SóProvas


ID
2649868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O setor de gestão de pessoas de determinado órgão público, alarmado com os altos índices de rotatividade e absenteísmo recentemente constatados no órgão, decidiu intervir no caso.


Com relação a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.


Quando da investigação da motivação dos servidores para a assiduidade, o setor de gestão de pessoas deverá avaliar as práticas organizacionais de recompensa à assiduidade e de punição ao absenteísmo e o nível de tolerância dos servidores em geral a faltas e atrasos, além de metas, objetivos e atitudes dos servidores faltosos.

Alternativas
Comentários
  • COMENTÁRIOS: Segundo Chiavenato (1999), a capacidade de assiduidade ao trabalho pode ser reduzida por barreiras à presença, como doenças, acidentes, responsabilidades familiares e particulares e problemas de transporte para o local de trabalho. A motivação para a assiduidade é afetada pelas práticas organizacionais (como recompensas à assiduidade e punições ao absenteísmo), pela cultura de ausência (quando faltas ou atrasos são considerados aceitáveis ou inaceitáveis) e atitudes, valores e objetivos dos funcionários. Organizações bem-sucedidas incentivam a presença e desestimulam as ausências ao trabalho por meio de práticas gerenciais e culturais que privilegiem a participação, ao mesmo tempo que desenvolvam atitudes, valores e objetivos dos funcionários favoráveis à participação.

    Gabarito: Certo.