SóProvas


ID
2648731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

      Ele se preparava para subir na motocicleta. Seus olhos brilhavam, o que era sempre indício de que estava descobrindo alguma novidade, então, surgiu o sorriso característico dessas ocasiões, e falou: “Você quer dizer, ‘Os livros são para usar’; você quer dizer que esta é a sua primeira lei”. Partiu sem nem ao menos esperar por minha reação (...). Os enunciados das outras leis surgiram automaticamente. Levei umas três horas preenchendo cinco folhas de papel com a dedução das cinco leis. Seus enunciados estavam assim completos.

S. R. Ranganathan. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2009 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, com relação às cinco leis da biblioteconomia, propostas por Ranganathan.


A quarta lei — “Poupe o tempo do leitor” — impacta a organização e os métodos utilizados no serviço de referência, que passa a ser estruturado em duas categorias: o serviço de referência rápida e o serviço de referência de longo alcance.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Copia e cola do livro As cinco leis da biblioteconomia de Ranganathan (2009): "Do ponto de vista da Quarta Lei, o trabalho do pessoal da referência classifica-se em duas categorias: 1) serviço de referência rápida, e 2) serviço de referência de longo alcance."


  • O serviço de referência rápida se ocupa de questões sobre setores da biblioteca, instrução de usuários e respostas a consultas simples. O atendimento de longo alcance trabalha com consultas mais complexas e que demandam mais tempo para solução.

    Gabarito: C

  • Acrescentando...

    Conforme Ranganathan (2009, p. 226):

    Do ponto de vista da Quarta Lei, o trabalho do pessoal da referência classifica-se em duas categorias: 

    1. serviço de referência rápida, e
    2. serviço de referência de longo alcance

    Gab. Certo

    Ranganathan, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2009.