” enuncia que os recursos bibliográficos crescem invariavelmente em progressão geométrica vertical. Errado, pois a prestação de serviços e até mesmo determinada área do acervo apresentam variação em seu crescimento e desenvolvimento.

    b) “A cada livro o seu leitor” afirma que o papel da biblioteca é passivo e que os dados sobre o empréstimo indicam taxa de satisfação do usuário com relação ao atendimento prestado. Errado, pois esta lei afirma que o papel da biblioteca é atuar ativamente na sociedade, isto é, se tornar útil aos usuários e satisfazê-los em suas necessidades. Não é possível determinar apenas com os dados sobre o empréstimo a taxa de satisfação do cliente, uma vez que existem inúmeros fatores que influenciam nisto... que vai desde o mobiliário até o atendimento e a qualidade do serviço prestado.

    c) “A cada leitor o seu livro” afirma unicamente a necessidade de se ter no acervo o item procurado pelo leitor, um exemplar para cada usuário. Errado, pois pode haver o item no acervo e o leitor não saber de sua existência e disponibilidade. Além disto, quando Ranganathan afirma "A cada leitor o seu livro", ele quer dizer que o livro deve atender as necessidades do usuário e não que deve haver no acervo um exemplar para cada usuário.

    d) “Os livros são para usar” indica que o custo por uso não deve interferir na decisão sobre a política de formação de acervo. Errado, quer dizer que a biblioteca não é para ser um depósito de livros "intocáveis" até porque eles existem para ser lidos e eles tendem a ficar desatualizados, conforme o desenvolvimento da sociedade e os avanços da ciência. 

    e) “Poupe o tempo do leitor” afirma que o tempo do usuário tem um custo que deve ser considerado na análise de custo-eficácia de um serviço de informação. Certo, pois o tempo do usuário é tão importante quanto o tempo do bibliotecário de Referência. Além disto, a morosidade pode levar o usuário a buscar a informação em outros locais que não sejam necessariamente uma biblioteca.

  • Conforme Lancaster (2004, p. 19):

    A quarta lei - Poupe o Tempo do Leitor - permeia praticamente todas as demais.Os serviços de informação devem preocupar-se não somente em satisfazer as necessidades, mas em satisfazer as necessidades do modo mais eficiente possível.

    Na avaliação dos serviços de bibliotecas, deve-se atribuir um peso suficiente ao tempo despendido pelo usuário. Além disso, na análise de custo-eficácia de um serviço de informação, todos os custos, inclusive todos os custos para o usuário, geralmente devem ser considerados.

    Gab. E

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2004.


ID
358237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do sistema de governança do
Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).

As cinco leis de Ranganathan aplicam-se às diversas atividades bibliotecárias e estabelecem relações com os serviços prestados em bibliotecas e com as fontes de informação utilizadas para atendimento aos usuários. Acerca da aplicação dessas leis, julgue os itens a seguir.

A catalogação analítica, ao fornecer dados catalográficos completos de livros e periódicos no todo, torna-se fundamental para o cumprimento da primeira lei — os livros são para usar.

Alternativas
Comentários
  • 1ª Os livros são para usar - USABILIDADE / ACESSIBILIDADE

  • De acordo com a AACR2, a definição de entrada analítica não é a descrita na pergunta acima.

    13.1A- Análise é o processo de preparação de um registro bibliográfico que descreve uma parte ou partes de um item para a qual foi dada uma entrada mais ampla.

    Portanto a resposta é : ERRADO

  • A catalogação analítica, ao fornecer dados catalográficos completos de livros e periódicos no todo, torna-se fundamental para o cumprimento da primeira lei — os livros são para usar.

    Acredito que a parte da questão que a torna errada é a destacada em vermelho, uma vez que "
    catalogação analítica é o processo de preparação da catalogação que descreve uma parte ou partes de um todo." FONTE: http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/ManualCatalogacaoDocFotograficos.pdf 

     

  • Eu pensei o seguinte para acertar a questão:

    A catalogação analítica é quando se cataloga os capítulos, no caso, dos livros; ou artigos, no caso, de periódicos. Assim acredito que a catalogação analítica NÃO é fundamental para o cumprimento da primeira lei (os livros são para usar) e sim para a quarta lei (poupe o tempo do leitor). Acredito que é isso.

    Força, foco e fé!

  • Errado.


    No livro as 5 leis da biblioteconomia, Ranganathan afirma que a catalogação analítica é um dos mecanismos utilizados para o cumprimento da terceira lei (para cada livro o seu leitor), junto a outros mecanismos como o livre acesso, o arranjo classificado, o pessoal da referência e a publicidade.

  • Primeira Lei - Livros são para Uso

    De acordo com Raganathan, com exceção das obras clássicas da literatura, os livros não devem ser consumidos como matéria física e muito menos como produção de um indivíduo em especial. Para ele, as obras devem ser usadas como uma ideia incorporada nos livros. Desta forma, a organização das obras em uma biblioteca deve ser feita por assunto. Esta primeira lei advém da experiência do indiano, que visitou bibliotecas do mundo todo e conviveu com diversos profissionais da área. Ele percebeu que a maioria dos leitores procurava por assuntos específicos, independente de autor, daí veio a ideia de uma primeira organização por sequência de assuntos.

    Segunda Lei - Para cada Leitor, seu Livro

    Esta segunda lei de Ranganathan prioriza o leitor. Para o indiano, é necessário oatendimento de uma necessidade específica. Desta forma, os livros devem ser reunidos sobre um assunto e seguir uma sequência de assuntos. De acordo com Ranganathan, "Quando um leitor procura informação sobre um dado assunto, o arranjo dos livros na biblioteca vai ser útil para ele somente se todos os livros sobre um assunto estiverem reunidos. Ele será mais bem servido ainda se eles estiverem reunidos dentro de cada assunto por suas línguas, e se aqueles em qualquer grupo lingüístico estiverem na seqüência por ano de publicação, ficando os mais recentes no final de cada grupo. Este é um dos resultados da aplicação da Segunda Lei da Biblioteconomia."

    Terceira Lei - Para cada Livro, seu Leitor

    Nesta lei a obra intelectual é priorizada acima de tudo. Em sua justificativa desta lei, o indiano afirma que os livros procuram os leitores que melhor se adéquam a eles. Segundo ele, "um livro sobre Solo pode interessar tanto a quem está querendo uma obra geral sobre o tópico como para quem está interessado em Adubação. Ao ordenar Adubação depois de Solo há grande probabilidade que o leitor o encontre. Da mesma forma, o tópico Cultivo deve ser colocado depois de Solo e antes de Adubação”.

    Quarta Lei - Poupe o tempo do leitor

    Esta lei prima pela organização, arrumação e catalogação dos livros como ferramenta importante para diminuir o tempo com que o leitor procura pelos livros e informações desejadas. A quarta regra ainda discute o serviço de referência, melhorias em processos técnicos e condições de acesso às estantes e prateleiras.

    Quinta Lei - Lei - A Biblioteca á uma organização em crescimento

    Nesta lei, Raganathan diz que a classificação das obras de uma biblioteca deve sempre permitir a inclusão de novos tópicos. Na opinião do estudioso, não importa o quanto uma coleção esteja ganhando novos títulos ou o quanto a biblioteca esteja crescendo, o arranjo deve sempre facilitar e dar novas oportunidades de consulta ao leitor, ficando implícito a inclusão de novos assuntos.

    fonte: http://www.infoescola.com/curiosidades/leis-de-ranganathan/

  • Se souber a definição de Catalogação Analítica já mata a questão.

    Catalogação Analítica é a representação de apenas parte de um documento, como capítulos de livros ou artigos.

    Quando o enunciado afirma que catalogação analítica se refere ao fornecimento de dados catalográficos completos de livros e periódicos no todo, você já sabe que a questão está errada. Para complementar, a catalogação analítica é essencial para o cumprimento da 3ª lei e não da 1ª lei, como afirma a questão.


ID
358240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do sistema de governança do
Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).

As cinco leis de Ranganathan aplicam-se às diversas atividades bibliotecárias e estabelecem relações com os serviços prestados em bibliotecas e com as fontes de informação utilizadas para atendimento aos usuários. Acerca da aplicação dessas leis, julgue os itens a seguir.

As bibliografias auxiliam os bibliotecários no cumprimento da segunda lei — para cada pessoa o seu livro —, pois essas obras contribuem com a divulgação dos documentos e permitem identificar aqueles que atendem às necessidades de cada usuário.

Alternativas
Comentários
  • 2ª A cada leitor o seu livro - DISPONIBILIDADE

  • A 2ª lei - A cada leitor o seu livro: está associada ao estudo de usuário, desenvolvimento de coleções, principalmente a seleção. Portanto, no desenvolvimento de coleções, as bibliografias são instrumentos auxiliares que contribuem na seleção de materiais que atendem aos interesses dos usuários.

  • As cinco leis de Ranganathan


    Os livros são escritos para serem lidos - o livro é um meio que impulsiona o conhecimento. E podemos observar a importância de uma biblioteca na seguinte frase: "quem tem informação, tem poder". Aponta para o livro como um meio e não como tendo um fim em si mesmo. Em relação as bibliotecas de nada adianta tê-las cheias de livros senão se dá o acesso a informação. Por isso, esta afirmativa de Ranganathan se perpetua até os dias de hoje. Todo leitor tem seu livro - o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário. Todo livro tem seu leitor - refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção. Poupe o tempo do leitor - a arrumação e catalogação dos documentos diminui o tempo necessário para encontrar a informação desejada. Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos. Uma biblioteca é um organismo em crescimento - o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de estatísticas da consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige atualização das coleções e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.


  • Concordo com o gabarito mas, na minha opinião, também acho que as bibliografias são instrumentos importantes para a terceira lei - "Todo livro tem seu leitor" - de modo que tal instrumento auxilia na divulgação de alguns produtos que as bibliotecas oferecem.

  • A cada leitor o seu livro. Considerando que as bibliografias descrevem os livros do acervo e, dessa forma, permitem que o leitor identifique quais títulos presentes na coleção são de seu interesse, a questão está correta.

    Gabarito: C


ID
358243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca do sistema de governança do
Sistema Elétrico Brasileiro (SEB).

As cinco leis de Ranganathan aplicam-se às diversas atividades bibliotecárias e estabelecem relações com os serviços prestados em bibliotecas e com as fontes de informação utilizadas para atendimento aos usuários. Acerca da aplicação dessas leis, julgue os itens a seguir.

O sistema de livre acesso e o arranjo alfabético aplicados à organização do acervo são recursos inadequados para que a biblioteca atenda aos requisitos da terceira lei — para cada livro seu leitor.

Alternativas
Comentários
  • São recursos adequados.

    3ª A cada livro o seu leitor - DSI
  • Se eu estiver errada, corrijam-me, mas, Sistema de Livre Acesso e Arranjo Alfabético tem alguma coisa a ver com DSI (Disseminação Seletiva de Informação) como citou o colega acima? Até onde sei não tem nada a ver essa relação...

    Para cada livro o seu leitor e DSI tudo bem... mas livre acesso e arranjo alfabético???????????/

    Grata por cometarem!!
  • No texto de Sebastião de Souza, ele comenta a terceira lei dizendo q nem tudo é para todos e q o Bibliotecário deve funcionar como filtro entre a informação e o usuário, desta forma, entendi essa questão como errada já q o sistema de livre acesso e o arranjo alfabético dão idéia de q o usuário faça sua pesquisa sem a assistência o bibliotecário. Quem entender diferente por favor comentem.
  • Fiz a conferência com o gabarito oficial do cespe e a questão está INCORRETA. Vou solicitar a correção ao QC.

  • Errado.


    É exatamente ao contrario. O livre acesso e o arranjo alfabético junto a outros mecanismos como o pessoal da referência, a catalogação analítica e a publicidade, são mecanismos necessários para o cumprimento da terceira lei, de acordo com Ranganathan no livro as 5 leis da biblioteconomia.

  • A cada livro seu leitor:

    - Livros descrito em catálogos adequados;

    - Expor materiais de forma atraente;

    - Acesso livro;

    - Serviço de Referência;

    - DSI;

    - Catalogação analítica;

    - Arranjo Classificado


  • O principal instrumento disponível para a satisfação da terceira lei é o “sistema de livre acesso”. Os outros instrumentos são relacionados ao arranjo das estantes, às entradas do catálogo, ao serviço de referência, entre outros.

    Gabarito: E


ID
358246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As cinco leis de Ranganathan aplicam-se às diversas atividades bibliotecárias e estabelecem relações com os serviços prestados em bibliotecas e com as fontes de informação utilizadas para atendimento aos usuários. Acerca da aplicação dessas leis, julgue os itens a seguir.

A quarta lei — poupe o tempo do leitor — orienta para a seleção de uma coleção ampla e representativa de obras de referência que apóiam a pesquisa bibliográfica.

Alternativas
Comentários
  • Obras de referência também designam aquelas obras de uso pontual e recorrente, ao contrário de outras que são destinadas, normalmente a serem lidas do principio ao fim. Uma de suas principais finalidades é facilitar a localização da informação que se procura.

  • Achei que fosse a catalogação

  • As obras de referência são instrumentos de recuperação da informação, que associados às formas de organização mais eficientes colaboram com o alcance do objetivo da quarta lei que é a agilização do atendimento. 

  • Conforme Ranganathan (2009, p. 225):

    A principal contribuição da Quarta Lei para a seleção de livros é que deve ser adquirida uma seleção ampla e representativa de publicações bibliográficas.

    Gab. Certo


ID
358249
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As cinco leis de Ranganathan aplicam-se às diversas atividades bibliotecárias e estabelecem relações com os serviços prestados em bibliotecas e com as fontes de informação utilizadas para atendimento aos usuários. Acerca da aplicação dessas leis, julgue os itens a seguir.

As quatro primeiras leis orientam a gerência e a administração das bibliotecas, e a quinta lei — a biblioteca é um organismo em crescimento — enuncia o princípio fundamental que orienta o planejamento e a organização das bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Os livros são para usar, cada leitor seu livro, cada livro seu leitor, poupe o tempo do leitor (se aplica a parte administrativa da biblioteca)

    a 5ª lei - a biblioteca é um organismo em crescimento ( se aplica à organização e planejamento, pois a cada dia a tendencia é de expansão da biblioteca, e tudo isso deve ser planejado)

     

  • E planejar e organizar não está dentro do Universo da Administração??????????????????

  • Conforme Ranganathan (2009, p. 241):

    [...]. Enquanto as quatro primeiras tratam das funções da biblioteca, a Quinta nos fala das características essenciais e perenes da biblioteca como instituição e exige a necessidade de uma constante adaptação de nossa perspectiva ao lidarmos com ela. Se as quatro primeiras leis mostram o espírito que deve caracterizar a gerência e a administração das bibliotecas, a Quinta Lei enuncia o princípio fundamental que deve presidir ao planejamento e organização das bibliotecas.

    Gab. Certo

    Ranganathan, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2009.


ID
523273
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em se tratando das “Cinco Leis de Ranganathan”, a 5ª e última lei indica que a biblioteca deve estar pronta para:

Alternativas
Comentários
  • "5 - Uma biblioteca é um organismo em crescimento - o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de estatísticas da consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige atualização das coleções e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca."
  • A quinta lei de Ranganathan diz que   "A biblioteca é uma organização em crescimento" produção de conhecimento é um ato contínuo e dinâmico
    do ser humano. Para que a instituição Biblioteca possa acompanhar esse crescimento, fazem-se necessários bibliotecários com postura mais dinâmica e criativa, pois novos assuntos surgem, bem como novos usuários com características diversas. Isto exige a todo momento, um repensar sobre as práticas e instrumentos utilizados e sobre as atividades realizadas.
  • Opção a) encontrar seus leitores potenciais, nada mais é que a terceira lei: a cada livro seu leitor.
    Opção b - CORRETA) se adaptar às condições sociais cambiantes e aos desenvolvimentos tecnológicos; nada mais é do que considerar que a biblioteca é um organismo em crescimeto e tem que sempre está se adaptando aos desevolvimetos tecnólogicos e sociais.
    Opção c) promover a acessibilidade aos itens de seu acervo está ligado a primeira lei que é os livros são para usar.
    Opção d) atender às necessidades informacionais de seus leitores está relacionado a segunda lei que é para cada leitor seu livro
    Opção e) considerar o tempo despendido pelo usuário no atendimento das suas necessidades, como a opção já está falando a lei relacionada a esse item é poupe o tempo do leitor.
  • A biblioteca abriga registros do conhecimento humano, que é produzido e renovado constantemente. Dessa forma, a biblioteca, para que possa atingir seus objetivos, é induzida a acompanhar essa dinâmica.

    Gabarito: B

  • Acrescentando...

    Conforme Lancaster (2004, p. 19):

    A quinta e última lei - A Biblioteca é um Organismo em Crescimento: indica que a biblioteca deve estar pronta para se adaptar a novas condições. Isto incluiria a adaptabilidade a condições sociais cambiantes e aos desenvolvimentos tecnológicos.

    Gab. B

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2004.


ID
670150
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O conceito de biblioteca pode ser analisado a partir das Leis da Biblioteconomia formuladas por Ranganathan. “Dessas leis, [...] resulta a ideia de que a finalidade da biblioteca é promover a efetiva utilização de seus materiais e não ser um mero local de custódia; de que os acervos devem ser formados segundo as necessidades efetivas dos usuários; de que estes devem ter ao seu dispor serviços organizados e eficientes; e que, pelo fato de tender ao crescimento incessante, é preciso que haja mecanismos de seleção e descarte adequados.”

(Lemos, Antônio Agenor Briquet de. Bibliotecas. In: Campello, Bernardete; Caldeira, Paulo da Terra. Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005. p.102)

A afirmação de que os usuários “devem ter ao seu dispor serviços organizados e eficientes” remete à lei de Ranganathan que preconiza

Alternativas
Comentários
  • As leis de Ranganathan são:

    1 – Os livros são para usar: circulação, usabilidade
    2 – A cada leitor o seu livro: estudo do usuário, desenvolvimento de coleções (especialmente a parte de estudo da comunidade e seleção).
    3 – A cada livro o seu leitor: Disseminação seletiva da informação
    4 – Poupe o tempo do leitor: serviço de referência
    5 – A Biblioteca é um organismo em crescimento: planejamento para poder crescer, e crescer não significa espaço, e sim importância social.

    Fonte: http://biblioteconomiaparaconcursos.com/2012/03/24/2257/
  • A sentença  “devem ter ao seu dispor serviços organizados e eficientes” nos diz que a organização leva a uma eficiente recuperação da informação. Logo, a questão D exemplifica bem isso. Se estiver com uma organização eficiente, a biblioteca e seus envolvidos pouparão o tempo do leitor/pesquisador 


ID
670162
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ao analisar as implicações da quinta Lei da Biblioteconomia – a biblioteca é um organismo em crescimento. Ranganathan qualificou esse crescimento como “infantil” e “adulto”. Descreveu o crescimento “infantil” como aquele que envolve o aumento do tamanho da biblioteca e que requer ações de organização e administração; e o crescimento “adulto”, como aquele em que há desenvolvimento sem aumento do tamanho total, e que requer estruturas sistêmicas de cooperação. O crescimento “infantil” e o crescimento “adulto” se complementam e caracterizam dois tipos modelares de bibliotecas voltadas, respectivamente, para a

Alternativas
Comentários
  • Resposta B. A obra "As cinco leis da biblioteconomia" (2009, p. 283) de S.R. Ranganathan; traduzido por Tarcisio Zandonade diz que:  "85  [...]. Devem-se reconhecer dois tipos de bibliotecas, ou seja, bibliotecas voltadas para a conservação e bibliotecas voltadas para a prestação de serviços. Esta distinção foi percebida e aplicada conscientemente pela primeira vez somente em Library book selection (1953)." (grifo nosso). Em outras palavras, as bibliotecas de crescimento infantil buscam educar, atrair e conservar os alunos da Instituição de Ensino de que pertencem e as bibliotecas de crescimento adulto que visam também prestar serviço aos ex-alunos, isto é, os já formados os quais a Instituição de Ensino não possui mais obrigação em lhes fornecer serviços.

  • Sinceramente, achei a questão BEM mal elaborada....

  • "O capítulo 7 deste livro apresenta as implicações de 'crescimento' somente no sentido de 'crescimento infantil' - isto é, o que envolve aumento regular no tamanho total. Mas o termo possui também outro sentido. É o de 'crescimento adulto' - isto é, crescimento por substituição de constituintes, sem aumento do tamanho total. A dupla implicação da Quinta Lei conduz a um importante princípio na organização de um sistema nacional de bibliotecas. Devem-se reconhecer dois tipos de bibliotecas, ou seja, bibliotecas voltadas para a conservação e bibliotecas voltadas para a prestação de serviços." (RANGANATHAN, 2009, p. 283)

    "Em vista da contínua demanda que uma biblioteca voltada para a conservação faz por edifícios, estantes e despesas de manutenção adicionais, razões de natureza econômica sugerem que deva haver um limite para o número dessas bibliotecas num país. A biblioteca nacional principal deve ser uma biblioteca de conservação, e que talvez seja suficiente num país que tenha um território pequeno. Mesmo num país com um grande território, seu número não precisa passar de uma meia dúzia. [...] Uma biblioteca de serviço poderá estabelecer um limite para a quantidade de volumes do acervo, o número de leitores, o tamanho do quadro de pessoal, e, por conseguinte, do edifício e do mobiliário e equipamentos. As aquisições anuais e o descarte, por causa do desgaste pelo uso ou por causa da obsolescência, deverão, em última análise se equilibrar." (RANGANATHAN, 2009, p. 283-284)

    RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

    Gabarito: B


ID
1043221
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação ao serviço de referência, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que as siglas DSI e RSS, sempre que utilizadas, referem-se, respectivamente, a disseminação seletiva da informação e rich site summary.

As leis de Ranganathan, “poupe o tempo do usuário” e “para cada leitor seu livro”, representam o conceito de DSI.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Duas Leis de Ranganathan, “poupe o tempo do usuário” e “para cada leitor seu livro”, ajudam a entender a disseminação seletiva da informação (DSI), que pode ser um serviço personalizado, de valor agregado e direcionado para necessidade particular de cada usuário.


  • "Poupe o tempo do leitor"

  • Me poupe, Cespe!

  • DSI não está ligada a "A CADA LIVRO SEU LEITOR" ????


ID
1136968
Banca
FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE
Órgão
EMAP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Leia a citação a seguir.

            “A formação de rede é uma das mais importantes questões com que hoje se defronta a comunidade bibliotecária e de informação. A convergência da tecnologia da informática com as comunicações afeta a criação, gestão e uso da informação de modo inédito desde a introdução da imprensa de tipos móveis” (MCGARRY, 1999).

Essa citação refere-se a que Lei de Ranganathan?

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa letra A

  • 1ª lei Os livros são para usar. 

    2ª lei A cada leitor seu livro.

    3ª lei A cada livro seu leitor.

    4ª lei Poupe o tempo do leitor.

    5ª lei A biblioteca é um organismo em crescimento.

     

  • A biblioteca é um organismo em crescimento refere-se à adaptabilidade e planejamento, ou seja, a biblioteca deve se adaptar às novas tecnologias da informação para que não fique obsoleta e continue prestando um bom serviço ao usuário.


ID
1181134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à aplicação prática de princípios e normas para a criação, para a organização e para a administração de bibliotecas — um dos primeiros conceitos de biblioteconomia emitidos pela ALA (American Library Association) — e, ainda, relativamente à ciência da informação, que sofreu grandes influências da documentação e da recuperação da informação, julgue os itens seguintes.

De acordo com a segunda lei de Ranganathan, o desenvolvimento das bibliotecas não necessita ser planejado sistematicamente para ficar em consonância com as mudanças sociais e tecnológicas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Todo leitor tem seu livro: Essa segunda lei dita que a Web serve a todos os usuários, independentemente de classe social, sexo, idade, grupo étnico, religião ou qualquer outro fator. Todo cibercidadão tem direito à informação. Webmasters e desenvolvedores de máquinas de busca devem dar seu máximo para ir ao encontro das necessidades dos cibercidadãos.


  • Errado!

     

    Essa questão tá toda errada... Primeiro quando ele fala em "consonância com as mudanças sociais e tecnológicas."  e se refere a 2ª lei de Ranganathan. Trata-se da 5ª Lei (A biblioteca é um organismo em crescimento). E mesmo se trocando para 5ª lei, ainda sim estaria errado, pq quando ele diz: "o desenvolvimento das bibliotecas não necessita ser planejado sistematicamente para ficar em consonância com as mudanças sociais e tecnológicas. Necessita sim!

  • A segunda lei nada fala sobre a questão do planejamento das bibliotecas. Mas a quinta sim, e diz exatamente o contrário do que foi apresentado na assertiva.

    Gabarito: E

  • De acordo com a segunda lei de Ranganathan, o desenvolvimento das bibliotecas não necessita ser planejado sistematicamente para ficar em consonância com as mudanças sociais e tecnológicas.

    Renganathan o tempo todo ao citar uma nova lei afirma que ela veio para complementar a anterior. Uma coisa é perguntar do que trata a segunda lei, outra é dizer que ela NAO precisa acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas. Nenhuma das leis funcionam isoladamente. Elas se completam. Este é o motivo da questão está errada.


ID
1232074
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O sistema de indexar em cadeia, criado por S. R. Ranganathan, tem por finalidade a elaboração de um índice de assuntos que ofereça maior rendimento, com o máximo de economia, sendo aplicado no desenvolvimento do índice alfabético de assuntos do catálogo sistemático.

A afirmativa está

Alternativas
Comentários
  • "É óbvio que o índice alfabético de um catálogo sistemático elaborado segundo esses princípios deve ser desenvolvido de forma coerente, senão resultará em algo caótico e impossível de usar. A solução dada por Ranganathan a este problema - a indexação em cadeia - implica que se indexe cada degrau da cadeia hierárquica, do mais específico até o mais genérico. Assim, um item representado pela classificação AbCfHYqZh geraria as seguintes entradas no índice:

    Século XIX, Alemanha, Confecção, Artigos de Lã, Roupas AbCfHYqZb

    Alemanha, Confecção, Artigos de Lã, Roupas AbCfHYq

    Confecção, Artigos de Lã, Roupas AbCfH

    Artigos de Lã, Roupas AbCf

    Roupas Ab"

    Capítulo 4 do livro do Lancaster.

  • "O sistema de indexar em cadeia, criado pelo bibliotecário indiano S. R. Ranganathan, tem por finalidade a elaboração de um índice de assuntos que ofereça maior rendimento, com o máximo de economia pela aplicação do processo que analisa em profundidade os assuntos, substituindo o método de inversões, sem afastar, porém, os termos da classe geral."

    Texto: "Índice em cadeia" - de Evangelína de Azevedo Veiga & Sara Roitman Jakobson 

    Fonte: Revista Ibict online

  • A primeira tentativa de sistematização da catalogação de assunto, cujas regras ainda estão em vigor, foi realizada por Charles Ammi Cutter e registrada em sua obra Rules for a dictionary catalog, publicada em 1876. A prática exercida na Biblioteca do Congresso dos EUA (Library of Congress – LC) e a geração de seu instrumento, a Library of Congress Subject Headings, além de fundamentar acabou por sedimentar tais regras de catalogação.

    Dentre as regras de Cutter, duas referem-se de modo especifico à elaboração do cabeçalho composto e à escolha de seu ponto-de-acesso, sem restringir-se à sintaxe de lugar, tempo ou forma.

    Fonte: http://eooci.uff.br/sistematizacao-da-sintaxe-de-cabecalho-de-assunto/#2.1


ID
1588510
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Lei em que Ranganathan propõe a biblioteca incorporar tanto as mudanças bruscas, quanto as lentas e contínuas em seu desenvolvimento geral e processos específicos:

Alternativas
Comentários
  • A biblioteca é um organismo em crescimento!



    "A Biblioteca deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está a ser usada, através de estatísticas da consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige atualização das coleções e previsão do crescimento."

    Disponível em: http://sdi.letras.up.pt/uploads/sabia_que/Ranganathan.pdf 

  • 1. Os livros são para serem usados;

    2. A cada leitor, o seu livro;

    .3. A cada livro, o seu leitor;

    4. Poupe o tempo do leitor;

    5. A biblioteca é um organismo em crescimento;

    Ranganathan faz uma analogia da instituição biblioteca com a biologia: só um organismo que cresce, sobrevive. E ela cresce: no sentido quantitativo, porque a produção literária/documentária/digital não para; cresce no sentido qualitativo, porque à medida em que analisa constantemente as necessidades de seus usuários, se aproxima cada vez mais daquilo que eles procuram, oferecendo um serviço melhor; cresce em dimensão física e conceitual, adquire novas formas e modelos, já que deve estar constantemente se atualizando. Tudo sempre dentro do escopo de dar acesso ao conhecimento, como meio à educação universal.


    Fonte: http://arteando.fiz.art.br/2011/01/biblioteconomia-ranganathan/







  • Segundo Ranganathan (2009, p. 241):

    Reza a Quinta Lei: A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO. É um fato biológico indiscutível que somente o organismo que se desenvolve é o que sobrevive. Um organismo que pare de se desenvolver acabará por se paralisar e perecer. A Quinta Lei chama nossa atenção para o fato de a biblioteca, como instituição, possuir todos os atributos de um organismo em crescimento. Um organismo em crescimento absorve matéria nova, elimina matéria antiga, muda de tamanho e assume novas aparências e formas.

    Além das mudanças bruscas e aparentemente descontínuas dessa metamorfose, está também sujeito a uma mudança lenta e contínua, que conduz ao que se conhece como ‘variação’, em linguagem biológica, e para a evolução de novas formas. 

    Gab. D

    RANGANANTHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.


ID
1588597
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para Grogan (2001) a Lei de Ranganathan que expressa de forma mais adequada a função do bibliotecário de referência é a:

Alternativas
Comentários
  • Quarta. "Poupe o tempo do leitor"

  • 1 - Os livros são para usar. Acessibilidade e usabilidade.

    2 - A cada leitor o seu livro. Disponibilidade (Conhecimento do Usuário)

    3 - A cada livro seu leitor. Disseminação seletiva da informação.

    4 - Poupe o tempo do leitor. Serviço de referência.

    5 - A biblioteca é um organismo em crescimento. Adaptabilidade e planejamento.

  • Segundo Grogan (2001, p. 21):

    [...] a função do bibliotecário de referência nunca foi expressa de forma tão magnífica quanto na quarta lei da biblioteconomia de S. R. Ranganathan 'Poupe o tempo do leitor'.

    Gab. C


ID
1588618
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

“Serviço de referência rápida” é a denominação de uma das categorias em que se divide o trabalho de referência do ponto de vista da Quarta Lei da Biblioteconomia. A segunda categoria foi nomeada como:

Alternativas
Comentários
  • Letra D serviço de referencia de longo alcance

  • 2.   Todo leitor tem seu livro – o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.

  • Conforme Ranganathan (2009, p. 226):

    [...]. Este último estaria subdividido em dois: serviço de referência rápida e serviço de referência de longo alcance. O primeiro seria representado por balcões de informação de fácil localização para orientação dos leitores e instrução, além de consultas simples; o segundo responderia por um contato ampliado entre leitor e serviço de referência, que aponta para o acompanhamento do biblitecário até as estantes com o usuário.

    Gab. D


ID
1588621
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para Ranganathan (2009) o requisito da Terceira Lei “desafia e transcende a máquina”. Referindo-se ao livre acesso, ao arranjo classificado e à catalogação analítica, adverte que tais mecanismos não dispensam o atendimento pessoal e que, para isso, o bibliotecário precisa ser, além de agente promotor, um agente:

Alternativas
Comentários
  • Pode-se entender aqui que a terceira lei "A cada livro o seu leitor", como disseminação seletiva da informação.

  • As leis de Ranganathan são cinco leis fundamentais instituídas para a Biblioteconomia pelo pensador indiano Shiyali Ramamritam e que vigoram até os dias atuais. Ranganathan era um professor de matemática indiano interessado em Biblioteconomia. Foi autor do livro “The Five Laws of Library Science” (1931) que aborda pontos importantíssimos da Biblioteconomia moderna com suas cinco Leis.

    Estas leis podem ser resumidas da seguinte forma:

    1.   Os  são para serem usados – o livro é um meio que impulsiona o conhecimento. E podemos observar a importância de uma  na seguinte frase: “quem tem , tem poder”. Aponta para o  como um meio e não como tendo um fim em si mesmo.

    2.   Todo leitor tem seu livro – o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.

    3.   Todo livro tem seu leitor – refere-se à disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua , antecipando a estética da recepção.

    4.   Poupe o tempo do leitor – a arrumação e  dos documentos diminuem o tempo necessário para encontrar a informação desejada. Aponta para o livre acesso às estantes, o  e a simplificação dos processos técnicos.

    5.   Uma biblioteca é um organismo em  – o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de  da consulta e empréstimo. Decorre da  que exige atualização das  e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.

  • Por conseguinte, o livre acesso, o arranjo classificado e a catalogação analítica são três dos mecanismos necessários para se conseguir para CADA LIVRO SEU LEITOR. Mas estes instrumentos mecânicos são raramente suficientes. Duvida-se que o livre acesso possa conseguir tudo o que pode para a Terceira Lei se o pessoal da biblioteca interpretar o acesso livre no sentido de “forneça os livros e se afaste tanto quanto possível do caminho”. Neste caso, vários livros e não poucos leitores terão de compartilhar a sorte dos burricos entre dois montes de feno. Ademais, não se tem certeza de que o catálogo em fichas, por si só, se torne algum dia o guia, filósofo e amigo do leitor comum da biblioteca. As dificuldades inerentes de um catálogo analítico são muitas e sérias. Pode-se dizer com segurança que um catálogo analítico em fichas sempre precisará de um intérprete. (RANGANATHAN, 2009, p. 197)


ID
1807705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de gestão da informação, gestão do conhecimento e usuários da informação, julgue o item subsequente.

Os livros são para usar, conforme a quarta lei da biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O enunciado trata da primeira lei, e não da quarta. Conforme a quarta lei de Ranganathan: Poupe o tempo do leitor. 


  • Leis de Ranganathan


    1 - Os livros são para usar;

    2 - A cada leitor o seu livro;

    3 - A cada livro seu leitor;

    4 - Poupe o tempo do leitor;

    5 - A biblioteca é um organismo em crescimento.


  • Errado 

    4 Lei: Poupe o tempo do leitor 

  • Dica para decorar as leis e sua ordem:

         Livros

    Leitor / Livro

    Livro / Leitor

        Leitor

      Biblioteca

    Essa sequência, vi no curso da Thalita Gama.

    Reparar que a primeira e a quarta linhas se alternam, bem como o miolo entre elas, aos pares. Decore apenas que começa por "Os LIVROS são para usar", e saberá o resto. Não por acaso essa é a primeira, já que todo o nosso trabalho começa por eles, ou a informação neles. São o motivo de existir a Biblioteconomia, pelo menos o inicial.

  • Vamos relembrar as cinco leis da Biblioteconomia:

    1ª Os livros são para usar

    2ª A cada leitor o seu livro

    3ª A cada livro o seu leitor

    4ª Poupe o tempo do leitor

    5ª A biblioteca é um organismo em crescimento. 

  • Esta questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre as 5 leis da Biblioteconomia de Ranganathan. 

    “Os livros são para usar" refere-se à primeira lei de Ranganathan. Esta lei destaca a importância da circulação e do acesso aos livros para que estes cumpram a sua função primordial: informar. Esta ideia é uma ruptura com o formato das antigas bibliotecas que tinham o livro como algo a ser guardado e pouco acessível.  

    A quarta lei a que se refere a assertiva é “Poupe o tempo do leitor". Esta lei envolve assuntos diversos que vão desde o estabelecimento de um serviço de referência e de circulação de materiais competente até a prática do processamento técnico de forma eficiente para facilitar a recuperação da informação pelo usuário. Também é abordado nesta lei a importância da organização dos espaços e do acervo e seus efeitos no uso da coleção. 

    Gabarito do Professor: ERRADO. 


ID
1856869
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das Leis de Ranganathan, julgue o item a seguir.

A satisfação do usuário, medida em procedimentos próprios de estudo de usuários, é um indicador relacionado à segunda Lei de Ranganathan.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

     

    Relembrando as 5 leis: 

    1. Os livros são para serem usados.

    2. Para cada leitor, o seu livro.

    3. Para cada livro, o seu leitor.

    4. Poupe o tempo do leitor.

    5. A biblioteca é um organismo em crescimento.

  • Segunda Lei - A cada leitor o seu livro. Disponibilidade (Conhecimento do Usuário)

  • 1. USE OS LIVROS

     

    2. LEITOR ---> LEIA O SEU LIVRO 

     

    3. LIVRO --- > ACHE SEU LEITOR

     

    4. TEMPO

     

    5. CRESCIMENTO

     

  • Para cada leitor, o seu livro ---- Relacionado ao desenvolvimento de coleções, estudo de usuários...


ID
2085961
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma biblioteca especializada fundamentou a avaliação de seus acervos e serviços nas leis da Biblioteconomia formuladas por Ranganathan e realizou um estudo concernente à acessibilidade. Ao buscar verificar em que medida a biblioteca torna os documentos acessíveis aos usuários ela utilizou a lei:

Alternativas

ID
2112847
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Fundamentais ao desenvolvimento da profissão de bibliotecário, as cinco leis da biblioteconomia foram criadas pelo indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan em 1931 e vigoram até hoje. Marque a alternativa que apresenta a 2ª lei.

Alternativas
Comentários
  • Estas leis podem ser resumidas da seguinte forma:

    Os livros são escritos para serem lidos - o livro é um meio que impulsiona o conhecimento. E podemos observar a importância de uma biblioteca na seguinte frase: "quem tem informação, tem poder". Aponta para o livro como um meio e não como tendo um fim em si mesmo. Em relação as bibliotecas de nada adianta tê-las cheias de livros senão se dá o acesso a informação. Por isso, esta afirmativa de Ranganathan se perpetua até os dias de hoje.

    Todo leitor tem seu livro - o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.

    Todo livro tem seu leitor - refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.

    Poupe o tempo do leitor - a arrumação e catalogação dos documentos diminui o tempo necessário para encontrar a informação desejada. Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos.

    Uma biblioteca é um organismo em crescimento - o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de estatísticas da consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige atualização das coleções e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.

     

  • Agora ficou fácil: a cada leitor o seu livro.  


ID
2148109
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O serviço de referência foi considerado por Ranganathan (apud ACCART, 2012, p.4) como o verdadeiro trabalho do bibliotecário. A função desse serviço pode ser expressa pela quarta lei da biblioteconomia quando ele recomenda “poupe o tempo do leitor”.

Analise as afirmativas a seguir, e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) O serviço de referência teve sua origem na biblioteca pública nas grandes cidades industriais da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos onde se percebeu que uma ampliação do ensino público e o avanço da alfabetização contribuíram para a criação de um novo público leitor.

( ) Em relação à consulta nos serviços de referência, Grogan (1995) ressalta a importância da terminologia, da boa compreensão do significado das palavras, de manter a ambiguidade do assunto e de conhecer o assunto solicitado pelo consulente.

( ) A atividade de referência é uma atividade essencialmente humana, que atende a uma das necessidades mais profundamente arraigadas da espécie, que é o anseio de conhecer e compreender.

( ) A função do profissional de referência, no contexto dos arquivos abertos, é múltipla e compreende as funções de formação, de comunicação e de orientação.

( ) Os serviços de referência virtuais foram previstos por Otlet em 1934.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Erro: Em relação à consulta nos serviços de referência, Grogan (1995) ressalta a importância da terminologia, da boa compreensão do significado das palavras, de manter a ambiguidade do assunto e de conhecer o assunto solicitado pelo consulente.

  • Conforme Accart (2012, p. 4):

    Em 1934, Paul Otlet previa os serviços de referência virtuais, ou pelo menos a distância, e a consulta de informações em telas de computadores, a fim de responder a perguntas feitas por telefone.

    Gab. A

  • (F ) Em relação à consulta nos serviços de referência, Grogan (1995) ressalta a importância da terminologia, da boa compreensão do significado das palavras, de manter a ambiguidade do assunto e de conhecer o assunto solicitado pelo consulente.


ID
2154823
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Targino (2010), as "Cinco leis da Biblioteconomia", estabelecidas em 1928 e publicadas, pela primeira vez em 1931, pelo indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan, vencem o tempo e continuam como essenciais para quem consegue visualizar, na biblioteconomia, chance inigualável de exercer a cidadania e lutar pelo acesso universal.
Diante desta afirmativa, qual dos preceitos abaixo se aplica às necessidades de bibliotecas e bibliotecários adaptarem-se às necessidades mutáveis dos usuários em pleno século XXI, em meio ao domínio de fluxo informacional contínuo e inesgotável, onde as TICs marcam presença ostensiva e irreversível? 

Alternativas
Comentários
  • A biblioteca é um organismo em crescimento - se relaciona com: planejamento, administração, capacidade da biblioteca estar sempre pronta para expansão. 

  • Conforme Targino (2010, p. 123-124):

    É ainda Shiyali Ramamrita Ranganathan quem traz à tona a assertiva de que - A biblioteca é um organismo em crescimento. Este último preceito, como os demais, conserva alto nível de atualização e adequação à dita sociedade da informação ou sociedade do conhecimento ou sociedade da aprendizagem. Em pleno século XXI, em meio ao domínio de fluxo informacional contínuo e inesgotável, onde as TICs marcam presença ostensiva e irreversível, mais do que nunca, bibliotecas e bibliotecários precisam se mover em direção ao futuro.

    Gab. D

    TARGINO, Maria das Graças. Ranganathan continua em cena. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 1, p.122-124, jan./abr., 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652010000100008


ID
2177866
Banca
IF-MG
Órgão
IF-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Das Cinco Leis da Biblioteconomia propostas por Ranganathan, qual delas não se trata com as funções da biblioteca?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão devia ter sido anulada!! Apesar de a letra A ser a única que cabe como resposta, algumas leis estão associadas de forma errada nos outros itens.

    O certo seria:

     

    Primeira lei: Os livros são para usar.

    Segunda lei: Para cada leitor, o seu livro.

    Terceira lei: Para cada livro, o seu leitor.

    Quarta lei: Poupe o tempo do leitor.

    Quinta lei: A biblioteca é um organismo em crescimento (desenvolvimento).  

  • Ela letra E fala que a quinta lei é poupe o tempo do leitor.

    Tá errada!

     

    Questão mal formulada!

  • Que diabos de questão é essa?

  • Pessoal, a ordem das leis está errada de propósito. É coisa de concurso mesmo! É muito melhor assim pois você já elimina essas possibilidades logo de cara.

  • Pessoal, no Livro As Cinco Leis da Biblioteconomia de autoria de Ranganathan, o capítulo 7 sobre a quinta lei começa assim: “Chegamos à quinta e última lei da biblioteconomia. Enquanto as quatro primeiras tratam das funções da biblioteca, a Quinta nos fala das características essenciais e perenes da biblioteca como instituição e exige a necessidade e de uma constante adaptação de nossa perspectiva ao lidarmos com ela”.

    Gabarito: A

  • Conforme Ranganathan (2009, p. 241):

    Chegamos à quinta e última lei da biblioteconomia. Enquanto as quatro primeiras tratam das funções da biblioteca, a Quinta nos fala das características essenciais e perenes da biblioteca como instituição e exige a necessidade de uma constante adaptação de nossa perspectiva ao lidarmos com ela. Se as quatro primeiras leis mostram o espírito que deve caracterizar a gerência e a administração das bibliotecas, a Quinta Lei enuncia o princípio fundamental que deve presidir ao planejamento e organização das bibliotecas.

    Gab. A

    Portanto, a única que não trata das funções da biblioteca é a Quinta Lei.

    RANGANATHAN, S.R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.


ID
2231617
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Facilitar a acessibilidade dos usuários à informação desejada está relacionada à qual Lei de Ranganathan?

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

    Um cuidado especial para não confundir com o livre acesso, que vem para cumprir a terceira lei (para cada livro, seu leitor).

  • 1. Os livros são para usar Circulação e usabilidade 

    2. A cada leitor o seu livro Estudo do usuário, desenvolvimento de coleções, principalmente a seleção

    3. A cada livro o seu leitor Disseminação seletiva da informação

    4. Poupe o tempo do leitor Serviço de referência

    5. A biblioteca é um organismo em crescimento Planejamento para crescer (importância social)


ID
2366668
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Souza (2010) fala dos principais tipos de classificações bibliográficas. Analise as afirmativas abaixo que citam diversas dessas classificações e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) A “Subject classification”, desenvolvida por Bliss, baseou-se na ordem do aparecimento das coisas no tempo: Força e Matéria geram Vida que produz a Inteligência da qual surge o Registro dos fatos.

( ) A “Bibliographic classification” foi desenvolvida por Brown e divide o conhecimento humano de acordo com o conceito educacional da época.

( ) A “Colon classification” foi desenvolvida por Ranganathan e sua principal característica é a subdivisão dos assuntos em facetas.

( ) A “Expansive classification” foi desenvolvida por Cutter e serviu de base para a elaboração da Classificação Decimal de Dewey.

( ) A “Library of Congress Classification” foi desenvolvida por Martel e Hanson para a Biblioteca do Congresso Americano.

A sequência correta é 

Alternativas
Comentários
  • Conforme Souza (2009, p. 18-20):

    A "Subject classification" (1906), foi desenvolvida por Brown, baseou - se na ordem do aparecimento das coisas no tempo, a Força e Matéria geram a Vida; esta produz a Inteligência e dela surge o Registros dos fatos.

     

    "Bibliographic classification" (1933), foi desenvolvida por Bliss, divide o conhecimento humano de acordo com o conceito educacional da época, reunindo - o em quatro grandes grupos: Filosofia - Ciência - História - Tecnologia e Artes.

     

    "Expansive classification" (1837 - 1930), conhecida por Tabela de Cutter. Elaborou sua classificação em contraposição e de Dewey, pois não concordava com ele. 

     

    Gab. D

  • MNEMÔNICOS:

    BIBLIO-BLISS

    SUB-BROWN


ID
2387161
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na quinta lei da biblioteconomia, observa-se que:

Alternativas
Comentários
  • 1. Os livros são para usar

    2. A cada leitor o seu livro

    3. A cada livro o seu leitor

    4. Poupe o tempo do leitor

    5. A biblioteca é um organismo em crescimento

  • Para decorar a ordem, pense que é um revezamento entre dois amigos que termina na biblioteca, a começar pelo livro.

    Livro > Leitor > Livro > Leitor > Biblioteca.

    1. Os livros são para usar;

    2. A cada leitor o seu livro;

    3. A cada livro o seu leitor;

    4. Poupe o tempo do leitor;

    5. A biblioteca é um organismo em crescimento.


ID
2545012
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na biblioteconomia tem-se instituídas cinco leis fundamentais e que prevalecem até a atualidade, as mesmas foram criadas pelo indiano Shiyali Ramamritam Ranganathan. Assinale a alternativa que apresenta as cinco leis conforme a ordem em que as mesmas se apresentam.

Alternativas
Comentários
  • E

     

  • Dica para lembrar a ORDEM :

    Livros

    Leitor/Livros

    Livros/Leitor

    Leitor


ID
2648722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

      Ele se preparava para subir na motocicleta. Seus olhos brilhavam, o que era sempre indício de que estava descobrindo alguma novidade, então, surgiu o sorriso característico dessas ocasiões, e falou: “Você quer dizer, ‘Os livros são para usar’; você quer dizer que esta é a sua primeira lei”. Partiu sem nem ao menos esperar por minha reação (...). Os enunciados das outras leis surgiram automaticamente. Levei umas três horas preenchendo cinco folhas de papel com a dedução das cinco leis. Seus enunciados estavam assim completos.

S. R. Ranganathan. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, com relação às cinco leis da biblioteconomia, propostas por Ranganathan.

O CRM (Customer Relationship Management) é uma abordagem que garante a premissa prevista na segunda lei de Ranganathan: “Todo leitor tem seu livro”.

Alternativas
Comentários
  • "CRM são as iniciais de "Customer Relationship Management" (Gestão de Relacionamento com o Cliente). O termo se refere a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no cliente que, desde pequenas empresas e startups até médias e grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com seus clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividade de suas campanhas de captação de novos clientes. O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais – nome, endereço, número de telefone, etc –, e suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações. Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras." 

  • CRM significa Customer Relationship Management. É a Gestão do Relacionamento com o Cliente. Seu objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente.

  • Complementando... Para quem não se lembra, as 5 leis são:

    1- Os livros são para serem usados.

    2- A cada leitor o seu livro.

    3- Para cada livro o seu leitor.

    4- Poupe o tempo do leitor.

    5- A biblioteca é um organismo em crescimento.

  • A questão aborda as relações entre uma das leis de Ranganathan e o uso dos CRMs (Customer Relationship Management).

    Os CRMs são sistemas de gerenciamento do relacionamento com o cliente. Este tipo de gestão prioriza as necessidades do cliente inserindo-o como ponto chave do desenvolvimento dos processos. Dessa forma é possível não apenas atender suas necessidades como também antecipá-las. Este conceito está em consonância com a segunda lei de Ranganathan: “Todo leitor tem seu livro".

    Esta lei indica que é papel da biblioteca e do bibliotecário prover a informação correta ou os meios para encontra-la ao usuário demandante. Logo, a gestão das necessidades do cliente, nesse caso usuário, voltaria as atividades e processos para o atendimento destas necessidades, concordando com a segunda lei de Ranganathan.

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • 2ª Lei - Todo leitor tem seu livro

    "As bibliotecas são coleções de livros, formadas para atender a uma finalidade especial. Que finalidade é essa? 'Uso' é a resposta dada pela Primeira Lei. Qual a utilidade dos livros? Os livros fornecem informação; eles educam. Podem também oferecer alívio; podem proporcionar uma forma de recreação inofensiva. Concentremo-nos primeiro em sua utilidade educacional. Se os livros são instrumentos de educação, a lei PARA CADA PESSOA O SEU LIVRO pressupõe o conceito EDUCAÇÃO PARA TODOS." (RANGANATHAN, 2009, p.51)

    "a gerência de relacionamento com cliente é uma abordagem empresarial destinada a entender e influenciar o comportamento dos clientes, por meio de comunicações significativas para melhorar as compras, a retenção, a lealdade e a lucratividade deles." (SWIFT, 2001, p.12 apud FINGER; CASTRO; COSTA, 2007, p.48)

    FINGER, A. B.; CASTRO, G.; COSTA, M. D. Gestão de Bibliotecas Universitárias com a implementação do Customer Relationship Manager (CRM). In: AMARAL, S. (Org.) Marketing na Ciência da Informação. Brasília: UNB. 2007.

    Gabarito: CERTO


ID
2648725
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

      Ele se preparava para subir na motocicleta. Seus olhos brilhavam, o que era sempre indício de que estava descobrindo alguma novidade, então, surgiu o sorriso característico dessas ocasiões, e falou: “Você quer dizer, ‘Os livros são para usar’; você quer dizer que esta é a sua primeira lei”. Partiu sem nem ao menos esperar por minha reação (...). Os enunciados das outras leis surgiram automaticamente. Levei umas três horas preenchendo cinco folhas de papel com a dedução das cinco leis. Seus enunciados estavam assim completos.

S. R. Ranganathan. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, com relação às cinco leis da biblioteconomia, propostas por Ranganathan.


Localização da biblioteca, horário de funcionamento, iluminação, disposição de estantes são fatores críticos de sucesso para o cumprimento da primeira lei de Ranganathan: “Os livros são para usar”.

Alternativas
Comentários
  • 1° lei :  Os livros são para serem usados – Relação com circulação e usabilidade.

  • Para que a biblioteca cumpra a primeira lei, ela deve estar bem localizada, funcionar em horário de atendimento adequado às necessidades dos usuários, possuir mobiliário disposto de maneira hospitaleira e manter um corpo funcional bem treinado, orientado à prestação de serviço. 

  • Certo.

    É só lembrar que a primeira lei está relacionada às formas que facilitam o acesso.


ID
2648728
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

      Ele se preparava para subir na motocicleta. Seus olhos brilhavam, o que era sempre indício de que estava descobrindo alguma novidade, então, surgiu o sorriso característico dessas ocasiões, e falou: “Você quer dizer, ‘Os livros são para usar’; você quer dizer que esta é a sua primeira lei”. Partiu sem nem ao menos esperar por minha reação (...). Os enunciados das outras leis surgiram automaticamente. Levei umas três horas preenchendo cinco folhas de papel com a dedução das cinco leis. Seus enunciados estavam assim completos.

S. R. Ranganathan. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, com relação às cinco leis da biblioteconomia, propostas por Ranganathan.


Ranganathan reconhece a limitação de abrangência da quinta lei, qual seja: “Uma biblioteca é um organismo em crescimento”, uma vez que as áreas do conhecimento já estavam devidamente categorizadas em instrumentos, como a Classificação Decimal de Dewey (CDD).

Alternativas
Comentários
  • 5° lei : A biblioteca é um organismo em crescimento – Planejamento para poder crescer, e crescer não significa espaço, e sim importância social. E

  • A quinta lei trata de características essenciais e perenes da biblioteca, portanto sua abrangência é ampla e não limitada.  

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre as Leis de Ranganathan.

    A quinta lei mencionada, “Uma biblioteca é um organismo em crescimento", trata da ideia de expansão e desenvolvimento de uma biblioteca no que tange sua coleção. Essa expansão não é necessariamente ligada a quantidade de livros em um acervo ou ao espaço dedicado a coleção.

    Este crescimento se dá em várias facetas que passam pelo crescimento físico, pela sua amplitude intelectual, seu acompanhamento das novas tecnologias, sua participação social, etc.

    A categorização das áreas do conhecimento mencionadas tem como função organizar o conhecimento e não limitá-lo, não havendo qualquer relação entre a existência destes instrumentos de categorização com a capacidade de crescimento orgânico de uma biblioteca. Sendo assim, a assertiva está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • "Em primeiro lugar, como uma biblioteca é um organismo em crescimento e como o próprio conhecimento está a crescer, é necessário que a “classificação seja abrangente, envolvendo todo o saber passado e presente, e que preveja espaços para possíveis acréscimos ao conhecimento. [...] Além de o esquema de classes ter de ser abrangente e hospitaleiro, a notação relativa a elas deve ser totalmente flexível. O maior serviço que Melvil Dewey prestou à biblioteconomia foi a demonstração do imenso potencial da notação decimal para enfrentar as dificuldades devidas ao crescimento. [...] O melhor caminho a seguir consiste em adotar um sistema de classificação reconhecido e que exista em edição impressa. Há quatro sistemas clássicos usados em países de língua inglesa: Brown’s Subject Classification [Classificação de Assuntos de Brown], Cutter’s Expansive Classification [Classificação Expansiva de Cutter], Dewey’s Decimal Classification [Classificação Decimal de Dewey] e a Library of Congress Classification [Classificação da Library of Congress]".

    RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009. 336 p.


ID
2648731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

      Ele se preparava para subir na motocicleta. Seus olhos brilhavam, o que era sempre indício de que estava descobrindo alguma novidade, então, surgiu o sorriso característico dessas ocasiões, e falou: “Você quer dizer, ‘Os livros são para usar’; você quer dizer que esta é a sua primeira lei”. Partiu sem nem ao menos esperar por minha reação (...). Os enunciados das outras leis surgiram automaticamente. Levei umas três horas preenchendo cinco folhas de papel com a dedução das cinco leis. Seus enunciados estavam assim completos.

S. R. Ranganathan. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, com relação às cinco leis da biblioteconomia, propostas por Ranganathan.


A quarta lei — “Poupe o tempo do leitor” — impacta a organização e os métodos utilizados no serviço de referência, que passa a ser estruturado em duas categorias: o serviço de referência rápida e o serviço de referência de longo alcance.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Copia e cola do livro As cinco leis da biblioteconomia de Ranganathan (2009): "Do ponto de vista da Quarta Lei, o trabalho do pessoal da referência classifica-se em duas categorias: 1) serviço de referência rápida, e 2) serviço de referência de longo alcance."


  • O serviço de referência rápida se ocupa de questões sobre setores da biblioteca, instrução de usuários e respostas a consultas simples. O atendimento de longo alcance trabalha com consultas mais complexas e que demandam mais tempo para solução.

    Gabarito: C

  • Acrescentando...

    Conforme Ranganathan (2009, p. 226):

    Do ponto de vista da Quarta Lei, o trabalho do pessoal da referência classifica-se em duas categorias: 

    1. serviço de referência rápida, e
    2. serviço de referência de longo alcance

    Gab. Certo

    Ranganathan, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2009.


ID
2785363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das Cinco Leis da Biblioteconomia e de aspectos éticos e profissionais da gestão da informação, julgue o item que segue.

Em atendimento à Segunda Lei da Biblioteconomia, as bibliotecas devem partir da premissa de que os livros de seu acervo estão à disposição para serem usados.

Alternativas
Comentários
  • NA QUESTÃO --A premissa da 2 lei :que os livros de seu acervo estão à disposição para serem usados.

    JÁ A PREMISSA DA 2 LEI NÃO SERIA O LEITOR?

    2 LEI --A cada leitor o seu livro

    PARECE QUE A QUESTÃO ESTÁ CERTA , HOUVE INVERSÃO..

  • O enunciado está se referindo a 1° Lei Os livros são para serem usados.

  • As 5 leis de Ranganahan:

    1ª LEI : Os livros são para serem usados - Relação com circulação e usabilidade;

    2ª LEI: Para cada leitor, seu livro - Relação com o estudo de usuário;

    3ª LEI: Para cada livro, seu leitor - Relação com a disseminação seletiva da informação;

    4ª LEI: Poupe o tempo do leitor - Relação com o serviço de referência;

    5ª LEI: A biblioteca é um organismo em crescimento - Relação com planejamento (não sobre crescer em espaço físico, mas em importância social)

  • Leis de Ranganathan: 1 - Os livros são para usar. Duas palavras estão associadas a esta lei: acessibilidade e usabilidade. 2 - A cada leitor o seu livro. A palavra desta lei é disponibilidade. Esta lei mostra a importância de se conhecer o leitor, de se conhecer o usuário. 3 - Acada livro seu leitor. Mostra o dinamismo da biblioteca. Esta lei dá sustentação ao serviço de disseminação seletiva da informação. 4 - Poupe o tempo do leitor. É a lei do serviço de referência. 5 - Abiblioteca é um organismo em crescimento. Apalavra-chave é adaptabilidade. A biblioteca precisa estar preparada para todas as eventualidades. Para isso, é preciso planejamento.
  • Na verdade a 1ª Lei da Biblioteconomia é que diz que “os livros são para o uso”. 

  • Item errado. A premissa de que os livros da biblioteca estão à disposição para serem usados tem a ver com a primeira lei de Ranganathan: "Os livros são para usar".


ID
2785366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito das Cinco Leis da Biblioteconomia e de aspectos éticos e profissionais da gestão da informação, julgue o item que segue.


Uma organização que se posiciona sobre o direito à privacidade, que não permite qualquer tipo de segregação informativa, que patrocina a liberdade de informação e que se preocupa com a segurança de dados baseia seu processo gestor em pressupostos éticos e legais.

Alternativas

ID
2795068
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as cinco leis da Biblioteconomia, análise as afirmativas a seguir.


I. A primeira Lei é OS LIVROS SÃO PARA USAR e, a quinta, A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO.

II. A segunda Lei é A CADA LEITOR O SEU LIVRO e, a terceira, A CADA LIVRO O SEU LEITOR.

III. A terceira Lei é A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO e, a quarta, POUPE O TEMPO DO LEITOR.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • 1 Os livros são para usar;

    2 A cada leitor o seu livro;

    3 A cada livro seu leitor;

    4 Poupe o tempo do leitor;

    5 biblioteca é um organismo em crescimento.

    Gab. C

  • Para ajudar na memorização:

    LIVROS --> LEITOR - LIVRO --> LIVRO - LEITOR --> TEMPO --> BIBLIOTECA

  • leis de Ranganathan — (1) os livros são para serem usados; (2) todo leitor tem seu livro; (3) todo livro tem seu leitor; (4) poupe o tempo do leitor; e (5) uma biblioteca é um organismo em crescimento

  • Vamos relembrar as cinco leis da Biblioteconomia elaboradas por Ranganathan:

    1ª Os livros são para serem usados

    2ª A cada leitor o seu livro

    3ª Para cada livro o seu leitor

    4ª Poupe o tempo do leitor

    5ª A biblioteca é uma organização em crescimento. 

  • Para memorizar a ordem entre a lei 2 e 3, é só colocar em ordem alfabética:

    A cada le-itor o seu livro;

    A cada li-vro seu leitor;


ID
2824042
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Muitos textos científicos discutem a relação da biblioteca com as novas tecnologias, o que, em sua essência, já incorpora uma dificuldade concernente à definição do que vem a ser uma “nova tecnologia”. Dentre um dos muitos textos que abordam o tema, há o de James Thompson, intitulado “O Fim das Bibliotecas”, publicado em outubro de 1983. No texto, o autor aborda a lenta absorção de tecnologia por parte da biblioteca, referindo-se a esse fato como uma grave e real ameaça à atratividade e perenidade da biblioteca.


Considerando, ainda, as leis de Ranganathan — (1) os livros são para serem usados; (2) todo leitor tem seu livro; (3) todo livro tem seu leitor; (4) poupe o tempo do leitor; e (5) uma biblioteca é um organismo em crescimento — e refletindo sobre o potencial impacto que as tecnologias podem produzir na qualidade dos serviços das bibliotecas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2976223
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A obra organizada por Campello e Caldeira (2008), com o título Introdução às Fontes de Informação, possui alguns capítulos que abordam as bibliotecas. Sobre esse assunto, conforme a autora e demais colaboradores da obra, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A) Nem toda coleção de livros é uma biblioteca, do mesmo modo que nem toda biblioteca é apenas uma coleção de livros. Para haver uma biblioteca, no sentido de instituição social, é preciso que haja três pré-requisitos: a intencionalidade política e social, o acervo e os meios para sua permanente renovação, o imperativo de organização e sistematização; uma comunidade de usuários, efetivos ou potenciais, com necessidades de informação conhecidas ou pressupostas, e, por último, mas não menos importante, o local, o espaço físico onde se dará o encontro entre os usuários e os serviços da biblioteca.

    C) Foi a escrita que permitiu a fixação, de forma mais ou menos perene, a depender de seu suporte, de tudo aquilo que antes se confiava à memória individual, endossomática.

    D) O serviço de atendimento aos usuários é responsável pela prestação de informações, realização de pesquisas bibliográficas na coleção de referência da biblioteca ou nas bases de dados a que tiver acesso, administração do empréstimo externo de materiais aos leitores (onde essa prática é adotada), realização de programas de treinamento sobre uso da biblioteca e pesquisa bibliográfica voltados para os usuários, realização de diferentes atividades culturais e de promoção dos serviços da biblioteca etc.

    E) A lei nº 10.753, promulgada em 31 de outubro de 2003, conhecida como Lei do Livro, [...] torna obrigatória a alocação de recursos orçamentários, pela União, estados e municípios, para a manutenção de bibliotecas e aquisição de livros.

    Fonte: CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra (orgs.). Introdução às fontes de informação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.


ID
2982286
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para Vergueiro (2002), as Leis de Raganathan têm elementos que demonstram preocupação capital dos teóricos da qualidade. Dentre as Leis de Raganathan, o planejamento, que é indispensável para a qualidade dos serviços de biblioteca, pode ser interpretado pela lei:

Alternativas
Comentários
  • 5 Lei - A biblioteca é um organismo em crescimento: planejamento e organização para poder crescer, e crescer não significa espaço, e sim importância social. Se adaptar as novas condições...

  • 5 Lei: adaptabilidade, planejamento e organização

  • Conforme Ranganathan (2009, p. 241):

    [...]. Se as quatro primeiras leis mostram o espírito que deve caracterizar a gerência e a administração das bibliotecas, a Quinta Lei enuncia o princípio fundamental que deve presidir ao planejamento e organização das bibliotecas. Enquanto as quatro primeiras leis incorporam preceitos que são quase óbvios, a Quinta Lei talvez não seja tão evidente por si mesma.

    Gab. B


ID
2982451
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quais as duas leis de Ranganathan que melhor representam a Disseminação Seletiva da Informação?

Alternativas
Comentários
  • Os livros são para usar - Circulação e usabilidade

    A cada leitor seu livro - Estudo de usuário, Desenvolvimento de coleções etc.

    A cada livro o seu leitor - DSI

    Poupe o tempo do leitor - Serviço de referência

    A biblioteca é um organismo em crescimento - Planejamento para crescer (importância social e adaptabilidade)

  • Se a terceira lei trata de DSI, como pode a alternativa que seria a correta não contemplar a mesma?

  • Não concordo com essa resposta. DSI - a cada livro o seu leitor

  • Poupar o tempo do leitor está relacionado com a DSI que é um serviço direcionado, rápido e prático.

  • ( acada leitor seu livro e seletivo). Poupa o tempo do leitor e um serviço rápido condiz com disseminação da informação mas ágil.

  • "Duas leis de Ranganathan (1963), 'Poupe o tempo do usuário' e 'Para cada leitor seu livro', ajudam a entender a Disseminação Seletiva da Informação, que pode ser um serviço personalizado, de valor agregado e direcionado para a necessidade particular de cada usuário." (EIRÃO, 2011, p. 29)

    Fonte: https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A24F0A728E014F0AEEAAFF300C

    Gab. C

    Eu entendo o raciocínio, mas ainda acho que DSI está mais relacionada à terceira do que à segunda lei. Enfim...

  • Bem, fazendo tipos de questões como essa, que envolvem DSI, agora percebo que, para fins de quaisquer banca que citem DSI, devemos esquecer que a mesma está ligada à terceira lei. Simplesmente temos que aceitar que ela está ligada à segunda e quarta.

  • Eu acredito que a Terceira Lei esta mais voltada nas tarefas visando o livro em si, sua colocação nas estantes, sua identificação, seu tratamento e coisas do tipo; já a segunda como mostra na questão esta mais preocupada no leitor.


ID
2984980
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 8º Região - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando‐se as cinco leis da biblioteconomia, de acordo com o projeto de implantação da biblioteca digital do Senado Federal, uma de suas prioridades é o atendimento às pessoas com deficiência: “Será destinado um local com tratamento acústico e mobiliário adequado para que o usuário portador de deficiência possa consultar o acervo digital e físico, hardware necessário com tecnologia assistida, entre outros serviços.”. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a lei da biblioteconomia que menos contempla esse público.

Alternativas
Comentários
  • Valha-me ! Que questão foi essa?! Putz! Ladeira a baixo, agora!

  • Acho que entraria com recurso, pois a primeira lei diz respeito a espaço físico e mobiliário, assuntos contemplados na questão.
  • O enunciado pede a que menos atende e escolhe a alternativa que está diretamente ligada a acessibilidade. Meu Deus.

  • Acredito que a questão esteja mal formulada pois tudo o que a Biblioteca do Senado prioriza é o uso do acervo e a 1 lei diz que os livros são para uso. E aí?????

  • A questão aborda as cinco leis da Biblioteconomia de Ranganathan e sua aplicação em uma situação específica.

    Da situação descrita, podemos destacar que o enunciado pede que seja selecionada a lei de Ranganathan que está menos ligada a inclusão social de seus usuários, ou seja, a lei menos ligada ao usuário e a biblioteca e mais ligada ao livro como objeto.

    As cinco leis de Ranganathan são:

    1 - Os livros são para serem usados: esta lei está relacionada à circulação dos livros e seu uso;

    2 - A cada leitor o seu livro: esta lei está ligada as necessidades dos leitores e está relacionada aos processos que envolvem o estudo de usuário e a formação e desenvolvimento de coleções;

    3 - A cada livro o seu leitor: está ligada ao leitor de forma individualizada, relacionando-se a serviços oferecidos de caráter personalizado como a disseminação seletiva da informação;

    4 - Poupe o tempo do leitor: refere-se aos serviços de atendimento e pesquisa como o serviço de referência. Os serviços de tratamento da informação (classificação, catalogação e indexação) também estão ligados a esta lei pois seu produto resultado em um processo de referência ou de recuperação da informação mais rápido e eficaz;

    5 - A biblioteca é um organismo em crescimento: está ligada ao desenvolvimento da biblioteca como órgão de participação e importância social no contexto que está inserida.

    Com base nestas informações, entendemos que as leis 2, 3 e 4 tratam da individualização do atendimento ao usuário sendo que em alguns casos este atendimento se dá de forma personalizada, o que é fator importante no caso de usuários portadores de deficiências.

    A quinta lei é a que aborda a biblioteca como órgão de grande importância social, o que está diretamente ligado a questões de inclusão social no caso de cidadãos portadores de deficiências físicas.

    Logo, a primeira lei que está relacionada ao livro como objeto de maneira mais intensa é a que menos contempla o público indicado no enunciado. Notem que o enunciado fala da lei que MENOS contempla e não a que não contempla de nenhuma forma o público mencionado. Todas as leis de Ranganathan abordam por uma ou outra faceta o publico, porém, neste caso específico podemos interpretar que a primeira lei é a que está mais voltada ao livro do que o ao usuário.

    Gabarito do Professor: Letra A

  • Eles sempre usam a Primeira Lei para confundir a gente. Vamo focar que a Primeira Lei diz respeito a somente CIRCULAÇÃO e USABILIDADE.

  • questão mal formulada

  • Essa questão saiu das vozes da cabeça do examinador, né?


ID
2985787
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Dentre as leis ou princípios estabelecidos por Shiyali Ramamrita Ranganathan, dois estão diretamente associados aos indivíduos que são usuários das Unidades de Informação, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Os livros são para usar -> Circulação e usabilidade

    A cada leitor seu livro -> Estudo de usuário e Desenvolvimento de Coleções

    A cada livro seu leitor -> Disseminação seletiva da informação

    Poupe o tempo do leitor -> Serviço de referência

    A biblioteca é um organismo em crescimento -> Planejamento par crescer (importância social e adaptabilidade)


ID
2985910
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Bibliotecário indiano Shiyali Ramamritam Ranganathan formulou 5 leis fundamentais, denominadas as 5 Leis da Biblioteconomia, que foram publicadas em 1931, na obra "The Five Laws of Library Science" (1931). Mesmo diante das revoluções tecnológicas, que são presenciadas, tais pontos são importantíssimos para a Biblioteconomia e para o trabalho dos Bibliotecários, pois permitem nortear formas e modelos de produtos e serviços informacionais para todo e qualquer tipo de Unidade de Informação. Pensando nisso, assinale a alternativa que preenche, CORRETAMENTE, os 5 postulados propostos por S. R. Ranganathan.

1. Os _____ são para serem _____.

2. A cada _____ seu ______.

3. A cada _______ seu ______.

4. Poupe o _______ do ________.

5. A ___________ é um __________ em crescimento.

Alternativas
Comentários
  • Leis de Ranganathan

    1° Lei - Os livros são para serem usados: circulação e usabilidade

    2° Lei - A cada leitor o seu livro: estudo de usuário, desenvolvimento de coleções, principalmente a seleção.

    3° Lei - A cada livro o seu leitor: disseminação seletiva da informação, acesso.

    4° Lei - Poupe o tempo do leitor: serviço de referência

    5° Lei - A biblioteca é um organismo em crescimento: planejamento para poder crescer, e crescer não significa espaço, e sim importância social.

    Gab. B

    RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. 2.ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

  • Uma dica para memorização da ordem.

    Imagine que se trata de um revezamento entre livro e leitor que termina na biblioteca, sendo o livro o primeiro.

    Livro > Leitor > Livro > Leitor > Biblioteca.

    1º Os livros são para uso;

    2º A cada leitor o seu livro;

    3º A cada livro o leu leitor;

    4º Poupe o tempo do leitor;

    5º A biblioteca é um organismo em crescimento.

  • Parece até piada esse tipo de questão.


ID
2986030
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan (1892-1972) é considerado um dos maiores teóricos da biblioteconomia. Dadas as afirmativas,

I. A primeira lei de Ranganathan, Livros são para usar, foi sugerida por seu professor Edward Ross.

II. Cada uma das cinco leis trata de uma atividade ou procedimento técnico específico da biblioteconomia.

III. Assim como na Classificação Decimal Universal (CDU), a Colon Classification possibita classificar e representar diferentes temas de uma mesma obra.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     Em 1928, menos de três anos após o seu regresso [ da School of Librarianship, em Londres], ele elabora as cinco leis, a primeira delas com o auxílio de seu mestre e amigo Edward Ross. Após a formulação das leis, Ranganathan publicou uma série de textos que viriam a compor a obra “As cinco leis da Biblioteconomia”. 

    Fonte: LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; EGGERT-STEINDEL, Gisela (Orgs.) As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios. São Paulo: FEBAB, 2016.

  • Acrescentando...

    Conforme Ranganathan (2009, p. 241):

    Chegamos à quinta e última lei da biblioteconomia. Enquanto as quatro primeiras tratam das funções da biblioteca, a Quinta nos fala das características essenciais e perenes da biblioteca como instituição e exige a necessidade de uma constante adaptação de nossa perspectiva ao lidarmos com ela. Se as quatro primeiras leis mostram o espírito que deve caracterizar a gerência e a administração das bibliotecas, a Quinta Lei enuncia o princípio fundamental que deve presidir ao planejamento e organização das bibliotecas. Enquanto as quatro primeiras leis incorporam preceitos que são quase óbvios, a Quinta Lei talvez não seja tão evidente por si mesma.

    Gab. A

  • II. Cada uma das cinco leis trata de uma atividade ou procedimento técnico específico da(BIBLIOTECA) .

    Creio que o erro desta é não ter usado o termo biblioteca


ID
2991115
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ranganathan, autor do livro “The Five Laws of Library Science” (1931), aborda pontos importantíssimos que, mesmo hoje na Biblioteconomia moderna, parametrizam os principais processos e serviços sempre voltados para a satisfação do leitor.


Sobre à quinta Lei da biblioteconomia, é correto afirmar que o/a

Alternativas

ID
3024280
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Shiyali Ramamrita Ranganathan, pensador indiano, que viveu entre 1892-1972, deixounos um legado intelectual que ainda hoje nos atrai e nos instiga a pensar a profissão do bibliotecário. Como afirma Antônio Agenor Briquet de Lemos (2009, p. xiii), trata-se de uma obra clássica, “porque permanece atual, trazendo lições sempre úteis mesmo quando a tecnologia da informação dá a impressão de os bibliotecários de hoje estarem muito à frente do mundo de Ranganathan”. Nesse contexto de discussão, as cinco leis da Biblioteconomia por ele formuladas, em 1931, ainda, continuam em cena. Numere a primeira coluna (leis da Biblioteconomia) de acordo com a segunda coluna (enunciados das leis):


Primeira Coluna:

( ) Os livros são para todos.

( ) Os livros são para usar.

( ) Poupe o tempo do leitor.

( ) A biblioteca é um organismo em crescimento.

( ) Para cada livro seu leitor.


Segunda Coluna:

1 – O livro é uma das fontes de informação que impulsiona o conhecimento. Diante dessa premissa, um sistema de bibliotecas deve ser estruturado adequadamente, tendo como foco a prestação de serviços dirigidos à potencialização da promoção do uso da informação contida nos livros.

2 – Implica o conceito de “Educação para todos”. Sendo assim, a preservação dos livros é imprescindível para que a difusão da informação seja assegurada na perspectiva de que cada usuário encontre a informação que lhe seja apropriada.

3 – O sistema de bibliotecas deve conhecer os seus usuários para dirigir-lhes a informação certa no momento oportuno. Trata-se de um pressuposto que envolve a competência informacional do bibliotecário para buscar e acessar a informação necessária aos usuários.

4 – A organização e recuperação da informação tornam-se relevantes na medida em que podem diminuir o tempo de resposta aos usuários que demandam os serviços biblioteconômicos.

5 – Nada é propriamente fixo e imutável. Nesse sentido, uma instituição bibliotecária deve ser essencialmente variável, migratória, assumir novas aparências e formas, assim como todos os organismos vivos o fazem.


Assinale a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • Os livros são para todos (2)

    "As bibliotecas são coleções de livros, formadas para atender a uma finalidade especial. Que finalidade é essa? 'Uso' é a resposta dada pela Primeira Lei. Qual a utilidade dos livros? Os livros fornecem informação; eles educam [...] Se os livros são instrumentos de educação, a lei PARA CADA PESSOA O SEU LIVRO pressupõe o conceito EDUCAÇÃO PARA TODOS. Isso revela a questão fundamental." (RANGANATHAN, 2009, p. 51)

    Os livros são para usar (1)

    "[...] as bibliotecas eram vistas, nessa época, não como organizações voltadas para a promoção do uso dos livros, mas para sua preservação" (RANGANATHAN, 2009, p. 6)

    A primeira lei trata o livro como um MEIO, e não como um fim em si mesmo.

    Poupe o tempo do leitor (4)

    "A quarta lei - Poupe o Tempo do Leitor - permeia praticamente todas as demais. Os serviços de informação devem preocupar-se não somente em satisfazer a necessidades, mas em satisfazer a necessidades do modo mais eficiente possível. Hoje se sabe que a acessibilidade de um serviço de informação é o principal fator determinante de seu uso." (LANCASTER, 1996)

    A biblioteca é um organismo em crescimento (5)

    "Reza a Quinta Lei: A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO. É um fato biológico indiscutível que somente o organismo que se desenvolve é o que sobrevive. Um organismo que pare de se desenvolver acabará por se paralisar e perecer. A Quinta Lei chama nossa atenção para o fato de a biblioteca, como instituição, possuir todos os atributos de um organismo em crescimento. Um organismo em crescimento absorve matéria nova, elimina matéria antiga, muda de tamanho e assume novas aparências e formas. Além das mudanças bruscas e aparentemente descontínuas dessa metamorfose, está também sujeito a uma mudança lenta e contínua, que conduz ao que se conhecer como 'variação', em linguagem biológica, e para a evolução de novas formas." (RANGANATHAN, 2009, p. 241)

    Para cada livro o seu leitor (3)

    "Com a enunciação da terceira lei podemos dizer que o bibliotecário deve perceber as necessidades de cada usuário, respeitar as suas diferenças individuais."

    http://eooci.uff.br/as-cinco-leis-da-biblioteconomia-e-o-exercicio-profissional/#:~:text=Atualmente%2C%20estas%20Cinco%20Leis%20permeiam,Indexa%C3%A7%C3%A3o%3B%20Atendimentos%20aos%20Usu%C3%A1rios%20etc.

    RANGANATHAN, S. R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.

    LANCASTER, F. Avaliação de serviços de biblioteca. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

    Gabarito: D


ID
3185560
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os requisitos “acesso livre, arranjo coerente na estante, catálogo adequado e serviço de referência” dizem respeito à

Alternativas
Comentários
  • QC REVEJA O GABARITO CREIO QUE ESTEJA ERRADA - POUPE O TEMPO DO LEITOR É SERVIÇO DE REFERENCIA . TÁ ERRADO A GABARITO.

    TERCEIRA LEI = É DISSEMINAÇÃO SELETIVA DA INFORMAÇÃO DSI A CADA LIVRO 1 LEITOR.

  • GABARITO: C

    "O terceiro princípio – a cada livro seu leitor – complementa a segunda Lei e enfatiza, mais ainda, a relevância de tornar os recursos informacionais conhecidos dos usuários o mais rápido possível. É a ênfase ao sistema de livre acesso, ao arranjo bem definido da estanteria, a um catálogo organizado de fácil acesso e de uso flexível, aliados a um serviço de referência especializado". 

    Fonte: SOUSA, Maria Eliziana Pereira de; TARGINO, Maria das Graças. Cinco leis da Biblioteconomia / cinco leis de Ranganathan: resistindo bravamente ao tempo. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 3, n. 1, p. 11-29, jan./abr. 2016

  • Breve resumo do Livro "As 5 leis da Biblioteconomia" - Ranganathan

    1)  OS LIVROS SÃO PARA USAR

    ·       acessibilidade e usabilidade.

    ·       Localização, horário de funcionamento, iluminação, disposição das estantes, mobiliário, pessoal. 

    ·       conduz naturalmente a um sistema de bibliotecas no qual elas se localizam em pontos centrais, abrem por longos horários, são mobiliadas de maneira hospitaleira e com corpo de pessoal treinado, orientado à prestação de serviço e adequadamente assalariado.

    2)  A CADA LEITOR O SEU LIVRO

    ·       Disponibilidade.

    ·       Esta lei mostra a importância de se conhecer o leitor, de se conhecer o usuário.

    ·       Customer Relationship Management (CRM) – Gestão de relacionamento com o cliente: seu objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente. 

    ·       Determina que as bibliotecas sirvam a todos os leitores, não importa a classe social, sexo, idade, ou qualquer outro fator.

    3)  A CADA LIVRO SEU LEITOR

    ·       Dinamismo da biblioteca. 

    ·       Esta lei dá sustentação ao serviço de disseminação seletiva da informação.

    ·       Divulgar os livros existentes na biblioteca. 

    ·       Arranjo nas estantes, catálogo, serviço de referência, publicidade. 

    ·       Estipula que para cada livro existe um leitor e que os livros devem estar descritos no catálogo, expostos de maneira a atrair os leitores e prontamente disponíveis. Esta lei leva a práticas, tais como acesso livre, arranjo coerente na estante, catálogo adequado e serviço de referência. 

    4)  ECONOMIZE/ POUPE O TEMPO DO LEITOR

    ·       É a lei do serviço de referência.

    ·       Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos. 

    ·       Acompanha o leitor desde quando ele entra na biblioteca até o momento em que sai. 

    ·       Enfatiza serviço eficiente, o que implica rápido sistema de empréstimo e guias de fácil entendimento nas estantes. Esta lei tem como corolário – Economize o tempo do bibliotecário –, o que requer o uso de técnicas e tecnologias que permitam ao pessoal atuar de maneira eficiente.

    ·       Orienta para a seleção de uma coleção ampla e representativa de obras de referência que apoiam a pesquisa bibliográfica.

    5)  A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO

    ·       A palavra-chave é adaptabilidade.

    ·       A biblioteca precisa estar preparada para todas as eventualidades. Para isso, é preciso planejamento.

    ·       Planejamento para poder crescer, e crescer não significa espaço, e sim importância social. Planejamento e organização das bibliotecas 

    ·       Reconhece que o crescimento que indubitavelmente ocorrerá deve ser planejado sistematicamente. Assim, das acomodações físicas às práticas administrativas, a biblioteca deve ser aberta, sempre pronta a se expandir.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimento detalhado sobre as cinco leis da Biblioteconomia de Ranganathan.

    As cinco leis de Ranganathan estão interligadas em muitos aspectos, sendo difícil precisar os limites e fronteiras entre os assuntos que elas discutem. Todavia, a interpretação mais comum se dá da seguinte maneira:

    1 - Os livros são para o uso: esta lei está relacionada à circulação dos livros e seu uso;

    2 - A cada leitor o seu livro: esta lei está ligada as necessidades dos leitores e está relacionada aos processos que envolvem o estudo de usuário e a formação e desenvolvimento de coleções;

    3 - A cada livro o seu leitor: está ligada ao leitor de forma individualizada, relacionando-se a serviços oferecidos de caráter personalizado como a disseminação seletiva da informação;

    4 – Economize o tempo do leitor: refere-se aos serviços de atendimento e pesquisa como o serviço de referência. Os serviços de tratamento da informação (classificação, catalogação e indexação) também estão ligados a esta lei pois seu produto resultado em um processo de referência ou de recuperação da informação mais rápido e eficaz;

    5 - A biblioteca é um organismo em crescimento: está ligada ao desenvolvimento da biblioteca como órgão de participação e importância social no contexto que está inserida.

    Com base nestas informações, identificamos que a alternativa correta é a letra D, pois é aquela que está ligada ao serviço de referência de maneira mais direta.

    Gabarito do Professor: Letra D (em discordância com a banca).
    Gabarito da Banca: Letra C.


  • Acrescentando...

    Conforme Ranganathan (2009, p. 189-210):

    A Terceira Lei diz para cada livro seu leitor. 

    • Sistema de Livre Acesso
    • Arranjo nas Estantes
    • Estante de Novas Aquisições
    • Rearrumação - Uma redistribuição ocasional do conteúdo das estantes ajuda a estabelecer novos contatos entre as pessoas e os livros.
    • Catálogo
    • Serviço de Referência

    Gab. C

    Ranganathan, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2009.


ID
3191944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à organização de acervos e às cinco leis da biblioteconomia, julgue o item que se segue.


O indiano Ranganathan é considerado o idealizador das cinco leis da biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • No ano de 1924 Ranganathan decide se aventurar como bibliotecário em um cargo que lhe havia sido proposto na Universidade de Madras, onde atuava como professor de matemática, sua formação inicial. Um dos requisitos para assumir a nova função era de que o novo bibliotecário deveria estudar Biblioteconomia na College University em Londres, para aprimoramentos e especialização no curso. O resultado não podia ser outro, Ranganathan se apaixona pela profissão tornando-se o grande idealizador e disseminador das ideias e conceitos de bibliotecas e Biblioteconomia. Em 1928 escreve as “As cinco leis da Biblioteconomia” que até hoje têm norteado os trabalhos de muitos bibliotecários pelo mundo inteiro. As cinco leis são claras e precisas: “livros são para usar, a cada leitor seu livro, a cada livro seu leitor, poupe o tempo do leitor e a Biblioteca é um organismo em crescimento”.

    Gab. Certo

    LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORRÊA, Elisa Cristina Delfine; EGGERT-STEINDEL, Gisela (Org.). As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios. São Paulo: FEBAB, 2016. 222p. Disponível em:http://www.febab.org.br/livros/.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre a história da biblioteconomia.

    Shiyali Ramamrita Ranganathan foi um matemático indiano professor da Universidade Madras na qual assumiu em 1924 a função de bibliotecário.  Foi uma figura importante no desenvolvimento tanto da disciplina quanto da profissão de bibliotecário, contribuindo para o desenvolvimento da classificação e da catalogação além de criar as 5 Leis da Biblioteconomia, a saber:

    1ª lei: os livros são para usar;

    2ª lei: a cada leitor seu livro;

    3ª lei: a cada livro seu leitor;

    4ª lei: poupe o tempo do leitor;

    5ª lei: a biblioteca é um organismo em crescimento.

    Gabarito do Professor: CERTO.


  • Acrescentando...

    Em 1928, menos de três anos após o seu regresso [ da School of Librarianship, em Londres], ele elabora as cinco leis, a primeira delas com o auxílio de seu mestre e amigo Edward Ross. Após a formulação das leis, Ranganathan publicou uma série de textos que viriam a compor a obra “As cinco leis da Biblioteconomia”. 

    Fonte: LUCAS, Elaine Rosangela de Oliveira; CORRÊA, Elisa Cristina Delfini; EGGERT-STEINDEL, Gisela (Orgs.) As contribuições de Ranganathan para a Biblioteconomia: reflexões e desafios. São Paulo: FEBAB, 2016.


ID
3191947
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à organização de acervos e às cinco leis da biblioteconomia, julgue o item que se segue.


Segundo a primeira lei da biblioteconomia, a finalidade essencial dos livros é o uso

Alternativas
Comentários
  • As cinco Leis de Ranganathan:

    1- Os livros são para usar;

    2 - A cada leitor o seu livro;

    3 - A cada livro o seu leitor;

    4- Poupe o tempo do leitor;

    5- A biblioteca é um organismo em crescimento.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre as Leis de Ranganathan.

    O matemático e bibliotecário indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan foi um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento da biblioteconomia e da profissão de bibliotecário no século XX, contribuindo para o desenvolvimento da classificação e da catalogação, além de estabelecer princípios teóricos que até hoje norteiam a área. Ranganathan estabeleceu em 1928 cinco leis da biblioteconomia:

    1ª lei: os livros são para usar;

    2ª lei: a cada leitor seu livro;

    3ª lei: a cada livro seu leitor;

    4ª lei: poupe o tempo do leitor;

    5ª lei: a biblioteca é um organismo em crescimento.

    A primeira lei trata da finalidade essencial dos livros em uma biblioteca: seu uso pelo publico. Este principio aponta o livro como um meio para o conhecimento e a importância do acesso a seu conteúdo. Ranganathan quebra com a ideia de livros como troféus ou artefatos para simples exposição, que agiam como enfeites ou apenas para fazer volume em uma biblioteca. O livro sem uso não atinge sua função primordial: fornecer informação e conhecimento.

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • correto a primeira lei aborda a questão de usabilidade da informação e acesso ao suporte...

  • Os livros são para usar.

    Aspectos a serem levados em consideração: localização da biblioteca, seu horário de funcionamento, seu mobiliário e seu pessoal.


ID
3191950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à organização de acervos e às cinco leis da biblioteconomia, julgue o item que se segue.


A quinta lei defende que a organização de uma biblioteca deve ser feita por assunto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Na verdade é a 1ª Lei (os livros são para usar) que defende que a organização de uma biblioteca deve ser feita por assunto, se opondo ao papel milenar das bibliotecas de apenas preservar os livros. Defende a implantação de acervos e serviços em função das necessidades dos usuários. Algumas palavras relacionadas à 1ª Lei são: ACESSIBILIDADE, USABILIDADE, CIRCULAÇÃO.

  • QUINTA LEI - Uma biblioteca é um organismo em  – o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de  da consulta e empréstimo. Decorre da  que exige atualização das  e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.

  • GABARITO: E

     "A forma ideal, como o bibliotecário indiano corrobora, ainda em anos tão distantes, é a ordenação dos livros por assunto, o que oportuniza a concretude da determinação – a cada livro seu leitor. Isto significa adotar códigos de classificação no âmbito das bibliotecas. Os mais frequentes são: Classificação Decimal de Dewey (CDD) e Classificação Decimal Universal (CDU)"

    Fonte: SOUSA, Maria Eliziana Pereira de; TARGINO, Maria das Graças. Cinco leis da Biblioteconomia / cinco leis de Ranganathan: resistindo bravamente ao tempo. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 3, n. 1, p. 11-29, jan./abr. 2016

  • Conforme Ranganathan (2009, p. 193):

    A Terceira Lei recomendaria um arranjo classificado por assuntos e que fosse bem feito.

    Gab. Errado

    RANGANATHAN, S.R. As cinco leis da Biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.

  • Esta questão cobra conhecimentos básicos sobre as leis da Biblioteconomia da Ranganathan. 

    A quinta lei de Ranganathan define que a “biblioteca é um organismo em crescimento". Esta lei aponta o caráter dinâmico das bibliotecas, mostrando que os serviços e o acervo não podem ser estáticos, sendo que estes devem se manter em constante desenvolvimento, acompanhando as necessidades do público e as mudanças do contexto social em que a biblioteca está inserida. 

    Esta lei está diretamente associada ao desenvolvimento de coleções e as mudanças sociais e tecnológicas da comunidade em que a biblioteca está inserida. 

    A classificação por assunto mencionada na assertiva está relacionada a terceira lei de Ranganathan: “a cada livro seu leitor". Esta lei trata da disseminação do acervo aos leitores, passando pela classificação dos documentos e sua ordenação nas estantes. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Errado.

    A 5ª lei afirma que a biblioteca deve estar em constante crescimento e que deve utilizar um sistema de classificação, independente de ser por assunto ou não.

    PS: pessoal, devemos estar atentos que a lei que recomenda uma organização por assuntos é a 3ª lei. A 1ª lei leva em consideração a localização da biblioteca, seu horário de funcionamento, seu mobiliário e seu pessoal.

  • Item errado. A quinta lei da biblioteconomia é: "A biblioteca é um organismo em crescimento".

    Não há nenhuma relação com organização por assunto.


ID
3191953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à organização de acervos e às cinco leis da biblioteconomia, julgue o item que se segue.


Conforme a primeira lei, a localização física de uma biblioteca não interfere no índice de confiança, ou seja, não interfere na execução da premissa “os livros são para usar”

Alternativas
Comentários
  • Os  são para serem usados – o livro é um meio que impulsiona o conhecimento. E podemos observar a importância de uma  na seguinte frase: “quem tem , tem poder”. Aponta para o  como um meio e não como tendo um fim em si mesmo

  • GABARITO: E

    Para Ranganathan (2009, p. 10), a localização de uma biblioteca pode, em geral, “ser tomada como um índice do grau de confiança que os órgãos responsáveis por bibliotecas têm na Lei – os livros são para usar.” Trata-se de item que pontua questões relativas ao acesso e à acessibilidade para a comunidade usuária da biblioteca. Refere-se ao prédio / às instalações da biblioteca e, portanto, é, em sua essência, uma questão de lógica e coerência. 

    Fonte: SOUSA, Maria Eliziana Pereira de; TARGINO, Maria das Graças. Cinco leis da Biblioteconomia / cinco leis de Ranganathan: resistindo bravamente ao tempo. Ci. Inf., Maceió, v. 3, n. 1, p. 11-29, jan./abr. 2016

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos sobre as cinco leis da Biblioteconomia de Ranganathan. 

    A primeira lei da Biblioteconomia de Ranganathan diz que “os livros são para serem usados". É importante observar como todas as leis da biblioteconomia bem como todos os procedimentos e atividades de uma biblioteca estão interligados em maior ou menor grau. 

    O uso é a razão de ser de um livro. Nesta lei, Ranganathan retrata que um livro não lido, não cumpre seu papel. A localização física de um livro influencia diretamente na possibilidade deste livro ser utilizado e cumprir sua função. A biblioteca deve prover acesso facilitado aos materiais de acordo com o tipo e as necessidades do público. Um livro inacessível não cumpre sua função e logo, não cumpre o que prega a primeira lei de Ranganathan. 

    Logo, a assertiva apresentada está incorreta. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Resposta: errado.

    De acordo com Ranganathan, os aspectos que interferem no cumprimento da 1º lei são: localização, horário de funcionamento, mobiliário e pessoal da biblioteca.


ID
3191956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à organização de acervos e às cinco leis da biblioteconomia, julgue o item que se segue.


Enquanto a segunda lei da biblioteconomia se refere à tarefa de encontrar o livro apropriado para cada leitor, a terceira lei trata de identificar o leitor apropriado para cada livro

Alternativas
Comentários
  • As cinco Leis de Ranganathan:

    1- Os livros são para usar;

    2 - A cada leitor o seu livro;

    3 - A cada livro o seu leitor;

    4- Poupe o tempo do leitor;

    5- A biblioteca é um organismo em crescimento.

  • Gente, essa questão no arquivo do Cespe está como errado.

  • A banca inverteu o significado das Leis, gabarito: errado.

  • GABARITO: ERRADO

    2. Todo leitor tem seu livro – o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.

    3 .Todo livro tem seu leitor – refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.

    Fonte: https://portaldobibliotecario.com/biblioteca/as-5-leis-de-ranganathan/

  • O enunciado aborda as leis especificadas de forma invertida.

  • Queria muito entender onde está o erro da questão. Vejamos:

    Segunda lei: PARA CADA LEITOR SEU LIVRO, ou seja, o leitor vem antes, devo olhar para ele primeiro e buscar o livro apropriado para o leitor, que é o que diz o enunciado.

    Terceira lei: PARA CADA LIVRO SEU LEITOR, isto é, aqui eu olho para livro primeiro e, em seguida, busco o leitor apropriado para ele, que é exatamente o que diz a questão.

  • Não consigo entender o erro dessa questão. Eu entendi da mesma forma que o Herbenio citou.

  • Acrescentando....

    Na verdade o erro encontra-se na Segunda Lei, mas na Terceira Lei está correta, vejamos como está no livro!

    Conforme Ranganathan (2009, p. 215):

    A Terceira Lei

    Embora se assemelhe à Primeira Lei ao adotar o ponto de vista dos livros, é, em certo sentido, um complemento da Segunda. Enquanto esta se preocupava com a tarefa de encontrar para cada leitor o livro que lhe fosse apropriado, a Terceira Lei trata de se esforçar para que um leitor apropriado seja encontrado para cada livro. Na realidade, a Terceira Lei diz para cada livro seu leitor.

    Gab. Errado

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos sobre as cinco leis da Biblioteconomia de Ranganathan. 

    A segunda lei da Biblioteconomia de Ranganathan aponta que “todo leitor tem seu livro". Esta lei aborda a necessidade do bibliotecário de conhecer o perfil de seu público por meio do estudo de usuários que influenciarão a seleção e o desenvolvimento do acervo. Envolve identificar o leitor apropriado para cada livro. 

    A terceira lei da Biblioteconomia de Ranganathan aponta que “todo livro tem seu leitor" e aborda os serviços de disseminação da informação, de levar aos leitores o material disponível. Envolve o esforço de disseminar o livro apropriado para cada leitor. 

    As duas leis dialogam entre si bem como com as outras leis e as atividades de uma biblioteca que não acontecem de forma isolada. 

    A assertiva inverte o sentido das leis e está incorreta. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3191959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à organização de acervos e às cinco leis da biblioteconomia, julgue o item que se segue


Poupar o tempo do leitor é um dos pressupostos da terceira lei da biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Poupe o tempo do leitor é a quarta lei da biblioteconomia.

  • Cinco leis da biblioteconomia

    1 Os livros são para usar

    2 Para cada leitor o seu livro

    3 Para cada livro o seu leitor

    4 Poupe o tempo do leitor

    5 A biblioteca é um organismo em crescimento

    Gab: Errada

  • Esta questão cobra conhecimentos básicos sobre as leis da Biblioteconomia da Ranganathan. 

    “Poupar o tempo do leitor" é a quarta lei da Biblioteconomia de Ranganathan e está relacionada aos processos de catalogação, classificação e indexação que quando bem executados, favorecem uma rápida e precisa recuperação da informação por parte do leitor ou do serviço de referência que o atende.  

    Indiretamente, esta lei também está ligada a sinalização da biblioteca, a disposição do acervo e até mesmo o uso de sistemas automatizados em uma biblioteca. 

    A terceira lei mencionada na assertiva é “todo livro tem seu leitor", ligada a disseminação da informação e ao desenvolvimento de coleções. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • Item errado. Poupe o tempo do leitor é a quarta lei da Biblioteconomia.

    1ª - Os livros são para usar.

    2ª - A cada leitor, o seu livro.

    3ª - A cada livro, o seu leitor.

    4ª - Poupe o tempo do leitor.

    5ª - A biblioteca é um organismo em crescimento.


ID
3191962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à organização de acervos e às cinco leis da biblioteconomia, julgue o item que se segue


A quarta lei da biblioteconomia estabelece regras para o crescimento da biblioteca em qualquer direção.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O enunciado refere-se a quinta lei.

    Relembrando as 5 leis da biblioteconomia propostas pelo indiano Ranganathan:

    Os livros são para usar

    Para cada leitor, seu livro

    Para cada livro, seu leitor

    Poupe o tempo do leitor

    A biblioteca é um organismo em crescimento.

  • 1.   Os livros são para serem usados – Aponta para o  como um meio e não como tendo um fim em si mesmo. “quem tem , tem poder”.

    2.   Todo leitor tem seu livro - Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.

    3.   Todo livro tem seu leitor – refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua , antecipando a estética da recepção.

    4.   Poupe o tempo do leitor – Aponta para o livre acesso às estantes, o  e a simplificação dos processos técnicos.

    5.   Uma biblioteca é um organismo em crescimento – o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de  da consulta e empréstimo. Decorre da  que exige atualização das  e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.

    Gabarito: ERRADO

  • Esta questão cobra dos candidatos conhecimentos específicos sobre as Cinco Leis da Biblioteconomia de Ranganathan. 

    “Poupe o tempo do leitor" é a quarta lei da biblioteconomia de Ranganathan. Esta lei está ligada tanto a disposição e o acesso do leitor à coleção quanto aos processos de catalogação, classificação e indexação que facilitam a recuperação da informação e, por sua vez, promovem maior facilidade no acesso à coleção. 

    O estabelecimento de “regras para o crescimento da biblioteca em qualquer direção" está ligado à quinta lei: A biblioteca é um organismo em crescimento. Estão ligados a esta lei os processos de formação de desenvolvimento de coleções, o estudo de uso da biblioteca e de seus usuários e a adaptação da biblioteca as novidades tecnológicas por meio da automação dos serviços. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • QUESTÃO QUE SE REFERE A 5° LEI, MAS DEVENDO O CRESCIMENTO SER PAUTADO NO PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO.

  • Item errado. A quarta lei da Biblioteconomia é poupe o tempo do leitor.

    A questão está se referindo à quinta lei da Biblioteconomia: "A biblioteca é um organismo em crescimento".


ID
3349930
Banca
FADESP
Órgão
UEPA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Há no mundo declarações, convenções e manifestos em favor da inclusão social de pessoas com necessidades especiais, como cegos, surdos, cadeirantes, entre outros. No Brasil esses documentos inspiraram a própria Constituição Federal, além de toda uma legislação complementar, que determina e orienta que essas pessoas recebam atenção necessária em vista de uma existência autônoma e útil. Podemos afirmar que esses princípios que revelam preocupação com a inclusão também por meio do acesso à informação estão contemplados em uma das cinco leis da Biblioteconomia propostas pelo indiano Ranganathan. Entre as leis propostas por esse autor, a que melhor contempla a preocupação com a especificidade de cada grupo de usuário de bibliotecas e que deve ser levada em conta no desenvolvimento de coleções nas bibliotecas afirma que

Alternativas
Comentários
  • Resposta A) a cada leitor o seu livro.

  • As 5 LEIS e as ATIVIDADES ROTINEIRAS DA BIBLIOTECA

    °OS LIVROS SÃO PARA USAR - Circulação e usabilidade

    °A CADA LEITOR O SEU LIVRO - Estudo de usuário; Desenvolvimento de coleções.

    °A CADA LIVRO SEU LEITOR - Disseminação seletiva de informação

    °POUPE O TEMPO DO LEITOR - Serviço de referência

    °A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO - Planejamento para crescer (importância social) e adaptabilidade

    (Fonte: Apostila Estratégia Concursos, Professora Ana Patrícia, 2019)

    GABARITO: Letra A

  • 2 Lei; Para cada leitor, seu livro:

    • livros para todos
    • diferentes tipos de biblioteca
    • atendimento das necessidades dos usuários
    • compromissos do Estado
    • compromisso da autoridade da biblioteca
    • compromisso pessoal da biblioteca
    • compromisso do leitor

    Fonte: material Estratégia Concursos


ID
3435811
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: Para Ranganathan, um catálogo de biblioteca deveria ser projetado para:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Mey & Silveira (2009, p. 12-13):

    Para o grande bibliotecário indiano Ranganathan:

    [...] um catálogo de biblioteca deveria ser projetado para:

    1 - revelar a cada leitor o seu documento;

    2 - revelar a cada documento o seu leitor;

    3 - poupar o tempo do leitor; e

    4 - por este fim, poupar o tempo da equipe.

    Gab. B

    MEY, Eliane S. A.; SILVEIRA, N. C. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2009.


ID
3487735
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Relacione as cinco leis de Ranganathan com as suas respectivas avaliações dos serviços de uma biblioteca e assinale a alternativa correta.


1. Os livros são para usar.

2. A cada leitor, o seu livro.

3. A cada livro, o seu leitor.

4. Poupe o tempo do leitor.

5. A biblioteca é um organismo em crescimento.


( ) Na avaliação dos serviços de bibliotecas, deve-se atribuir um peso suficiente ao tempo despendido pelo usuário. Além disso, na análise de custo-eficácia de um serviço de informação, todos os custos, inclusive todos os custos para o usuário, geralmente devem ser considerados.

( ) A avaliação de acervos e serviços deve ser feita em função das necessidades dos usuários.

( ) Indica que a biblioteca deve estar pronta para se adaptar a novas condições. Isso incluiria a adaptabilidade a condições sociais cambiantes e aos desenvolvimentos tecnológicos.

( ) A lei extrapola a avaliação de acervos e alcança a avaliação da disponibilidade. Não basta que a biblioteca possua o livro procurado por um usuário, é preciso, também, que ele esteja disponível no momento em que é necessário.

( ) Uma biblioteca deveria, assim, ser avaliada em função de sua capacidade de informar as pessoas acerca do material que lhes seja potencialmente útil.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Lancaster (2004, p. 16-19):

    A primeira lei, Os Livros São Para Usar, parece óbvia, mas as bibliotecas nem sempre a acatam. O próprio Ranganathan deplorava o fato de muitos bibliotecários parecerem mais preocupados com a preservação do que com o uso, assim perpetuando a imagem do bibliotecário como guardião e não como alguém apto a utilizar os recursos bibliográficos. A mais óbvia implicação desta lei é que a avaliação de acervos e serviços deve ser feita em função das necessidades dos usuários.

    A segunda lei de Ranganathan - A Cada Leitor Seu Livro - é uma extensão lógica da primeira. [...]. A segunda lei extrapola a avaliação de acervos e alcança a avaliação da disponibilidade. Não basta que a biblioteca possua o livro procurado por um usuário; é preciso também que ele esteja disponível no momento em que é necessário.

    A terceira lei - A Cada Livro Seu Leitor - complementa a segunda. Uma biblioteca deveria, assim, ser avaliada em função de sua capacidade de informar as pessoas acerca do material que lhes seja potencialmente útil.

    A quarta lei - Poupe o Tempo do Leitor - permeia praticamente todas as demais. [...]. Na avaliação dos serviços de bibliotecas, deve-se atribuir um peso suficiente ao tempo despendido pelo usuário. Além disso, na análise de custo-eficácia de um serviço de informação, todos os custos, inclusive todos os custos para o usuário, geralmente devem ser considerados.

    A quinta e última lei - A Biblioteca é um Organismo em Crescimento indica que a biblioteca deve estar pronta para se adaptar a novas condições. Isto incluiria a adaptabilidade a condições sociais cambiantes e aos desenvolvimentos tecnológicos.

    Gab. E

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2004.

  • ( Poupe o tempo do leitor ) Na avaliação dos serviços de bibliotecas, deve-se atribuir um peso suficiente ao tempo despendido pelo usuário. Além disso, na análise de custo-eficácia de um serviço de informação, todos os custos, inclusive todos os custos para o usuário, geralmente devem ser considerados.

    (Os livros são para usar. ) A avaliação de acervos e serviços deve ser feita em função das necessidades dos usuários.

    ( A biblioteca é um organismo em crescimento. ) Indica que a biblioteca deve estar pronta para se adaptar a novas condições. Isso incluiria a adaptabilidade a condições sociais cambiantes e aos desenvolvimentos tecnológicos.

    ( A cada leitor, o seu livro. ) A lei extrapola a avaliação de acervos e alcança a avaliação da disponibilidade. Não basta que a biblioteca possua o livro procurado por um usuário, é preciso, também, que ele esteja disponível no momento em que é necessário.

    ( A cada livro, o seu leitor) Uma biblioteca deveria, assim, ser avaliada em função de sua capacidade de informar as pessoas acerca do material que lhes seja potencialmente útil.


ID
3530506
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item .



Por terem um caráter de aplicação mais prático, as Leis de Ranganathan, também conhecidas como as cinco leis da biblioteconomia, deixam de abranger o conceito da universalidade da informação e do trabalho social do bibliotecário.

Alternativas
Comentários
  • Justamente ao contrario. As leis de Ranganthan abprdam o aspecto social.

  • Um dos tópicos no escopo da 3ª lei (Para cada leitor seu livro) aborda os Serviços de Extensão que podem ser desenvolvidos nas bibliotecas. A finalidade desses serviços é apresentar a biblioteca como um centro social e cultural dentro da comunidade.

    "Pode-se dizer que o objeto do serviço de extensão representa uma tentativa de transformar a biblioteca num centro social, cuja função é o estímulo à leitura. Sua finalidade consiste em transformar não-leitores em leitores, criar e estimular o desejo pela boa leitura e reunir o livro ao leitor" (RANGANHATHAN, 2009, p. 206).

    Ranganathan, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília : Briquet de Lemos, 2009. 

  • 1 - Os livros são para usar

    2 - Para cada leitor, seu livro

    3 - Para cada livro, seu leitor

    4 - Poupe o tempo do leitor

    5 - A biblioteca é um organismo em crescimento

  • Esta questão aborda as cinco leis de Ranganathan da Biblioteconomia.

    As cinco leis de Ranganathan são:

    1.       Os livros são para serem usados. 2.       A cada leitor o seu livro. 3.       Para cada livro o seu leitor. 4.       Poupe o tempo do leitor. 5.       A biblioteca é um organismo em crescimento. 
    O conceito da universalidade da informação e do trabalho social do bibliotecário é expresso na 3ª lei de Ranganathan. A lei “para cada livro o seu leitor" expressa o papel social do  livro, da biblioteca e do bibliotecário, identificando que todo livro tem sua razão de existir e que parte da biblioteca e do bibliotecário levar esse conteúdo a sociedade, ao leitor que precisa dessa informação, mesmo que este leitor não tenha identificado esta demanda.

    Logo, é identificável que as leis de Ranganathan também abordam o papel social da biblioteconomia como um todo, o que indica que a assertiva está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3533887
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM 5º Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item.


A primeira Lei de Ranganathan tem o objetivo de estimular a preservação de acervos para o seu uso futuro.

Alternativas
Comentários
  • 1ª lei - Os livros são para usar

  • Errado.

    Os livros são para usar. A primeira lei refere-se ao acesso aos materiais.

  • 1 - Os livros são para usar

    2 - Para cada leitor, seu livro

    3 - Para cada livro, seu leitor

    4 - Poupe o tempo do leitor

    5 - A biblioteca é um organismo em crescimento

  • Mentiu!

  • Errei porque superinterpretei: preservar justamente para possibilitar o uso a longo prazo.

  • Eu gostei desse resumo de Alberto Manoel da Costa Martins escrito nos comentários em 20 de Março de 2021 às 01:14 para a questão 3 da prova da COSEAC – Pref Niteroi - RJ, 2016:

     

    1ª Lei:

    Circulação / Acessibilidade

    Acesso > Preservação

    Livros existem para serem usados, e não para serem preservados

    Alguns fatores: Localização/ horário/ usabilidade/ mobiliário/ iluminação/ disposição das estantes / treinamento dos funcionários

    2ª Lei:

    Livros não são para poucos eleitos, mas para todos

    Atendimento democrático a todos e com o acesso dos leitores a diferentes tipos de bibliotecas

    Atores necessários ao cumprimento da lei:

    Estado:

    Recursos financeiros;

    Legislação;

    Coordenação do sistema de bibliotecas;

    Autoridade responsável pela biblioteca:

    Seleção de livros;

    Seleção de pessoal

    Leitor:

    Noção de civilidade;

    Cumprir seus deveres de usuário;

    Respeitar o regulamento da biblioteca

    3ª Lei:

    Bom trabalho de atendimento;

    Sistema de livre acesso;

    Arranjo alfabético;

    Catálogo sistematizado, simples e objetivo;

    Serviço de Referência;

    Publicidade dos serviços da biblioteca;

    OBS: normalmente associam DSI a essa lei, mas já vi uma ou outra questão associando DSI a outras leis, como a segunda e a quarta

    4ª Lei:

    Lembrar que o tempo do leitor é escasso;

    Obras de referência p/apoiar a pesquisa bibliográfica;

    Usabilidade;

    Reforço do sistema de livre acesso;

    Serviço de referência eficaz:

    Rápido: Balcões de informação; consultas simples

    Longo alcance: contato ampliado; acompanhamento até as estantes c/ o usuário;

    Bom catálogo, c/ remissivas analíticas

    5ª Lei:

    Planejamento e organização;

    Biblioteca como instituição;

    Crescimento da biblioteca em importância social;

    Crescimento quantitativo de obras;

    Crescimento no contato com o público;

  • Questão que aborda as leis da Biblioteconomia de Ranganathan. 

    A primeira das cinco leis de Ranganathan para a Biblioteconomia preconiza que “os livros são para usar". Esta lei aborda a importância do acesso e circulação dos livros como norteador das atividades de uma biblioteca. 

    A preservação está também ligada a esta lei, porém, de maneira mais indireta. Podemos entender que a preservação do material permitirá que estes sejam acessados por mais tempo e por mais pessoas. Ainda assim, a preservação não pode nunca estar acima do acesso e necessidade de consulta do leitor.  

    De forma mais direta do que a preservação, outros fatores como a localização dos materiais nas estantes, a sua organização, a localização da biblioteca e o treinamento dos funcionários ligados ao atendimento de usuários, estão ligados de maneira mais direta à primeira lei do que a questão da preservação. 

    Desta forma, identificamos a assertiva como incorreta. 

    Gabarito do Professor: ERRADO. 


ID
3533890
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM 5º Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item.


A introdução, na biblioteca, de um bem ou serviço novo ou que tenha suas características de uso otimizadas reflete as diretrizes da quinta Lei de Ranganathan.

Alternativas
Comentários
  • 5ª lei - A biblioteca é um organismo em crescimento (inclui a adaptabilidade a condições sociais e ao desenvolvimento tecnológico)

  • Certo.

    Relembrando as 5 leis:

    Os livros são para usar

    Para cada leitor, seu livro

    Para cada livro, seu leitor

    Poupe o tempo do leitor

    A biblioteca é um organismo em crescimento

  • Acrescentando...

    Conforme Lancaster (2004, p. 19-20):

    A quinta e última lei - A Biblioteca é um Organismo em Crescimento indica que a biblioteca deve estar pronta para se adaptar a novas condições. Isto incluiria adaptabilidade a condições sociais cambiantes e aos desenvolvimentos tecnológicos.

    Crescimento saudável implica adaptação a condições constantemente mutáveis, e adaptação implica avaliação para determinar que mudanças precisam ser feitas e qual a melhor maneira de realizá-las. 

    Gab. Certo

    LANCASTER, F. W. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília, DF : Briquet de Lemos / Livros, 2004.

  • Esta questão aborda as Cinco Leis da Biblioteconomia de Ranganathan 

    O bibliotecário indiano Ranganathan publicou em 1931 as Cinco Leis da Biblioteconomia, fundamentos que norteiam a Biblioteconomia moderna. As cinco leis são: 

    1 - Os livros são para serem usados. 
    2 - A cada leitor o seu livro. 
    3 - Para cada livro o seu leitor. 
    4 - Poupe o tempo do leitor. 
    5- A biblioteca é um organismo em crescimento. 

    A quinta lei de Ranganathan fundamenta que a biblioteca não pode ser um organismo sem relação com as inovações tecnológicas e mudanças sociais. A biblioteca deve acompanhar e também ser um representante de seu contexto social.  

    Este fundamento está ligado as otimizações tecnológicas, a promoção da acessibilidade e adaptabilidade da biblioteca em determinado contexto social, indo contra a ideia de uma biblioteca estagnada, parada no tempo. Logo, a assertiva proposta aborda corretamente o que é apresentado na quinta lei. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
3608674
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Linhares - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Quinta Lei da Biblioteconomia, postulada por Ranganathan, resulta na necessidade de que haja na biblioteca:

Alternativas
Comentários
  • 4ª LEI – Poupe o tempo do leitor

    A coleção deve ser organizada visando as possibilidade de recuperação. A partir desta lei, Ranganathan discute questões ligadas à organização/recuperação do acervo: métodos, técnicas e instrumentos adequados que possam atender à necessidade dos usuários, possibilitando que as informações contidas nos documentos possam chegar ao usuário em menor tempo possível.

    Esta lei evidencia que, para que as atividades do bibliotecário possam funcionar satisfatoriamente, é necessário que este profissional de informação não se comporte como um mero repassador de informação/documento, aceitando métodos e técnicas estabelecidos, mas criando em seu fazer diário instrumentos e formas de ação mais adequados ao Sistema de Informação no qual está inserido. Mas que se comporte como pesquisador e pensador do seu fazer, tendo a disposição e a coragem para, se for necessário, pesquisar novas técnicas, novos métodos e novos instrumentos que possibilitem um atendimento mais eficaz ao seu usuário.

    Para isso é preciso desenvolver e, também quando for o caso, introduzir princípios novos para as atividades de Administração de Bibliotecas, de Seleção, de Disseminação de Informação, de Catalogação, de Serviço de Referência, de Classificação, etc. Ranganathan apresenta então nesta lei, uma série de discussões a respeito destas atividades, sempre incentivando o profissional da informação a ter a coragem de criar novas formas de organização, e de quebrar paradigmas já estabelecidos. Ele dá o exemplo quando propõe um novo método classificatório para possibilitar maior hospitalidade – entrada de novos assuntos na Tabela – nos esquemas de Classificação e, consequentemente, estar mais acessível à evolução do conhecimento e à criação de novos assuntos, o que até então não era possível nos esquemas vigentes.

    Toda esta organização é necessária porque visa a atender ao crescimento constante do acervo, pois a biblioteca não é mais uma organização estática, ela é dinâmica, o que acaba por levar Ranganathan a enunciar a 5ª lei.


ID
3764629
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os princípios normativos, cânones, técnicas e práticas são essenciais para a organização de bibliotecas e serviços, segundo linhas científicas, embora favoreçam uma interpretação prática, como leis orientadas para o serviço. Essas leis da Biblioteconomia são formuladas por

Alternativas
Comentários
  • As leis da Biblioteconomia, formuladas por Ranganathan, que preconizam “princípios normativos, cânones, técnicas, práticas [...], essenciais para a organização de bibliotecas e serviços, segundo linhas científicas” (MANGLA, 1984 apud FIGUEIREDO, 1992, p.186), embora favoreçam uma interpretação prática, como leis “orientadas para o serviço” (PALMER, 1969; GARFIELD, 1985 apud FIGUEIREDO, 1992);


ID
3765172
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Catálogo é um meio de comunicação que veicula mensagens sobre os registros do conhecimento, de um ou vários acervos, reais ou ciberespaciais, apresentando-as com sintaxe e semântica próprias e reunindo os registros do conhecimento por semelhanças, para os usuários desses acervos. O catálogo explicita, por meio das mensagens, os atributos das entidades e os relacionamentos entre elas. Para o bibliotecário indiano Ranganathan, “um catálogo de biblioteca deveria ser projetado para

Alternativas
Comentários
  • Conforme Mey e Silveira (2009, p. 12-13):

    Para o grande bibliotecário indiano Ranganathan. [...] um catálogo de biblioteca deveria ser projetado para:

    1.revelar a cada leitor seu documento;

    2.revelar a cada documento seu leitor;

    3.poupar o tempo do leitor; e

    4.por este fim, poupar o tempo da equipe.

    Gab. A


ID
5079733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a quinta lei de Ranganathan, a biblioteca é

Alternativas
Comentários
  • Conforme Ranganathan (2009, p. 241):

    Quinta Lei: A Biblioteca é um organismo em crescimento. [...]. Um organismo em crescimento absorve matéria nova, elimina matéria antiga, muda de tamanho e assume novas aparências e formas. Além das mudanças bruscas e aparentemente descontínuas dessa metamorfose, está também sujeito a uma mudança lenta e contínua, que conduz ao que se conhece como 'variação', em linguagem biológica, e para a evolução de novas formas.

    Gab. C

  • Esta questão cobra do candidato o conhecimento sobre as 5 leis de Ranganathan. 

    O bibliotecário indiano Shiyali Ramamritam Ranganathan publicou em 1931 as cinco leis da Biblioteconomia que norteiam a prática desta disciplina. 

    As cinco leis de Ranganathan consistem em: 

    1 - Os livros são para serem usados – entende o livro como meio para alcançar conhecimento e que devem ser usados nesta função. Livros guardados em uma biblioteca ou depósito sem uso não exercem a função para qual foram criados. 

    2 - Todo leitor tem seu livro – é a relação livro e usuário e como o usuário deve ser enxergado tanto individualmente quanto como parte de um contexto social. O estudo de usuários está relacionado a esta lei. 

    3 - Todo livro tem seu leitor – ligada a disseminação da informação, esta lei aponta que todo livro tem sua utilidade dentro de um meio social.  

    4 - Poupe o tempo do leitor – a organização da informação por meio do tratamento da informação favorece o acesso aos documentos. Esta lei está ligada à catalogação, à classificação e a indexação dos documentos. 

    5 - Uma biblioteca é um organismo em crescimento – é o caráter dinâmico da biblioteca moderna que se adapta as mudanças de seus usuários e do contexto social em que está inserida. Esta lei aborda o desenvolvimento da coleção, a estrutura do espaço físico, as tecnologias usadas, as formas de atendimento e prestação de serviço e toda e qualquer função ligada a gestão de uma biblioteca. 

    Com base nestas informações, identificamos nas alternativas a letra C como aquela que corresponde corretamente a lei de Ranganathan ligada a biblioteca como organização. 

    Gabarito do Professor: Letra C.

  • Cespe está amando cobrar sobre as 5 leis da biblioteconomia. Tiveram questões sobre o assunto nas últimas 5 provas aplicadas pela banca.


ID
5081908
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para Ranganathan (2009), estabelecer sistema de livre acesso, criar estante de novas aquisições, rearrumar, redistribuir ocasionalmente o acervo são ações exemplares para sua:

Alternativas
Comentários
  • 1ª Lei:

    • Circulação / Acessibilidade
    • Acesso > Preservação
    • Livros existem para serem usados, e não para serem preservados
    • Alguns fatores: Localização/ horário/ usabilidade/ mobiliário/ iluminação/ disposição das estantes / treinamento dos funcionários

    2ª Lei:

    • Livros não são para poucos eleitos, mas para todos
    • Atendimento democrático a todos e com o acesso dos leitores a diferentes tipos de bibliotecas

    Atores necessários ao cumprimento da lei:

    • Estado:
    • Recursos financeiros;
    • Legislação;
    • Coordenação do sistema de bibliotecas;

    • Autoridade responsável pela biblioteca:
    • Seleção de livros;
    • Seleção de pessoal

    • Leitor:
    • Noção de civilidade;
    • Cumprir seus deveres de usuário;
    • Respeitar o regulamento da biblioteca;

    3ª Lei:

    • Bom trabalho de atendimento;
    • Sistema de livre acesso;
    • Arranjo alfabético;
    • Catálogo sistematizado, simples e objetivo;
    • Serviço de Referência;
    • Publicidade dos serviços da biblioteca;
    • OBS: normalmente associam DSI a essa lei, mas já vi uma ou outra questão associando DSI a outras leis, como a segunda e a quarta

    4ª Lei:

    • Lembrar que o tempo do leitor é escasso;
    • Obras de referência p/apoiar a pesquisa bibliográfica;
    • Usabilidade;
    • Reforço do sistema de livre acesso;
    • Serviço de referência eficaz:
    • Rápido: Balcões de informação; consultas simples
    • Longo alcance: contato ampliado; acompanhamento até as estantes c/ o usuário;
    • Bom catálogo, c/ remissivas analíticas

    5ª Lei:

    • Planejamento e organização;
    • Biblioteca como instituição;
    • Crescimento da biblioteca em importância social;
    • Crescimento quantitativo de obras;
    • Crescimento no contato com o público;
  • Conforme Ranganathan (2009, p. 189):

    A Terceira Lei diz para cada livro seu leitor. 

    • Sistema de Livre Acesso
    • Arranjo nas Estantes
    • Estante de Novas Aquisições
    • Rearrumação - Uma redistribuição ocasional do conteúdo das estantes ajuda a estabelecer novos contatos entre as pessoas e os livros.
    • Serviço de Referência.

    Gab. D

    Ranganathan, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2009.


ID
5094187
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Porto Velho - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Já que todos têm direito à educação e se os livros são instrumentos de educação, alternativa que correspondente ao número da lei, preconizada por Ranganathan (2009), que pressupõe o conceito de educação para todos é:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Ranganathan (2009, p. 51):

    Se os livros são instrumentos de educação, a lei para cada pessoa o seu livro pressupõe o conceito educação para todos. Isso revela a questão fundamental. A história da resposta à questão ‘Todos têm direito à educação?’ mostrará como a Segunda Lei também tem sido na prática raramente levada em conta pelas autoridades responsáveis pelas bibliotecas.

    Gab. D

  • A Segunda Lei tem como tema "a cada leitor seu livro", desta forma, não deve haver distinção quanto aos usuários que necessitam de Livros, conforme sua necessidade informacional. Desta forma, como os livros são instrumentos de educação, a resposta correta será letra: D


ID
5109859
Banca
Quadrix
Órgão
CRB-1
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de biblioteconomia, ciência da informação e gestão da informação e do conhecimento, julgue o item.

A catalogação cooperativa internacional é uma recomendação constante da Quarta Lei da Biblioteconomia.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Ranganathan (2009, p. 237):

    A Quarta Lei recomenda que o mundo das bibliotecas concilie as diferenças dos códigos de catalogação de diferentes países de modo a abrir caminho para a catalogação cooperativa internacional.

    Gab. Certo

  • A questão aborda a temática da catalogação cooperativa. 

    “Poupe o tempo do leitor" é a quarta lei da Biblioteconomia de Ranganathan e está diretamente ligada aos procedimentos técnicos de uma biblioteca. Esta lei aborda como os procedimentos técnicos como a classificação, a indexação e a catalogação são meios para garantir a recuperação da informação por parte do usuário de maneira mais fácil e rápida.  

    A catalogação cooperativa internacional promove a padronização dos registros catalográficos e o compartilhamento de registros entre bibliotecas, o que permite acelerar o processo de catalogação, o que, por sua vez, aumenta a capacidade de acesso à informação por parte dos usuários. A conciliação de códigos de catalogação é pauta da catalogação cooperativa internacional e pode ser interpretada como uma iniciativa que promove a quarta lei de Ranganathan. 

    Gabarito do Professor: CERTO .

  • O que isso tem a ver com poupar o tempo do leitor? Alguém poderia responder?

  • A quarta lei pode ser entendida para o bibliotecário tbm, a catalogação cooperativa poupa nosso tempo. rs

  • Ao invés de o leitor precisar buscar em várias bases, a catalogação cooperativa facilita a busca, indicando onde encontrar o material procurado, poupando o tempo do leitor.


ID
5357578
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Crato - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

"Numa sociedade em rede, a biblioteca precisa ofertar produtos e serviços que sejam ao mesmo tempo simples, mas ágeis e acessíveis. O catálogo, que hoje já pode ser acessado de qualquer lugar, além dos recursos que oferece (com reserva e renovação de materiais) é praticamente um item obrigatório. Deve-se pensar agora, por exemplo, em como este catálogo irá se adaptar em diferentes plataformas, sendo responsivo com as telas e as suas funcionalidades" (PRADO, 2016, p.173). Segundo as leis de Ranganathan, qual alternativa identifica melhor a citação acima:

Alternativas
Comentários
  • Eu errei essa questão porque pensei que se tratava de novas tecnologias, adaptação e etc. Mas não é o caso, ele fala sobre "ofertar produtos e serviços que sejam ao mesmo tempo simples, mas ágeis e acessíveis". Isso tem a ver com a quarta lei, "Poupe o tempo do leitor":

    • Acessibilidade
    • Dinamizar e agilizar o atendimento em prol do leitor
    • Simplificar
    • Quebrar paradigmas

    Fonte: minhas anotações sobre o livro de Ranganathan.

  • Essa é uma pegadinha. E eu cai.

  • Eu pensei que poderia ser a 3 Lei também, pois:

    A cada livro, seu leitor:

    • os livros encontram os leitores
    • sistema de livre acesso
    • arranjo das estantes
    • catálogo
    • serviço de referência
    • departamentos populares
    • publicidade
    • serviço de extensão

    No entanto, apesar do material não focar tanto, a 4 lei também fala de:

    Poupe o tempo do leitor:

    • o tempo do usuário é limitado
    • serviço de referência de longo alcance
    • serviço de referência rápida
    • poupar o tempo da equipe
    • localização
    • serviço eficiente
    • catálogo

    Fonte: material Estratégia Concursos


ID
5387197
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As leis de Ranganathan são fundamentais e instituídas para a Biblioteconomia pelo pensador indiano Shiyali Ramamritam e que vigoram até os dias atuais. Ranganathan era um professor de matemática indiano interessado em Biblioteconomia. Foi autor do livro “The Five Laws of Library Science” (1931) que aborda pontos importantíssimos da Biblioteconomia moderna com suas cinco Leis. Sobre o tema, analise os itens abaixo:

I. Os livros são para serem usados – o livro é um meio que impulsiona o conhecimento. E podemos observar a importância de uma biblioteca na seguinte frase: “quem tem informação, tem poder”. Aponta para o livro como um meio e não como tendo um fim em si mesmo.
II. Todo leitor tem seu livro – o bibliotecário deve fazer o estudo dos usuários, observando a clientela para preparar o acervo. Aponta para a seleção de acordo com o perfil do usuário.
III. Todo livro tem seu leitor – refere-se a disseminação da informação, em que se deve divulgar os livros existentes em cada biblioteca. Aponta para a importância da divulgação do livro, sua disseminação, antecipando a estética da recepção.
IV. Poupe o tempo do leitor – a arrumação e catalogação dos documentos diminui o tempo necessário para encontrar a informação desejada. Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos.
V. Uma biblioteca é um organismo em crescimento – o bibliotecário deve controlar esse crescimento, verificando qual a informação que está sendo usada, através de estatísticas da consulta e empréstimo. Decorre da explosão bibliográfica que exige atualização das coleções e previsão do crescimento da área ocupada pela biblioteca.

Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A quinta lei trata da biblioteca enquanto instituição. As quatro primeiras leis se referem à gerência e administração das bibliotecas. A quinta lei enfatiza o planejamento e a organização. A biblioteca deve estar sempre se desenvolvendo, pois, o organismo que não cresce, atrofia e morre. O crescimento se dá em vários fatores. A biblioteca deve estar preparada para crescer em quantidade de acervo, estrutura predial e tamanho da equipe. Até o sistema de classificação deve ser passível de crescimento. É recomendável que a biblioteca adote um sistema de classificação que seja expansível e elástico, para poder abarcar novas áreas do conhecimento que venham surgir. Além do crescimento físico, a biblioteca também deve evoluir conforme o mundo evolui, pois não é uma instituição estática e alheia às mudanças políticas, sociais e econômicas. Podemos perceber o quanto o fluxo informacional e a tecnologia evoluíram nos últimos anos. O modo de consumir e compartilhar informações ocorre em uma velocidade inimaginável há algumas décadas atrás. Por conta disso, a biblioteca deve estar atenta a estas mudanças e oferecer serviços de qualidade que estejam atuais às demandas informacionais dos usuários. Podemos perceber que, mais do que se preparar para crescer, a biblioteca deve sempre estar pronta para evoluir, seja fisicamente, seja como sistema informacional. 

    Fonte: LEITE, Wesley.


ID
5387203
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Ranganathan formulou as cinco leis da biblioteconomia. Sobre essas leis marque o item CORRETO:

Alternativas

ID
5441512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item que se segue.


A segunda lei da biblioteconomia prevê que “os livros são para todos”, porém esse princípio não costuma ser seguido na prática bibliotecária.

Alternativas
Comentários
  • A segunda lei da biblioteconomia é: A cada leitor o seu livro.

    Revisando: 1) Os livros são para usar - Circulação e usabilidade

    2) A cada leitor o seu livro - Estudo do usuário/Desenvolvimento de coleções

    3) A cada livro o seu leitor - DSI

    4) Poupe o tempo do leitor - Serviço de referência

    5) A biblioteca é um organismo em crescimento - Planejamento para crescer (importância social) e adaptabilidade.

    Fonte: Meus resumos

  • A primeira parte do enunciado está correta, pois a segunda lei da Biblioteconomia, "A cada pessoa/leitor o seu livro", tem a ver com desenvolvimento de coleção e acessibilidade ("os livros são para todos"). O erro da questão está em dizer que "o princípio não costuma ser seguido na prática bibliotecária".

  • ERRADO!

    Segue a justificativa da banca:

    "A Primeira Lei da biblioteconomia refere-se à sentença “os livros são para usar”. Apesar da sua obviedade, fazendo com que ninguém a questione, a vida real mostra que a sua prática é diferente, pois as bibliotecas raramente a levam em consideração, ou seja, ela é negligência. A Segunda Lei da biblioteconomia é “os livros são para todos”.

  • A questão aborda as leis da Biblioteconomia de Ranganathan. 

    A segunda lei da Biblioteconomia de Ranganathan indica: “a cada leitor o seu livro". 

    Esta lei está relacionada ao estudo de usuários e seu efeito no desenvolvimento de coleções. A cada leitor de uma biblioteca deve ser dada a devida atenção com a finalidade de identificar suas preferências e necessidades de informação. Está identificação será considerada nos processos de seleção, aquisição e descarte de acervo da biblioteca em questão. 

    Gabarito do Professor: ERRADO 

     


ID
5441515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item que se segue.


O enunciado da terceira lei da biblioteconomia é “poupe o tempo do leitor”, cujo sentido é considerado menos evidente que o das demais leis da biblioteconomia, o que dificulta a adoção de medidas para a promoção de reformas administrativas nas bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Ranganathan (2009, p. 211):

    Poupe o tempo do leitor — eis a Quarta Lei da biblioteconomia. Talvez não seja tão evidente por si mesma como as outras. Não obstante, tem sido responsável por muitas reformas na administração de bibliotecas e é grande seu potencial para promover muitas outras reformas no futuro. Talvez o método mais conveniente de estudar as consequências desta lei seja acompanhar um leitor desde quando ele entra na biblioteca até o momento em que sai, examinando criticamente cada processo pelo qual ele passa, prestando atenção na economia de tempo que pode ser obtida em cada etapa.

    Gab. Errado

  • ERRADO.

    Justificativa da banca

    O enunciado “poupe o tempo do leitor” corresponde à quarta lei da biblioteconomia. Apesar de seu sentido não ser tão evidente quanto o das outras leis, apresenta um significativo potencial para fomentar reformas na administração de bibliotecas. A terceira lei da biblioteconomia prevê que “para cada livro seu leitor”.

  • O conteúdo desta questão se refere as leis de Ranganathan. 

    As leis da biblioteconomia de Ranganathan são cinco, cada uma delas cobrindo um aspecto da área, estando todas ligadas umas as outras. 

    As características descritas na assertiva correspondem corretamente a lei denominada “poupe o tempo do leitor", porém, está lei é a quarta e não a terceira como mencionado na questão.  

    A terceira lei é “para cada livro, seu leitor" que está relacionada a ideia de disseminação da informação e ao marketing de bibliotecas. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Item errado. A terceira lei da biblioteconomia é: "A cada livro, o seu leitor".

    A questão abordou, na realidade, a quarta lei da Biblioteconomia: "Poupe o tempo do leitor".