SóProvas


ID
2649883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da análise e da descrição de cargos, julgue o item subsequente.


Ainda que não resulte no aumento da produtividade e na redução do absenteísmo e da rotatividade na organização, o enriquecimento vertical e horizontal de cargos eleva a motivação intrínseca dos trabalhadores e sua satisfação com o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Enriquecimento de Cargos:

     

    Enriquecimento vertical: busca tarefas mais complexas e maiores responsabilidades.

    Enriquecimento lateral/horizontal: busca várias tarefas de igual complexidade e responsabilidade

     

    Adequar o cargo ao ocupante melhora o relacionamento entre as pessoas e o seu trabalho. Inicia outras mudanças na organização e na cultura organizacional. Melhora a qualidade de vida no trabalho. Aumenta a produtividade. Reduz taxas de absenteísmo e rotatividade. Eleva a motivação intrínseca do trabalho, como também a sua satisfação.

     

    Fonte: http://desenvolvimentoorganizacionalepessoal.blogspot.com/2012/05/enriquecimento-de-cargos_14.html

  • TUUUUDO DEPENDE!!!!

    Ainda mais motivação sendo intrínseca do indíviduo pouco se sabe e se modifica sobre ela. Só ele mesmo e olhe lá..


    GAB ERRADO

  • Questão complicada viu.

    Enriquecimento de cargo realmente causa: aumento da motivação e satisfação, pode melhorar o desempenho, e contribui para a diminuição de absenteísmo e rotatividade.

    Contudo, quando a CESPE fala "Ainda que ..." ela não restringe a sua afirmação. Ela não diz exatamente que o Enriquecimento NÃO irá gerar melhor desempenho e redução da rotatividade e absenteísmo. Ela apenas coloca como uma hipótese.

    Seria errado também afirmar que TODA vez que os cargos forem enriquecidos irão gerar as consequências citadas...

    Enfim, errei e vou ficar esperto. Cespe é Cespe ...

  • COMENTÁRIOS: Enriquecer o cargo nada mais é do que adequar o cargo a quem o ocupa. Há dois tipos de enriquecimento do cargo, o horizontal (busca várias tarefas compatíveis com a complexidade e responsabilidade) e a vertical (busca tarefas de maior complexidade e responsabilidade). O erro da assertiva está em afirmar que os enriquecimentos não resultam no aumento da produtividade. Adequar o cargo ao ocupante pode ter muitas vantagens: melhora o relacionamento entre as pessoas e o seu trabalho, inicia outras mudanças na organização e na cultura organizacional, melhora a qualidade de vida no trabalho, aumenta a produtividade, reduz taxas de absenteísmo e rotatividade, eleva a motivação intrínseca e a satisfação no trabalho.

    Gabarito: Errado.

  • O enriquecimento de cargos, significa a reorganização e a ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, por meio do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação. 
    Consiste em aumentar de maneira deliberada e gradativa os objetivos, as responsabilidades e os desafios das tarefas do cargo para ajustá-los às características progressivas do ocupante. O enriquecimento do cargo pode ser lateral ou horizontal ou vertical:




    - enriquecimento vertical: adiciona tarefas mais complexas ou atribuições administrativas ao cargo,  como planejamento, organização e controle, enquantotransfere para outro cargo de nível mais baixo as tarefasmais simples; busca tarefas mais complexas e maiores responsabilidades.
    - enriquecimento lateral adiciona tarefas variadas, com a mesma complexidade das tarefas atuais, ao mesmo tempo que transfere para outros cargos domesmo nível algumas das tarefas atuais; busca variar  tarefas de igual complexidade e responsabilidade.
    Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, o enriquecimento de cargos é a maneira de obter satisfação intrínseca por meio do cargo. É que o cargo é pequeno demais para o espírito de muitas pessoas. Em outras palavras, os cargos não são suficientemente grandes para a maioria das pessoas e precisam ser redimensionados.  
    Além disso se espera do enriquecimento de cargos não apenas uma melhora das condições de trabalho, mas sobretudo o aumento na produtividade e na  redução das taxas de rotatividade e absenteísmo
    O autor ainda frisa as vantagens desse processo:
    • Maior motivação intrínseca do trabalho.
    • Contínuo desenvolvimento das competências do colaborador.  
    • Crescimento profissional e impulso ao encarreiramento mais rápido.
    • Desempenho de alta qualidade no trabalho.  
    • Elevada satisfação com o trabalho.  
    • Redução de faltas (absenteísmo) e de desligamentos (rotatividade).

    Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações /  Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.


    Gabarito do Professor: ERRADO.