-
A descrição de competências não pode ser abrangente. É importante que as competências descritas sejam objetivas e observáveis.
Fonte: prof. Carlos Xavier (Estratégia Concursos)
-
Dentro do processo de gestão de pessoas, as competências têm quatro bases, chamadas também de CHAJ:
C – Conhecimento;
H – Habilidade;
A – Atitude;
J – Julgamento.
Quando vamos fazer a descrição de competências, na verdade vamos descrever o conhecimento, a habilidade, a atitude e o julgamento necessários para se realizar uma determinada tarefa. Assim você vai construindo toda a competência de cada tarefa exercida, cada função e cada cargo. A descrição de tais competências deve ser objetiva.
-------------------
Gabarito: Errado
-
De forma prática, na descrição de competências, deve-se ter a construção de descrições objetivas, claras e curtas e a utilização de termos que facilitem a compreensão das pessoas.
-
A descrição das competências deve ser sucinta e objetiva.
-
Gabarito - Errado.
É importante que as competências descritas sejam objetivas, observáveis e específicas. Declarações de competências abrangentes, genéricas, fora dos critérios de objetividade e possibilidade de observação, tais como "conhecer os clientes e suas ideias sobre os produtos" fazem com que as pessoas tendam a dar a interpretação que melhor lhes convém, por isso devem ser evitadas.
Já afirmações específicas e que demonstram ação, como "apresentar os benefícios dos produtos aos clientes, tendo em mente as objeções mais comuns ao fechamento de vendas" são consideradas competências.
PDF - Estratégia Concursos