-
http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/7-caracteristicas-de-uma-cultura-forte/
Cultura organizacional refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros que difere uma organização das outras. Temos sete características básicas que conjuntamente, captam a essência da cultura de uma organização.
São elas:
1 – A inovação
2 – assunção de riscos – grau que os colaboradores são estimulados a inovar e assumir riscos.
3 – A atenção aos detalhes – Grau esperado com precisão, análise e atenção aos detalhes.
4 – A orientação para os resultados – Os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e o emprego dos processos para alcançá-los.
5 – A motivação das pessoas – As tomadas de decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre os colaboradores na organização.
6 – A orientação para a equipe – As atividades de trabalho são organizadas mais em função do grupo do que dos indivíduos.
7 – A competitividade – As pessoas, em vez de afáveis e acomodadas, se apresentam competitivas e até mesmo agressivas.
É muito popular a diferenciação de uma cultura forte para uma cultura fraca.
Culturas fortes – O impacto é muito maior sobre o comportamento dos colaboradores e estão diretamente relacionadas com redução da rotatividade e as fracas são facilmente mudadas.
A cultura quando é forte, seus valores essenciais sobre a organização são intensamente acatados e compartilhados. Quantos mais membros forem aceitos e maior for o comportamento com eles, mais forte será a cultura. O resultado desse tipo de cultura é o índice baixo de rotatividade da força de trabalho.
Uma cultura forte demonstra alto grau de concordância dos membros sobre o ponto de vista da organização. É unânime a geração dos propósitos que gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional. Com essas qualidades há uma redução e propensão dos funcionários a deixar a organização.
-
Gabarito: CERTO
Referente ao que colega Polly postou
Minha resposta:
Bom, eu fiz essa prova e acabei de acessar de novo o gabarito preliminar e consta gabarito CERTO pra essa questão.
-
Cultura forte - homogênea - os valores essenciais são intensamente
acatados e compartilhados. Quanto mais membros aceitarem os valores e
quanto mais se comprometerem com eles, mais forte será a cultura.
ANDREIA RIBAS
-
Culturas Fortes:
1) Quanto mais os funcionários de uma empresa seguem e compartilham os valores inseridos em sua cultura , mais forte ela é.
2) Consegue reter seus funcionários com mais facilidade (baixa rotatividade).
3) Funcionários demonstram maior lealdade e compromisso com os objetivos e metas da organização.
4) Reduz a necessidade de um controle mais rígido e de regras para coibir certos comportamentos dentro da organização.
5) Maior impacto sobre o comportamento dos colaboradores.
6) Valores intensamente compartilhados e acatados.
Fonte. Anotações do Professor Rodrigo Rennó; e http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/7-caracteristicas-de-uma-cultura-forte/
-
CERTO
" Uma cultura forte é aquela na qual os valores principais são respeitados e compartilhados pelos seus membros. Quanto mais os membros de uma organização respeitam e compartilham seus valores, mais forte é sua cultura! Uma cultura forte gera coesão, lealdade, comprometimento organizacional, e diminui a necessidade da organização de fixar regulamentos e regras de comportamento. Estudos indicam que a cultura forte tem um poder maior de infuenciar o comportamento dos seus funcionários e gera um desempenho superior para a organização."
Rennó, Rodrigo
Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
-
Adendo:
A cultura é aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organização.
> Quanto à força de sua influência:
Forte: quando seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influenciam seus comportamentos e expectativas;
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016, pag371, adpatado.
bons estudos
-
GAB: CERTO
TIPOS DE CULTURAS ORGANIZACIONAIS
Culturas Adaptativas:
Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança.
Culturas Conservadoras:
Se caracterizam pela manutenção de ideais, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.
Culturas Fortes:
Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas.
Culturas Fracas:
São culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura.
-
Toda as organizações têm uma cultura,mas nem toda organização tem uma cultura forte...
Uma cultura forte é aquela na qual os valores principais são respeitados e compartilhados pelos seus membros.
Rodrigo Rennó.
-
Uma cultura organizacional forte é compartilhada por todos os membros da organização, há pouca divergência de opiniões sobre seus pontos principais e tem alto impacto sobre o comportamento dos funcionários.
-
CULTURA FORTE: Compartilhada por todos os membros da organização, tendo pouca divergências.
CULTURA FRACA: Não é compartilhada por todos os membros, possuindo várias divergências.
-
Gabarito: Certo
Considera-se uma cultura forte aquela que tem maior impacto sobre o comportamento dos funcionários. Em uma cultura forte, os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados. Quanto mais membros aceitarem os valores essenciais e quanto maior seu comprometimento com eles, mais forte será a cultura. Consistentemente com esta definição, uma cultura forte terá uma influência maior sobre o comportamento de seus membros por causa do grau de compartilhamento e intensidade, que cria um clima interno de autocontrole comportamental, do contrário se caracteriza uma cultura fraca (ROBBINS, 2009).
-
Para Mintzberg, a força da cultura na gestão empresarial é clara. A cultura organizacional passa a ser a mente da organização, as crenças comuns que se refletem nas tradições e nos hábitos, bem como em manifestações mais tangíveis - histórias, símbolos, ou mesmo edifícios e produtos; em certo sentido, a cultura representa a força vital da organização, a alma de seu corpo físico. Para o autor, a força de uma cultura pode ser proporcional ao grau até o qual ela ilude a consciência.
Gab.: CERTO
-
Gabarito correto
*cultura pode ser definida em forte ou fraca.
I)A cultura forte é aquela que é compartilhada por todos os membros da organização, havendo pouca divergência de opiniões sobre seus pontos principais e alto impacto sobre o comportamento dos funcionários.
II) A cultura fraca é aquela que não está amplamente enraizada em todos os membros, por isso eles possuem várias divergências sobre suas questões culturais centrais, gerando baixo impacto no comportamento dos funcionários.
-
Cultura forte tem um impacto maior sobre o comportamento dos funcionários e estão mais diretamente relacionadas à redução da rotatividade. Os valores são essenciais, intensamente acatados e amplamente compartilhados. Aumenta a consistência do comportamento, funciona como um substituto da formalização. O apego aos costumes é mais arraigado, difícil de novas mudanças.
GAB CERTO (extrapolei essa misera na prova e errei)
-
"acatados" soa um pouco pejorativo ao meu ver, parece meio imposito... O mais correto seria "aceitos"..
mas logicamente fizeram de prepósito...srrs
-
É verdade. Os valores do Magazine Luíza são:
Respeito, Desenvolvimento e Reconhecimento: nós colocamos as pessoas em primeiro lugar. Elas são a força e a vitalidade da nossa organização;
Ética: nossas ações e relações são baseadas na verdade, integridade, honestidade, transparência, justiça e bem comum;
Simplicidade e Liberdade de Expressão: buscamos a simplicidade nas nossas relações e processos, respeitamos as opiniões de todos e estamos abertos a ouvi-las, independentemente da posição que ocupam na empresa;
Inovação e Ousadia: cultivamos o empreendedorismo na busca de fazer diferente, por meio de iniciativas inovadoras e ousadas;
Crença: acreditamos em um Ser Supremo, independentemente de religião, bem como nas pessoas, na empresa e no nosso País;
Regra de Ouro: faça aos outros o que gostaria que fizessem a você.
Fonte: https://www.magazineluiza.com.br/quem-somos/perfil-da-empresa/
Em uma cultura forte os funcionários dançam até para vender. Comprove você mesmo no link do Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=ARM_uTdFlMY
Resposta:Certo.
-
Culturas Fortes
Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas.
Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes.
Fonte: Ponto dos Concursos
-
-
Li aTacados. snifsnifsnif...
-
Corretíssima, pois este é justamente o conceito de cultura organizacional forte, aquela que é altamente aceita e compartilhada pelos membros.
Gabarito: C
-
kkkkkk quanto vc ta tão cansada que lê ATACADO ao invés de ACATADO.
-
Uma das formas de classificar as culturas organizacionais é utilizando como critério de comparação o nível de coesão dos indivíduos da organização. Quanto mais coesos os indivíduos daquela organização, dizemos que mais forte é a cultura organizacional. Se, por outro lado, não existe um alto nível de coesão entre os indivíduos, se eles não compartilham de maneira significativa os mesmo valores e comportamentos dizemos então que a cultura é fraca. Esquematizando:
Por oportuno, vejamos como Robbins conceitua uma cultura forte:
“cultura em que os valores centrais são mantidos intensamente e amplamente compartilhados”.
Percebe-se, portanto, que o enunciado foi construído em linha com o conceito proposto por Robbins, por isso está correto.
Gabarito: Certo