SóProvas


ID
2649886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da análise e da descrição de cargos, julgue o item subsequente.


Conforme o modelo contingencial de descrição de cargos, mudanças e revisões contínuas dos conteúdos dos cargos são necessárias e dependem do desenvolvimento pessoal dos trabalhadores e de alterações nas estruturas organizacionais e nos procedimentos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Modelo Contingencial 

    É o modelo mais amplo e complexo, consideram-se três variáveis:

    As pessoas, a tarefa e a estrutura da organização.

    "...é dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargo com uma responsabilidade básica colocada na mão do gerente ou de sua equipe de trabalho. Assim, o modelo contingencial é mutável em decorrência do desenvolvimento pessoal do ocupante e do desenvolvimento tecnológico da tarefa. Em um mundo globalizado e forte concorrência em que tudo muda, os cargos não podem ser estáticos". (CHIAVENATO, 1999, p. 167)

    A medida que o ocupante executa suas tarefas obtém o seu desenvolvimento profissional, através do seu dinamismo consegue inserir o seu conhecimento tácito nos cargos, tornando-os assim diversificado. Podemos dizer que o modelo contingencial proporciona para o ocupante uma segurança na execução da suas atividades, com isso ele pode controlar seu desempenho com a conferência do alcance dos seus resultados.

    "O desenho contingencial é dinâmico e privilegia a mudança em função do desenvolvimento pessoal do ocupante. Em outros termos, permite a adaptação do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do ocupante. Essa adaptação contínua é feita através do enriquecimento de cargos. Enriquecimento de cargo significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação". (CHIAVENATO, 1999, p. 169)

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-e-analise-de-cargos/47234/

  • COMENTÁRIOS: O modelo contingencial de descrição de cargos é o mais amplo e considera três variáveis: 1) as pessoas, 2) a tarefa e 3) a estrutura da organização. Segundo Chiavenato (1999), o modelo contingencial é mutável em decorrência do desenvolvimento pessoal do ocupante e do desenvolvimento tecnológico da tarefa. Em um mundo globalizado e forte concorrência em que tudo muda, os cargos não podem ser estáticos. Assim o desenho contingencial é dinâmico e privilegia a mudança em função do desenvolvimento pessoal do ocupante. Em outros termos, permite a adaptação do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do ocupante. Essa adaptação contínua é feita através do enriquecimento de cargos. Enriquecimento de cargo significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação.

    Gabarito: Certo.