SóProvas


ID
2649874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O setor de gestão de pessoas de determinado órgão público, alarmado com os altos índices de rotatividade e absenteísmo recentemente constatados no órgão, decidiu intervir no caso.


Com relação a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.


A fim de compreender o índice de rotatividade, podem ser feitas entrevistas de desligamento com os servidores na iminência de abandonar o órgão.

Alternativas
Comentários
  • Acho que só na entrevista de desligamento isso seria efetivo.

  • A questão está correta. No site do CESPE o gabarito está como certo. 

  • O gabarito definitivo foi alterado. A resposta está ERRADA.

     

    Segue link da prova (http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ_18/arquivos/MATRIZ_385_STJ006__PAG_4.PDF, ver assertiva 112) e do gabarito definitivo (http://www.cespe.unb.br/concursos/STJ_18/arquivos/GAB_DEFINITIVO_385_STJ006.PDF).

  • Um meio eficiente de obter informações a respeito das variáveis externas e internas que influenciam na rotatividade é a entrevista de desligamento que é feita com os colaboradores que se desligam da organização e após a efetivação do desligamento para evitar qualquer compromisso pessoal

     

    -------------------

    Gabarito: Errado

  • Como funciona esse processo de compreensão do Índice de Rotatividade?

    Enxergo como algo mais amplo.

    Vou observar esse fenômeno somente na entrevista de desligamento?

    Não! Existem profissionais que não estão dispostos a relatar seus motivos. Preciso analisar as expectativas de sair nos diversos momentos do servidor no trabalho, ou seja, utilizo desenhos longitudinais. Isso é importante até para prevenir/planejar ações que diminuam os impactos negativos.  

  • COMENTÁRIOS: Para evitar qualquer tipo de constrangimento ou comprometimento pessoal, a entrevista de desligamento deve ser feita logo após o desligamento do colaborador.

     

    Gabarito: Errado.