SóProvas


ID
2649931
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência dos tribunais superiores acerca dos direitos e das garantias fundamentais e da aplicabilidade das normas constitucionais, julgue o item a seguir.


Constitui crime de resistência bloquear o ingresso de oficial de justiça munido de mandado de intimação no domicílio durante o período noturno do sábado.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

     

    Art. 5 XI  CF - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

     

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O oficial de justiça não poderá, mesmo que munido de mandado de intimação, ingressar no período noturno em domicílio sem consentimento do morador. Portanto, não fica configurado o crime de resistência na situação apresentada. 

     

    Profº Ricardo Vale - Estratégia Concursos

     

     

     

     

    "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu." Eclesiastes 3 

  • ERRADO. NÃO SE TRATA DE RESISTÊNCIA, pois quem bloqueia está no exercício regular de seu direito (inviolabilidade de domicílio - ordem judicial - período noturno). A questão também não menciona a prática de violência ou grave ameaça.

     

    (Código Penal) Resistência

            Art. 329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio:

            Pena - detenção, de dois meses a dois anos.

            § 1º - Se o ato, em razão da resistência, não se executa:

            Pena - reclusão, de um a três anos.

            § 2º - As penas deste artigo são aplicáveis sem prejuízo das correspondentes à violência.

     

    CRFB/88:

    art. 5˚, inc. XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

  • Errado.

    O crime de Resistência - Art.329 do Código Penal - só se configura, dentre outros termos, quando da oposição de ato LEGAL de funcionário público. No caso desta questão, o ATO do Servidor é ilegal, portanto, não restará configurado o supracitado crime.

    • Resistência => opor-se à ato LEGAL de funcionário público com violência/ameaça etc. Lembrando que a Resistência PASSIVA não configura crime !.

    • Desacato => é o ato de "xingar" o funcionário público no exercício de sua profissão ou em razão dela.

    • Desobediência => é quando o agente desobedece uma ordem legal de funcionário público.

    Atualizado em 16.04.21.

    A luta continua !

  • QUESTÃO - Constitui crime de resistência bloquear o ingresso de oficial de justiça munido de mandado de intimação no domicílio durante o período noturno do sábado.

     

    RESPOSTA: Obviamente, não constitui o crime de resistência, visto que, para a configuração dessa conduta, é necessário a existência de violência ou ameaça contra o executor do ato legal ou quem o auxilía.

     

    GAB: ERRADO

  • ERRADO 

    CF/88

    ART 5 XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

  • ERRADO

     

    (Código Penal) Resistência

            Art. 329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio:

            Pena - detenção, de dois meses a dois anos.

            § 1º - Se o ato, em razão da resistência, não se executa:

            Pena - reclusão, de um a três anos.

            § 2º - As penas deste artigo são aplicáveis sem prejuízo das correspondentes à violência.

  • O fato é atípico! 1% Chance. 99% Fé em Deus.
  • Gabarito: "Errado"

     

    Não haverá ordem para cumprir durante a noite, sob pena de lesar princípio fundamental. Aplicação do art. 5º, XI, CF e 245 do CPP:

     

    Art. 5º, XI, CF: "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial; "

     

      Art. 245, CPP:  "As buscas domiciliares serão executadas de dia, salvo se o morador consentir que se realizem à noite, e, antes de penetrarem na casa, os executores mostrarão e lerão o mandado ao morador, ou a quem o represente, intimando-o, em seguida, a abrir a porta."

     

     

  •  Art. 329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio.

     

    Além da INVIOLABILIDADE  do domicílio.

  • GABARITO: ERRADO

     Carta Magna

    Art 5 º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

  • Errado. 

    O oficial pode esperar até a segunda de manhã. rsrs

  • ERRADO

     

    1) A ordem é manifestamente ilegal (pois tá de noite)

    2) Se fosse legal seria crime de desobediência, pois não há no que se falar em violência ou ameaça

  • Poema para diferenciar resistência x desobediência x desacato

     

    Na resistência tem violência

    que é diferente de desobediência.

    No desacato, não cola não,

    porque tem vexame e humilhação

  • No período noturno não pode, salvo se os proprietários permitirem, pois caso o homem da casa permita e a mulher não permita, o oficial não poderá adentrar, infelizmente quem manda na casa é a mulher kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gabarito Errado

    Sábado e ainda mais anoite..... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Errado

    CF/88, Art 5 º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

  • A assertiva está "errada", pois para o crime de Resistência consuma-se com a a Violência ou Grave Ameça, ou seja, não havendo violência ou a Grave ameaça desqualidica-se o crime. 

  • procurei a pegadinha!

  • Se não tiver violência ou ameaça (não é grave ameaça) não é crime de resistência.

  • Mandado de intimação não dá direito para oficial de justiça entrar em lugar nenhum. Apenas, mandado de prisão a qualquer hora (havendo certeza q o desfavorecido se encontra na casa) ou mandado de busca e apreensão, durante o dia. No caso da questão, ao impedir a entrada do oficial houve exercício regular de direito.

  • porisso que todo sabado eu paro meu carro com mandado de busca , em frente a minha casa sem medo de ser feliz ... hahahah

  • PESSOAL..

    Olha o ERRO da questão logo de cara...mandado de intimação no domicílio durante o período noturno do sábado.

    CF/88, Art 5 º, XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

  •  Art. 293.  Se o executor do mandado verificar, com segurança, que o réu entrou ou se encontra em alguma casa, o morador será intimado a entregá-lo, à vista da ordem de prisão. Se não for obedecido imediatamente, o executor convocará duas testemunhas e, sendo dia, entrará à força na casa, arrombando as portas, se preciso; sendo noite, o executor, depois da intimação ao morador, se não for atendido, fará guardar todas as saídas, tornando a casa incomunicável, e, logo que amanheça, arrombará as portas e efetuará a prisão.

     

    Outro ponto, é que o crime de resistência pressupõe violência. Logo, há dois erros na assertiva.

  • 1º- Determinações judiciais são executadas durante o dia (da aurora ao crepúsculo).
    2º-
    Caracteriza crime de resistência quando o bloqueio é feito mediante violência ou ameaça ao Funcionário Público.

  • sábado, oficial, a noite, intimação,resistência( bloqueando o ingresso ), ISSO NÃO EXISTE.

    GAB: ERRADO

     

  • Genial o poema do Yan Carlos... kkkkkkkkkk

     

    =)

  • Configura exercício regular de direito e não o crime de resistencia.

  • Estou vendo pessoas comentando que o erro da questão é o sábado, não é verdade, eu já fui fazer initimação com meus colegas oficiais de justiça no sábado, além do mais o Fórum tem plantão judicial nos finais de semana, como que vai ter plantão sem oficial de justiça pra comunicar os atos... 

  • Olhe o final da questão e observe: O mandado está querendo ser cumprido à noite, não pode.

  • ERRADO. Mandado judicial só pode ser cumprido durante o dia, ingresso no domicílio no período noturno só em hipótese de flagrante delito, desastre ou pra prestar socorro. Art 5º XI da CFB/88.

  • Há no caso uma excludente de ilicitude, legítima defesa. (ESTEFAM, 2017, p. 640)

  • O erro não é porque tá de noite, gente. Trata-se de um mandado de intimação! O oficial não poderá nunca entrar no domicílio de um indivíduo (sem consentimento) com um mandado de intimação. E proibir alguém de entrar na sua casa é conduta atípica, a não ser que você tenha se utilizado de violência ou grave ameaça, que aí sim será excludente de ilicitude, a depender dos meios utilizados e da moderação.

  • Aquele momento que você olha pro oficial de justiça e solta: Olha, primeiro que você nem devia tá aqui!

  • Vá direto ao comentário do Yan Carlos. Cirúrgico!

  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

     

     

  • Desacatar significa "menosprezar a função pública exercida por determinada pessoa. Em outras palavras, ofende-se o funcionário público com a finalidade de humilhar a dignidade e o prestígio da atividade administrativa." (MASSON, Cleber. Direito Penal esquematizado. 4ª ed., São Paulo: Método, 2014, p. 748).

     

    O crime de desacato é compatível com a Constituição Federal e com o Pacto de São José da Costa Rica. A figura penal do desacato não tolhe o direito à liberdade de expressão, não retirando da cidadania o direito à livre manifestação, desde que exercida nos limites de marcos civilizatórios bem definidos, punindo-se os excessos. STF. 2ª Turma. HC 141949/DF, Rel. Min. Gilmar Mendes, julgado em 13/3/2018 (Info 894).

     

    Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela continua a ser crime, conforme previsto no art. 331 do Código Penal. STJ. 3ª Seção. HC 379.269-MS, Rel. Min. Reynaldo Soares da Fonseca, Rel. para acórdão Min. Antônio Saldanha Palheiro, julgado em 24/5/2017 (Info 607).

  • noturno já não é legal, aí o cara ainda quer ir no sábado? "me ajuda aí, oficial..."

  • Art. 212, § 2º, CPC: independentemente de autorização judicial, as citações, intimações e penhoras poderão realizar-se no período de férias forenses, onde as houver, e nos feriados ou dias úteis fora do horário estabelecido neste artigo [6 às 20 horas], observado o disposto o disposto no art. 5º, inciso XI, da Constituição Federal [inviolabilidade de domicílio].

  • Yan Carlos, já salvei aqui kkkk massa

  • Pessoal, creio que o cerne da questão não é saber se o ato do oficial é legal ou ilegal, já que temos exceções em que os atos podem ser praticados em horário noturno. Vide art. 64 da lei do JECRIM:

     

    Art. 64. Os atos processuais serão públicos e poderão realizar-se em horário noturno e em qualquer dia da semana, conforme dispuserem as normas de organização judiciária.

     

    O fato é que a “resistência passiva”, assim entendida como aquela destituída de qualquer conduta agressiva por parte do agente, não configura o crime de resistência. A oposição deve ser positiva. Portanto, a fuga, a recusa em fornecer nome ou abrir portas não tipifica resistência, podendo caracterizar desobediência.

     

    Fonte: Direito Penal - Parte Especial - Rogério Sanches.

  • Crime de Desobediência art. 330 do CP e não Resistência Art. 329 do CP

  • ERRADO. O crime de resistencia consiste em opor à execução de um ato legal por funcionário competente ou a quem lhe preste auxílio. Como no caso o ato é ilegal não fica configurado o tipo penal.

  • Gabarito errado

    Galera ,não perde tempo,pois a maioria escreveu isso aqui:

    (Código Penal) Resistência

            Art. 329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio:

            Pena - detenção, de dois meses a dois anos.

            § 1º - Se o ato, em razão da resistência, não se executa:

            Pena - reclusão, de um a três anos.

            § 2º - As penas deste artigo são aplicáveis sem prejuízo das correspondentes à violência.

     

    CRFB/88:

    art. 5˚, inc. XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

  • Resistência = RECUSA 

    ART 329 CP

    Oposição: ATO LEGAL mais violência ou ameaça (a pessoa)

    Pena: Sem prejuízo da Violência

    Ofensas ou negativa de acompanhar: Não são suficientes. Neste caso, para caracterizar resistência deverá ocorrer a violência, de fato. 

     

    #aulas do RILU, (PAPA CONCURSO)

  • "durante o período noturno" - não precisa nem saber o que é ou não resistência !

  • GABARITO: ERRADO


    Quem manja de direito constitucional acerta essa.


    " Art. 5º, XI CF- a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  "


    A pessoa que está no domicílio está no direito.

  • A questão em comento pretende aferir os conhecimentos do candidato a respeito do crime de resistência (art. 329 do CP).
    O ato de bloquear o ingresso de oficial de justiça munido de intimação no domicílio durante o período noturno do sábado não configura o tipo penal do art. 329 do CP. Isso porque o tipo prevê a oposição à execução de ato legal. Conforme dispõe o art. 5°, inciso XI da CF e também o art. 254 do CPP, o ingresso de oficial de justiça em virtude de mandado não é permitido no período noturno, portanto é ilegal e não caracteriza o delito de resistência.

    GABARITO: ERRADO

  • ERRADO. CF/88, Art 5 º, XI.

    Regra geral ➞ entrada na casa COM consentimento do morador 

    EXCEÇÕES ➞ SEM consentimento do morador

    flagrante delito ➡︎ a qualquer hora

    desastre ➡︎ a qualquer hora

    prestar socorro ➡︎ a qualquer hora

    ordem judicial (reserva de jurisdição) ➡︎ APENAS durante o dia (6h até 18h) 

  • Sábado pode cumprir perfeitamente! Só ligar para o cidadão e ir até ele

  • Aos que falam sobre horas exatas para adentrar no recinto do transeunte, não há jurisprudência viu galera, fica ligado!

  • GABARITO: ERRADO ( 2x )

    Além de ser no horário noturno, o que não é permitido, não houve violência ou grave ameaça.

  • PROCESSOS CIVEIS------> mandados judiciais regulados pelo CPC, a REGRA GERAL para DILIGÊNCIAS : 6 h - 20h de 2a-feira a sábado ( art. 212).

    SE COM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL pode APÓS às 20h, DOMINGOS e FERIADOS.

    JUIZADOS ESPECIAIS CIVEIS -----> mandados em QUALQUER DIA E HORA (Lei 9099/95, art. 12 e art.13) INCLUSIVE NOTURNAMENTE.

    NATUREZA CRIMINAL ----> mandados PODEM SER CUMPRIDOS EM QUALQUER HORÁRIO SÁBADO , DOMINGO, FERIADO (art. 797, CPP).

  • DOMICÍLIO - INVIOLABILIDADE NOTURNA - CRIME DE RESISTÊNCIA - AUSÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO. A garantia constitucional do inciso XI do artigo 5º da Carta da República, a preservar a inviolabilidade do domicílio durante o período noturno, alcança também ordem judicial, não cabendo cogitar de crime de resistência (RE 460880, Relator(a): Min. MARCO AURÉLIO, Primeira Turma, julgado em 25/09/2007, DJe-036 DIVULG 28-02-2008 PUBLIC 29-02-2008 EMENT VOL-02309-03 PP-00567 RTJ VOL-00203-03 PP-01277 RMDPPP v. 4, n. 23, 2008, p.95-98)

  • 1) Resistência

    Art. 329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio:

    2) Desobediência

    Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público:

    3) Desacato

    Art. 331 - Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela:

  • PEGA ESSA:

    NA RESISTÊNCIA TEM VIOLÊNCIA

    QUE É DIFERENTE DE DESOBEDIÊNCIA

    O DESACATO NÃO COLA NÃO

    PQ TEM VEXAME E HUMILHAÇÃO

  • Vamos ao ponto!

    A questão está falando da figura da Desobediência.

    Desobediência é quando o agente desobedece uma ordem legal de funcionário público.

    Vamos com tudo!

  • O item está errado, pois conforme dispõe o art. 5°, inciso XI da CF e também o art. 254 do CPP, o ingresso de oficial de justiça em virtude de mandado não é permitido no período noturno, portanto é ilegal e não caracteriza o delito de resistência.

    Bons Estudos!

  • errado mas configura abuso de autoridade por parte do oficial .

  •  Resistência

    1- OPOR-SE À EXECUÇÃO DE ATO LEGAL

    2- MEDIANTE VIOLÊNCIA OU GRAVE AMEAÇA A FUNCIONÁRIO COMPETENTE

    pena: detenção de 2 meses a 2 anos

    Se o ato, em razão da resistência, não se executa:

    pena: reclusão, de 1 a 3 anos.

    Desobediência

    1- Desobedecer a ordem legal de funcionário público

    pena: detenção, de 15 dias a 6 meses, e multa.

    art. 5˚, inc. XI

    CASA :

    - ASILO INVIOLÁVEL

    -NÃO PODE ENTRAR SEM PERMISSÃO

    SALVO (QUALQUER HORA)

    - FLAGRANTE DELITO

    - DESASTRE

    - PRESTAR SOCORRO

    DE DIA:

    - DETERMINAÇÃO JUDICIAL

  • Gab E

    R D D (contra funcionários públicos no exercício de sua função)

    Resistência - é com grave ameaça ou violência e é pessoalmente, não por telefone.

    Desobediência - Que é o caso tratado na questão, é desobedecer uma ordem legal de um funcionário público.

    Desacato - É desferir palavras contra o funcionário no exercício de suas funções (acontece muito contra os policiais).

  • ERRADO - no referido caso, o morador encontra-se no exercício regular de seu direito, o qual impede que terceiro viole o seu domicílio em detrimento das garantias de inviolabilidade previstas na CF, CP e CPP.

  • VIOLARIA O DOMICILIO DA PESSOA.

    GABARITO= ERRADO

    AVANTE GUERREIROS

  • O aluno que usa "codinome" Jair messias bolsonaro é extremamente chato e alienado.

    Quer responder fique a vontade, mas, ficar colocando coisas de cunho politico a todo momento é uma idiotiçe!

    Perde tempo com isso não, vai estudar mais!!!!

  • Esse assunto se aprende cantando:

    "Na resistência tem violência que é diferente de desobediência. No desacato não cola não, porque tem vexame e humilhação"

    Bons estudos, guerreiros!

  • Rapaz,

    Todo mundo espera alguma coisa de um sabábo à noite, menos um Oficial de Justiça kkkkkkkkkkkkk.

    GAB E

    Bons Estudos

  • AGORA É ESPERAR AMANHECER E METER O PÉ NA PORTA KKKKKKK

    *RESISTÊNCIA TEM QUE TER EMPREGO DE VIOLÊNCIA

    GABARITO:ERRADO

  • OBS IMPORTANTE, visto que apesar de eu particularmente achar RIDÍCULA, já vi bancas cobrarem --'.

    Resistência: opor-se a ato legal de funcionário público, mediante violência ou AMEAÇA, não "GRAVE ameaça".

  • Desobediência, pois não teve violência ou ameaça.

  • rapaz...que oficial folgado da p0rra

  • Gabarito: Errado

    Art. 329 CP - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio:

    Pena - detenção, de dois meses a dois anos.

    Como o comando da questão fala em  "período noturno do sábado", o ato em si é ilegal.

    Avante...

  • ohhh oficial, sabado a noite eh dia da gelada minha amigo

  • O ato praticado pelo servidor é Ilegal e o tipo penal da Resistência tem como elemento que o ato resistido seja Legal!

    Art. 329 CP - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio:

    Pena - detenção, de dois meses a dois anos.

  • O particular está em uma situação de exercício regular de um direito, já que estão quebrando a sua inviolabilidade domiciliar.

    Além disso, seguem os requisitos da resistência (crime cometido por particular contra a adm. púb.).

    Art. 329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio.

    § 1o - Se o ato, em razão da resistência, não se executa: Rec. 1 a 3 anos.

    § 2o - As penas deste artigo são aplicáveis sem prejuízo das correspondentes à violência.

  • Errado.

    Mandado de intimação não pode ser cumprido durante a noite. É por esse motivo que a conduta do indivíduo não configura resistência (o ato não é legal). O oficial de justiça não possuía a prerrogativa de adentrar o recinto do intimado no período noturno.

    Questão comentada pelo Prof. Douglas Vargas 

  • Poema para diferenciar resistência x desobediência x desacato

     

    Na resistência tem violência

    que é diferente de desobediência.

    No desacato, não cola não,

    porque tem vexame e humilhação

  • Gabarito: Errado

    Pessoal, nesse caso, trata-se de exercício regular de direito, uma vez que deve ser resguardada a inviolabilidade de domicílio.

    Cabe lembrar que a inviolabilidade admite exceções, mas, como não é o cerne da questão, não vou transcrevê-los aqui.

    Abraços!

  • Poema para diferenciar resistência x desobediência x desacato

     

    Na resistência tem violência

    que é diferente de desobediência.

    No desacato, não cola não,

    porque tem vexame e humilhação

  • Poema para diferenciar resistência x desobediência x desacato

     

    Na resistência tem violência

    que é diferente de desobediência.

    No desacato, não cola não,

    porque tem vexame e humilhação

  • Por mandado judicial, só durante o dia.

  • Informo-lhes, Desobediência cabe o princípio do "nemo tenetur se detegere" (não produzir provas contra si mesmo).

    Se estiver errado, corrijam-me

  • Analisar a violência:

    COM: Resistência.

    SEM: Desobediência.

  • Consoante a CF/88, a casa é asilo inviolável, nos seguintes termos:

    Art. 5º (...) XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial. Assim sendo, o oficial de justiça não poderia ingressar no domicílio, sem o consentimento do morador, na condição citada na assertiva (cumprimento de ordem judicial no período noturno).

    Logo, não há a configuração do crime de resistência. 

    Fonte: Projeto Caveira

  • Nem se fosse de dia, não teve violência ou ameaça!

  • GAB E

    O cumprimento de mandado realizado em período noturno é ilegal, deste modo não caracteriza o crime de resistência.

     Art 5 º, XI, CF - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

  • E se fosse um mandado do Juiz do Juizado Especial?

    "Art. 64. Os atos processuais serão públicos e poderão realizar-se em horário noturno e em qualquer dia da semana, conforme dispuserem as normas de organização judiciária."

  • GABARITO: Errado

    Item errado, pois nesse caso não há que se falar em resistência já que o Oficial de Justiça não poderia cumprir

    o mandado contra a vontade do morador no horário noturno. Ademais, não houve violência ou ameaça.

    FONTE: Comentário professor do Estratégia concursos

  • GABARITO: ERRADO

    O crime de resistência somente ocorre quando há oposição, mediante violência ou ameaça, à execução de ato legal (fundamentado em lei ou em decisão judicial) não se configurando quando o ato for ilegal. Assim não configura resistência, a oposição a ato ilegal, uma vez que ninguém está obrigado a obedecer um ato que esteja em confronto com a legislação vigente, diante do princípio da legalidade insculpido no inciso II do artigo 5º da Constituição da República, que assim dispõe: ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei".

  • Logo no sábado (à noite ainda), esse infeliz resolveu importunar???

  • Meus amigos, tem alguns colegas que estão se equivocando nos comentários. Permita-me esclarecer aos que têm alguma dúvida:

    ___________

    CRIME DE RESISTÊNCIA

    [TIPICIDADE]

    Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário público competente para executá-la ou a quem lhe esteja prestando auxilio.

    *Sua concretização depende...

    1} De ato legal por parte do agente público; BLZ

    2} Da se opôr com violência ou ameaça; AQUI NÃO

    3} Da competência do ato. BLZ

    [CONCLUSÃO]

    1} Caso não haja oposição perante ao ato imposto pelo agente, tipificará apenas crime de Desobediência, e

    2} Será atípica, para o sujeito incorrer neste crime, a ordem de agente fora do ramo de atuação.

    Em outras palavras, não constitui crime de resistência bloquear o ingresso de oficial de justiça munido de mandado de intimação no domicílio, independentemente se estiver em período noturno de qualquer dia da semana, uma vez que tipificou apenas duas das 3 condutas anteriormente descritas.

    ...

    BONS ESTUDOS!

  • Resistência

    Art. 329 - Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio ...

    -> Se o ato é ilegal não configura o crime.

  • Gab: E.

    De pronto, já podemos observar que o horário não é adequado "...durante o período noturno do sábado..." restando ILEGAL o ato, pois a CF/88 veda o horário mencionado no enunciado.

    Art. 5º

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

    Outro ponto é que para se configurar o crime de RESISTÊNCIA deve haver violência ou ameaça, conforme o CP:

    Art. 329 - Opor-se à execução de ato LEGAL, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio:

    Concluímos que não houve o crime de resistência (art. 329) e também não há como classificar a conduta como desobediência (art. 330) uma vez que em ambos deve haver conduta LEGAL do funcionário competente.

    Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público:

  • Gabarito errado por dois aspectos:

    1° O crime de RESISTÊNCIA exige VIOLÊNCIA ou AMEAÇA(a questão não tratou sobre o assunto, portanto, não se pode presumir)

    2° Mesmo que houvesse resistência, estaria acobertada por causa excludente de ilicitude, pois o ingresso noturno em residência, salvo nos casos previstos em lei, é ILEGAL e a resistência exige que seja uma ordem LEGAL do Funcionário Público.

  • Desobediência

      Art. 330 - Desobedecer a ordem legal de funcionário público:       Pena - detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.

  • CRIME DE RESISTÊNCIA não se configura quando o ato for ilegal.

  • Gab. Errado

    O ingresso de oficial de justiça em virtude de mandado não é permitido no período noturno, portanto é ilegal e não caracteriza o delito de resistência.

  • OBSERVAÇÕES RELEVANTES DO CRIME DE RESISTÊNCIA

    ✓ Ato deve ser legal;

    Deve haver violência ou ameaça;

    Se houver violência: o agente responde pela resistência e pela lesão corporal

    Se houver ameaça: o agente só responde pela resistência, que absolve a ameaça

    O funcionário tem que ser competente para manifestar a ordem.

    _______

    "Não pare até terminar aquilo que começou"...

  • Com a devida vênia, acredito eu, que nem desobediência caberia nessa situação, visto que o cumprimento do mandado está sendo efetuado durante a noite e não há consentimento do morador. Portanto, estará munido pela inviolabilidade de domicílio.

  • A ordem deve ser legal. Cumprir mandado em período noturno é ilegal.

  • Não se pode cumprir mandado judicial durante o período noturno.

    O cidadão que bloqueou a entrada do oficial de justiça agiu sob o manto do exercício regular de direito.

  • GABARITO: ERRADO!

    O crime de resistência, previsto no artigo 329 do Código Penal, ocorre quando o agente se opõe à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio.

    No caso em questão, deve-se observar que não há qualquer menção ao cometimento de violência ou grave ameaça, razão pela qual, desde logo, não se pode considerar o cometimento do referido delito.

    Ademais, o cumprimento de mandado judicial em período noturno é considerado ato ilegal e, portanto, ainda que houvesse violência por parte do morador, a fim de conter o ingresso do oficial de justiça ao domicílio, não restaria configurado o delito de resistência.  

  • aposto que era o professor thalius

  • A questão ERROU Duas Vezes!!!

    1º Que o ato tem que ser legal (mandado de intimação no domicílio durante o período noturno... SÓ PODE DURANTE O DIA)

    2º Se não teve que usar violência então é DESOBEDIÊNCIA

    GAB E

  • A questão já está incorreta ao mencionar o cumprimento de mandado judicial em período noturno.

  • RESISTÊNCIA: violência ou ameaça a ato LEGAL

    CASA: é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial

  • DETERMINAÇÃO JUDICIAL SÓ DURANTE O DIA.

  • A questão esta errada porque não há crime, porem oficiais de justiça podem fazer citações, intimações e penhora em qualquer dia e horário, mas devem respeitar a CF em relação a adentrar no imóvel, essa previsão de possibilidade de ser feito em qualquer dia e qualquer horário é uma atribuição trazida pelo NCPC.

  • Vide art. 5.⁰, XI, CF/88
  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • De acordo com a CF/88, “a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”. Logo, o oficial de justiça não poderá, mesmo que munido de mandado de intimação, ingressar no período noturno em domicílio sem consentimento do morador. Portanto, não fica configurado o crime de resistência na situação apresentada. Questão errada.