-
Errado.
-
São técnicas de seleção:
Testes Psicométricos
Os testes psicométricos focalizam-se sobretudo em aptidões visando determinar em que quantidade elas existem em cada pessoa, baseando-se nas diferenças individuais a nível físico, intelectual ou de personalidade. Os resultados de cada pessoa vão ser posteriormente comparados com padrões de resultado de uma amostra representativa. Desta forma, os testes psicométricos permitem analisar a variância das aptidões de um determinado indivíduo comparando-o com um conjunto de indivíduos que constituem a amostra representativa.
Testes de Simulação
As técnicas de simulação são aplicadas em contexto grupal sendo portanto técnicas de dinâmica grupal. Baseadas no drama, é reconstruída em palco, no aqui e agora, a situação que se pretende analisar. Nele encontra-se o portagonista, cercado por outras pessoas que eventualmente poderão participar na dramatização. Nas organizações esta técnica é realizada a par da entevista e dos testes psicológicos. Os candidatos procedem á dramatização de um possível acontecimento do futuro papel a desempenhar na organização.
-
Teste de aptidão não afere as capacidades, visa mensurar a afinidade do indivíduo com o exercício da função ou trabalho.
-
APTIDÃO --> medida por Testes Psicológicos --> Predisposição natural --> Prognóstico do FUTURO
CAPACIDADE --> medida por Provas de Conhecimento --> Habilidade adquirida --> Diagnóstico do PRESENTE
Fonte: Livro GESTÃO DE PESSOAS, autora Cristina Duran, 2a. edição, 2019, Juspodivm.
-
ERRADO
Segundo Chiavenato
- Testes psicológicos - medem aptidões - oferecem prognóstico futuro de potencial de desenvolvimento
- Provas de conhecimento ou capacidades - medem habilidades e capacidade de realização
- Técnicas de dramatização: avaliam comportamentos interpessoais
-
COMENTÁRIOS: O erro da assertiva está em afirmar que os testes de aptidão aferem as capacidades. O que pode aferir as capacidades, segundo Chiavenato, são as provas de conhecimentos. As provas de conhecimentos ou capacidade medem a capacidade atual de realização e habilidades, os testes psicológicos medem as aptidões individuais, para oferecer um prognóstico futuro do seu potencial de desenvolvimento. Sobre a dramatização, Chiavenato diz que as técnicas de simulação são usadas como um complemento do diagnóstico: além dos resultados das entrevistas e dos testes psicológicos, o candidato é submetido a uma situação de dramatização de algum evento relacionado ao papel que desempenhará na organização para proporcionar uma visão mais realista acerca de seu comportamento no futuro.
Gabarito: Errado.
-
Os testes psicológicos, ou testes de aptidão como trouxe a questão, constituem uma medida objetiva e estandartizada de uma amostra do comportamento no que se refere a aptidões das pessoas. Os testes psicológicos são utilizados como uma medida de desempenho e se baseiam em amostras estatísticas de comparação, sendo aplicados em condições padronizadas. O que de fato mede a capacidade dos candidatos são as provas de conhecimentos, ou de capacidades, que são instrumentos para avaliar o nível de conhecimentos gerais e específicos dos candidatos exigido pelo cargo a preencher. Elas buscam medir o grau de conhecimentos profissionais ou técnicos, como noções de informática, contabilidade, redação, inglês, etc. Também constituem amostras de trabalho que são utilizadas como testes para verificar o real desempenho dos candidatos, buscando medir o grau de capacidade ou habilidade para tarefas, como a perícia em lidar com computador, perícia do motorista de caminhão ou empilhadeira, da digitadora ou do operador com máquinas.
Veja o quadro comparativo entre aptidão e capacidade que Chiavenato (2014) apresenta:
Em relação à técnica de dramatização, essa sim é capaz de aferir comportamentos de natureza interpessoal.
Chiavenato, Idalberto Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.
Gabarito do Professor: ERRADO.