SóProvas


ID
2650798
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito das técnicas, dos princípios e do ciclo orçamentários, julgue o item a seguir.


A ideia central do orçamento por resultados é que os cidadãos devem explicitar quais os resultados que querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO PRELIMINAR: CERTO

    GABARITO PRETENDIDO: ERRADO

    ---------------------------------------------------

     GABARITO DEFINITIVO: CERTO

    ​---------------------------------------------------

     

    A questão dá o conceito de ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

  • Orçamento por Resultado: quanto os cidadãos estão dispostos a gastar pelos serviços públicos.

     

    Gabarito: Correto

  • Também estou achando estranho. Concordo com o companheiro A. Resende e pensei justamente nisso ao marcar errado.

     

    O orçamento de desempenho resume-se à vinculação dos gastos aos resultados (realizações), atuando como um instrumento de administração. Refere-se ao objeto de gasto e aos programas de trabalho com as ações desenvolvidas. Não sei onde entra  a participação do cidadão aí... ansioso por uma explicação detalhada rs

  • Discordo deste trecho e acho que não corresponde com o conceito: "e os cidadãos devem explicitar quais os resultados que querem". 

     

    Vamos ver o que o Cespinho considerará daqui para frente. 

  • Discordo do gabarito.

     

    Acredito que a questão esteja Errada, pois o examinador fez uma mistura de Orçamento de DESEMPENHO (ou RESULTADO) com o MÉTODO DE ELABORAÇÃO chamado ORÇAMENTO PARTICIPATIVO.

     

    Bons estudos.

  • até onde entendo:

    - Orçamento de Desempenho é uma evolução do Orçamento Clássico, pois passa a considerar não somente os valores das despesas do governo, mas sim suas ações, o que ele faz com tais verbas, além de avaliar a relação entre o que se pretendia fazer e o que realmente foi feito; procura medir o desempenho por meio do resultado. Apresenta  PROPÓSITOS E OBJETIVOS para os quais os créditos se fazem necessários

    · Orçamento Participativo: permite a participação direta da sociedade na decisão de alocação de alguns recursos do orçamento. Permite que o cidadão participe ativamente da gestão pública, estimulando o exercício da cidadania. Sua aplicação se restringe ao âmbito municipal e eventualmente estadual

    Acho que a questão faz uma mistura dos conceitos, tentando criar um orçamento de desempenho participativo, não sei se isso é possível misturar técnicas de orçamento.  

    Eu, na minha humilde opnão, acho que o cespe colocou CIDADÃO para induzir ao erro já que, tirando esse termo, o conceito se refere sim ao orçamento por desempenho. Contudo, ao colocar ali uma palavrinha do mal, nos induziu a ver apenas o conceito de orçamento participativo. veja:

    A ideia central do orçamento por resultados é que ( os cidadãos )devem explicitar quais os resultados que querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

    Aguardando gabarito definitivo.

    Por enquanto: CERTO

  • Será que estamos estudando pouco?

    Até onde estudei a questão aponta para o orçamento por desempenho, o qual diferentemente do orçamento clássico, visa ao resultado dos gastos e não só aos gastos como no ORÇAMENTO CLÁSSICO.

  • Matei essa questão com a aula do professor MARCELO ADRIANO "operacional".

    Nesse tipo de orçamento ele foi bem didático em um exemplo....

    No orçamento por resultados o objeto é o item a ser comprado. É como se a ADMPUB perguntasse aos cidadãos: "O que vcs querem? Viatura? Escolas?" 

    E após a compra os particulares não poderiam reclamar, "ué?! Não era o que vcs queriam?"

     

    #FOCONAMISSÃO

    #POLICIAFEDERAL2018

  • O orçamento participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.

    Errado

    fonte:https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/prova-comentada-afo-stj-tecnico-judiciario-administrativa/

  • Jurava que era Participativo! Li "cidadãos" e já marquei errado. Acho que será anulada.

  • Pelo menos não fui só eu que errei.

  • Super estranho essa questão ... será que quando ele quis dizer ''cidadão'' seria com o ambito de ser um representante do povo ( um vereador ou um deputado)? .. eles saõ a voz do povo ....

  • Gabarito definitivo: CERTO

    O Orçamento por Resultados é um método para elaboração, execução e avaliação de programas governamentais com o objetivo de contribuir para que o Estado implemente políticas públicas que atendam, a cada dia, mais e melhor, aos interesses e às expectativas dos cidadãos, criando valor público. O OpR compreende um conjunto de medidas voltadas a subsidiar a decisão sobre alocação de recursos públicos com base em informações qualificadas sobre o desempenho dos programas.

    O OpR é uma metodologia para elaboração, execução e avaliação de Programas orientados para Resultados, cujas principais características são:  

    v  coloca em destaque os Resultados, de interesse da sociedade, que um órgão ou entidade busca atingir por meio de sua atuação;  

    v  torna explícito o vínculo entre os recursos orçamentários a serem alocados nos programas e esses resultados;  

    v  utiliza indicadores para acompanhamento dos programas, com vistas a aprimorá-los e a subsidiar o processo orçamentário.

     

    Por outro lado, o Orçamento Participativo é uma técnica orçamentária em  que  a alocação de alguns recursos contidos no Orçamento Público é decidida com a participação direta da população, ou por meio de grupos organizados da sociedade civil, como a associação de moradores. Até o momento, sua aplicação restringe-se ao âmbito municipal, e, excepcionalmente, estadual. É um importante espaço de debate e decisão político-participativa. Nele, a população interessada decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados, a cada ano, com os recursos do orçamento. Essa técnica orçamentária estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público, e gera corresponsabilização entre Governo e sociedade sobre a gestão dos recursos públicos.

  • A ideia central do orçamento por resultados é que os cidadãos devem explicitar quais os resultados que querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

    As iniciativas de projetos de lei são do executivo e, a discurssão e aprovação do legislativo, logo são representantes indiretos dos cidadãos que os elegem e, no orçamento por resultados, devem buscar alcançar resultados para alocação dos recursos.

  • O Cespe não anulou a questão, no dia da prova marquei como errado feliz da vida, sinceramente até que alguém me explique "tim tim por tim tim" eu direi que essa questão é errada rs e errarei sempre, porque induz claramente ao orçamento participativo que ocorre no âmbito do município;

     

    Discordo do comentário do Emannuel que diz que no orçamento por resultados o foco é no objeto do gasto (aquilo que se compra), uma vez que esse foco fica em segundo plano e o foco primordial assim como o orçamento programa é no objetivo do gasto (por que se compra)...Bom, questão polemica demais o fato é que a errei no dia da prova e ela me levou mais uma questão rs

     

    Bons estudos

  • GAB. ERRADO

     

    O cespe cobrou a doutrina proposta no livro do Giacomoni, veja:

     

    ''A ideia central da proposta (orçamento por resultados) repousa numa questão prática: ao sustentarem a administração pública por meio dos impostos, os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais os resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público. Nesse sentido, os orçamentos devem basear-se em resultados e a administração pública deve ser controlada e responsabilizada por eles.

     

    Integram o movimento que difunde o orçamento por resultados grupos influentes como a Associação de Dirigentes Governamentais de Finanças (Government Finance Officers Association – GFOA) que vê a nova abordagem como uma maneira efetiva de distanciar o orçamento público do incrementalismo, um de seus traços característicos. “O Orçamento por resultados produz ligações entre o planejamento estratégico, o planejamento financeiro de longo prazo, as medidas de desempenho, o orçamento e a avaliação. Igualmente, liga os recursos aos objetivos no início do processo orçamentário, de modo que o foco principal é sobre os resultados e não sobre estrutura organizacional.'' O GFOA recomenda a adoção dos seguintes passos para a transição entre orçamentação convencional e o orçamento por resultados:

     

    1. Determine o montante de recurso financeiro disponível. O orçamento deve ser construído sobre a receita esperada. Isso inclui as receitas usuais, eventuais, novas fontes de receita e o potencial de saldos de balanço.

    2. Priorize resultados. Os resultados que mais importam aos cidadãos devem ser definidos. Os líderes eleitos devem determinar quais programas são mais importantes para os seus eleitores.

    3. Aloque os recursos entre os resultados de alta prioridade. As alocações devem ser feitas de forma justa e objetiva.

    4. Mediante análise, determine quais as estratégias, programas e atividades que melhor produzam os resultados desejados.

    5. Comprometa os recursos disponíveis nos programas e atividades mais significativos. O objetivo é maximizar os benefícios dos recursos disponíveis.

    6. Estabeleça medidas anuais de acompanhamento e monitoramento e feche o ciclo de feedback. Essas medidas devem explicitar os resultados esperados e como eles serão mensurados.

    7. Verifique o que realmente aconteceu. Isso envolve o uso de medidas de desempenho para comparar os resultados planejados com os alcançados.

    8. Divulgue os resultados do desempenho. Todos os interessados, internos e externos, devem ser informados dos resultados, numa apresentação compreensível.

     

    Fonte: Orçamento Público, James Giacomoni, 17ª ed.

  • Giacomoni disse isso no livro dele. Sem mimimi. O Cespe apenas copiou.
  • Piraneto Luiz, isso é justificativa desde quando? Se fosse assim a CESPE não anularia questões com discordância na doutrina simplesmente porque em tal livro diz que é de tal forma, pelo amor de deus..

     

    Concurseira Arretada, comentário sem ligação com a questão ou com os questionamentos. O que foi cobrado é sobre a classificação do orçamento, que não está de acordo com a doutrina majoritária. Ninguém está questionando como o orçamento é feito hoje.

     

    Concordo com os colegas quanto à questão estar errada.

  • A ideia do item é de orçamento participativo, o qual é uma recomendação é não um dever do Poder Público. Não há e não haverá essa realidade.

  • Professor, explicação maravilhosa e bem clara, mas, convenhamos, é muita filhadaputagem do Cespe cobrar o entendimento de um professor em uma prova e de outros em outras, nunca sabemos qual o conceito real levar para prova. Essa é a questão que quem estuda erra.

     

    Mas obrigado pelos esclarecimentos.

  • Questão que expressa a incúria do juiz no último jogo da seleção. 

  • Gabarito definitivo da banca: certo
    ---
    Vá direto ao comentário do Prof. Ravyelle.
    Melhor comentário e melhor prof de AFO.

  • Orçamento por Resultados = A Orçamento Participativo.

  • Diego Silva, cuidado, Orçamento Participativo não é igual ao Orçamento Por Resultados também chamado de Orçamento de Desempenho.

     

    Participativo: Objetiva a participação da população na alocação de recursos públicos / Há perda da flexibilidade e maior rigidez na programação dos investimentos.

     

    Por Resultados/ Desempenho: Enfatiza o resultados dos gastos e não apenas o gasto em si. Programa de trabalho contendo as ações desenvolvidas.

     

    É diferente.

  • O PROBLEMA DA QUESTÃO (ERRO) É DIZER QUE A PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO É A IDEIA CENTRAL DO ORÇAMENTO RESULTADO/DESEMPENHO. 

     

    NÃO É!

     

    ESSA É A IDEIA CENTRAL DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO. SENÃO, NEM FARIA SENTIDO EXISTIR A DENOMINAÇÃO DE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO.

     

    PESSOAL TÁ VIAJANDO JUNTO COM O EXAMINADOR

  • Acredito que o colega Hugo Silva foi bem em cima do erro principal da questão. Mesmo que queiramos mostrar que partes do enunciado fazem sentido, ainda haverá esse erro crasso.

     

    " A ideia central do orçamento por resultados é que os cidadãos devem explicitar quais os resultados"

     

    Essa não é a ideia central do orçamento por resultados.

  • entendi.....temos que estudar TODOS os professores e teóricos e depois tentar adivinhar o que o FDP  do examinador quer dessa vez!!!!!!!

  • Não adianta bater de frente com a banca.

    A ideia central do orçamento por resultados é que os cidadãos devem explicitar quais os resultados que querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

    A questão é interpretativa e induz o erro (claro, é Cespe!). Porém, traz justamente o conceito de resultado, impacto e objetivo esperado.

    A Administração Pública existe para servir aos interesses da sociedade, logo o resultado a ser alcançado é para os interessados (cidadãos).

     

  • Questão sem sentido! Como sempre CESPE querendo "inovar", o correto seria Orçamento Participativo. O Orçamento por desempenho caracteriza-se por ter forte preocupação com os Custos dos Programas. A ênfase deste planejamento era no desempenho organizacional.

  • CERTO.

    A palavra chave do Orçamento Desempenho é RESULTADO.

  • Algúem sabe me responder se seria uma sexta técnica orçamentária? (espécie de orçamento)

     

    Tradicional/Clássico

    Desempenho

    Base-zero

    Programa

    Participativo

    Resultado? 

     

  • Ótima explicação do professor!!!!

     

    #vamosquevamos

     

    Rumo à Nomeação.

  • Nunca nem vi 

  •  

    A questão fala que:  A PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO É A IDEIA CENTRAL DO ORÇAMENTO POR RESULTADOS, NA VERDADE ESSA É A IDEIA CENTRAL DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO.

     

    AGORA EU SÓ SEI QUE NADA SEI!

     

     

  • Eu tô ficando é louca com essa matéria....

  • A sociedade participará por meio de DEPUTADOS e SENADORES e AUDIÊNCIA PÚBLICAS.

  • Junta CESPE + AFO numa questão só, dá nisso! 

  • O conceito está certo, mas chamar o orçamento participativo de " ORÇAMENTO POR RESULTADOS " é apelar né CESPE

  • Não adianta ter o comentário mais votado etc, cespe vacilou feio nisso... conceito está certo, a linha central do participativo é essa. Mas não mesma coisa que orçamento por resultados... 

    A meu ver, resultados percentem ao programa.. não condiz com o participativo. 

    pessoal está justificando o injustificável. Consultei três materiais aqui e nenhum fala nisso. E materiais de ponto até para área contábil, TCU etc.

  • As vezes os elaboradores de questões do cespe, usam drogas antes de pensar nas questões viu.

  • Vacilo feio do Cespe nesta questão.

  • Acho que a CESPE fez uma salada entre Administração Gerencial e a Adminitração Participativa.

    Hoje, Modernamente, temos a Adminstração Gerencial preocupada não apenas com a eficiência (utilzação correta dos recursos) e eficácia (atingimento dos objetivos traçados), mas, sobretudo, com a efetividade dos programas. A efetividade é o que de fato trouxe de melhoria perceptível à população. Podemos ter um governo que investiu 25% na educação, como preconiza o § 6º do Art. 212 da CF, proporcional ao número de alunos matriculados. Mas, essa ação realmente melhorou o ensino?? grande parte da população diria que não. Então, não foi efetiva. O nome dado ao Orçamento que visa a efetividade dos recursos aplicados é o Orçamento por Resultado. Visa trazer resultados.

    Já a Administração Participativa está mais preocupada com uma gestão transparente e democrática, onde a população faça parte na hora de propor a destinação dos recursos no Orçamento. Esse é o Orçamento Participativo.

    Podemos ter uma Administração Gerencial e Participativa, onde a população participe na formulação da destinação dos recursos do Orçamento, e a Administração faça sua parte procurando aplicar corretamente, eficazmente e efetivamente esses recursos.

  • CONFUNDIU TUDO CESPE!

  • "em 1998 propiciaram a integração “plano-orçamento” por meio de programas formulados com origem em problemas ou 230 Ariel Pares eBeatrice Valle demandas da sociedade. Decorrem daí um plano e orçamento orientados para o resultado,"

    Acho que a Banca analisou mais profundamente não somente um conceito mais sim a forma Orçamental do Brasil como um todo.Uma analise de todo o Sistema orçamental brasileiro e não pr mera classificação nomenal.Achei esse texto pesquisando o Planejamento e Orçamento governamental Coletânea – Volume 1 da ENAP disposto na internete.Espero que tenha ajudado.

  • Com esta questão, acho que Cespe quer nos ensinar o seguinte: O Orçamento por Resultado, apesar da alocação depender diretamente dos resultados/desempenho do programa, há  participação da população na externalização das necessidades e, como pagadora de impostos, deve cobrar esses resultados. Ideia central: pago meus impostos, logo externarei minhas necessidades e cobrarei resultados.

    Já com relação ao Orçamento Participativo,  a alocação dos recursos tem a PARTICIPAÇÃO DIRETA do povo. A população DECIDE as prioridades a cada ano (um participação mais efetiva que simplesmente "explicitar".

    Se pensei asneira, perdoem-me! rs

  • carai que briza 10.001 erros.

  • A respeito das técnicas, dos princípios e do ciclo orçamentários, julgue o item a seguir.

     

    A ideia central do orçamento por resultados é que os cidadãos devem explicitar quais os resultados que querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

     

    AFIRMATIVA CERTA.

     

    James Giacomoni diz que no orçamento por resultados [os cidadãos] ao sustentarem a administração pública por meio dos impostos, os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais os resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

     

    Portanto, a ideia central do orçamento por resultados é que os cidadãos devem explicitar quais os resultados que querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

     

    Questão difícil, requer conhecimento de autor específico, além de alto grau de induzimento a erro. É aquele tipo de questão que separa os classificados dos aprovados.

     

     

    @juniortelesoficial     lá no insta

  • SEM CONDIÇÕESSSSSSSSS ESSA MATÉRIA!!!!!!!!!!!!!!!! Pelo amor de Deus, como se estuda ela?

  • Ensino médio
  • AFO já é complicado, mas o Cespe consegue deixar pior ainda. Respondi "errado" jurando que iria acertar :(

  • Fico imaginando, o nível superior....

  • Orçamento por Resultado é nome que Cespe deu entretando deriva do OP.  resalto caros colegas que esse orçamento não é obrigado o governo seguir e nem do congresso aprova-lo.

    Orçamento Participativo: objetiva a participação real da população e a alocação dos recursos

    públicos de forma eficiente e eficaz segundo as demandas sociais. Não se opõe ao orçamento programa

    e não possui uma metodologia única. No entanto, há perda da flexibilidade e maior rigidez

    na programação dos investimentos. Experiência brasileira ocorreu principalmente nos municípios

  • Vou orar por você, Cespe! :@

  • O Cespe deu o gabarito como correto, mas vejam o comentário do professor Flávio Assis

    Comentário: aparentemente, essa questão poderia dar problema, porque ela fala de orçamento por resultados, que é o OPR. Esse orçamento não é muito conhecido nem muito divulgado, mas também é uma técnica orçamentária. Mas a questão nos ajudou porque ela diz “os cidadãos devem explicitar”. Se são os cidadãos que devem explicitar, eu estou falando de orçamento participativo. O orçamento por resultados tem o foco no resultado, então se estou falando em resultados, estou falando em ações, em programas que serão desenvolvidos pelos governantes para garantir uma boa qualidade das ações que são entregues aos cidadãos. Então, nesse caso, não há o que se falar sobre orçamento por resultados e sim de orçamento participativo.  

    Fonte: Professor Flávio Assis (Gran Cursos Online)

  • Um Absurdo esse gabarito...

  • Ou vc acerta e perde um ponto, ou vc deixa em branco e zera.
  • Minina!

     

    Em 19/09/2018, às 19:04:03, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 27/07/2018, às 14:33:16, você respondeu a opção E.Errada

  • Pelo que compreendi a IDEIA CENTRAL do orçamento participativo é ORÇAMENTO POR RESULTADOS. Um conceito inserindo-se no outro pela busca CENTRAL por resultados. 

     

    #Sóorando.

  • pra mim o cespe tem parte com o capeta, só pode. Temos que exorcisar a banca cespe antes de realizar questões. Ela tem doutrina própria, vocabulário próprio e trabalha o tempo todo com muita subjetividade. É praticamente jogar na loteria realizar prova desta banca. Não basta estudar, tem que contar com a sorte também. Droga de cespe.

  • ASSOCIAÇÃO DE TEMAS:

     

    (ORÇAMENTO PARTICIPATIVO) -> (ORÇAMENTO POR RESULTADOS) -> (PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO) -> (EFETIVIDADE)

  • Tipo de questão que vc chuta o balde e depois tem que ir buscar o balde.

    Levanta, sacode a poeira e continua.

  • Eai,a questão foi anulada ou não? Alguém sabe?

  • Eu achava que orçamento por RESULTADO era mais ligado ao orçamento DESEMPENHO.. Agr tô confuso!!

  • Eu costumava acertar as questões de AFO. Agora, só choro.

  • Questão retirado do livro Orçamento Público 17 ed, James Giacomoni.

    Parte IV – DO ORÇAMENTO-PROGRAMA AO ORÇAMENTO POR RESULTADOS ---> 10. O Novo Orçamento de Desempenho e o Orçamento por Resultados --->C. Orçamento por resultados

     

    (...)

     

    "Dois dos mais notórios consultores, David Osborne (o mesmo coautor de Reinventando o governo) e Peter Hutchinson publicaram, em 2004, outra obra de repercussão onde ganhou destaque uma nova compreensão do que deve ser o papel do orçamento governamental. A ideia central da proposta repousa numa questão prática: ao sustentarem a administração pública por meio dos impostos, os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais os resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público. Nesse sentido, os orçamentos devem basear-se em resultados e a administração pública deve ser controlada e responsabilizada por eles."

     

    Entendimento de outro autor: Augustinho Paludo, Orçamento Público, AFO e LRF, 8 ed. 2018

     

    Capítulo 1 - Orçamento Público ----> 1.4  Tipos/Técnicas orçamentárias ----> 1.4.7  Orçamento por Resultados

     

    "ATENÇÃO  ➔  O orçamento por resultados não é uma técnica orçamentária, mas um modelo de gestão estudado na disciplina administração pública.

     

    Síntese do orçamento orientado para resultados: planejamento governamental como orientador das políticas públicas e dos resultados pretendidos; definição dos resultados pretendidos e foco nesses resultados; mudanças na metodologia de elaboração e de alocação dos recursos orçamentários a resultados prioritários; garantia de alocação de recursos suficientes à realização dos planos/projetos e cobrança a posteriori dos gestores, baseada em resultados efetivos; adoção de novo modelo gerencial com vistas a maximizar a eficiência, aliada a um sistema de incentivo vinculado aos resultados; construção de indicadores que permitam avaliar os resultados; obrigatoriedade de prestação de contas quanto à utilização dos recursos e resultados obtidos; sistema de informação como base para a tomada de decisão, o monitoramento da execução, a avaliação e registro dos resultados, e sua divulgação para a sociedade (extraído de Augustinho Paludo, Administração Pública, 7. ed., 2018)."

     

     

     

     

     

  • ORÇAMENTO DE DESEMPENHO OU POR REALIZAÇÕES

    O orçamento de desempenho ou por realizações enfatiza o resultado dos gastos e não apenas o gasto em si. A enfase reside no desempenho organizacional.

     

    ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

    Trata-se de um instrumento que busca romper a visão política tradicional e colocar o cidadão como protagonista ativo na gestão pública.

    Objetiva a participação real da população no processo de elaboração e alocação dos recursos públicos de forma eficiente e eficaz segundo as demandas sociais. 

    FONTE; AFO - Sérgio Mendes.

    Observação; No livro do Augustinho Paludo trás o mesmo conceito, portando de acordo com estes dois autores o gabarito é ERRADO.

  • CERTO

    Questão que pode confundir o conceito de orçamento por resultado com orçamento participativo. Mas segundo o prof. James Giacomoni, temos o seguinte conceito:

                Orçamento por resultado- ao sustentarem a Administração Pública por meio dos impostos, os cidadão devem sentar no banco da direção e explicitar quais os resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

                Já no que tange o Orçamento participativo, este é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele a população define as prioridades de investimentos em obras e serviços a serrem realizados a cada ano, com recursos do orçamento da prefeitura, Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre o governo e a sociedade sobre a gestão da cidade.

  • COMÉKIÉ!

  • Questãozinha tranquila e sem choradeira.. professor já explicou.

  • Por que um monte de gente errou essa questão? Por que tentou comparar a situação da questão com a situação do Brasil... que diz que tem um Orçamento por Resultados.

    Não façam essa analogia, gente, Cespe sempre quebra a galera assim. Como diz o ditado: "Na prática, a teoria é outra".

  • Socorro! 

    Em 01/10/2018, às 14:41:26, você respondeu a opção E.

    Em 15/09/2018, às 14:27:39, você respondeu a opção E.

  • A pessoa é obrigada a saber o posicionamento de cada autor. Palhaçada! 

  • É uma assertiva que induz o candidato a logo de cara pensar em ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, porém é necessário uma interpretação a fundo:


    ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

    -População e Governo decidem em conjunto as prioridades de investimento

    -A tomada de decisão é em conjunto com a da população


    "O governo quer construir um estádio de futebol e a população necessita de pavimentação nas ruas, através de consulta popular/audiências públicas, chegou-se em um consenso de que o investimento seria na pavimentação e na reforma do posto de saúde local." (DECISÃO CONJUNTA, PARTICIPATIVA, porém NÃO VINCULADA).


    ORÇAMENTO POR RESULTADO

    -População EXPLICITA o resultado que espera em contrapartida dos recursos.

    -A população oferece recurso financeiro em troca do resultado que espera:


    "Nos queremos que você pinte as calçadas mas somente te daremos 100 milhões em tributos se fizer isso." (RESULTADO ESPERADO EM TROCA DE RECURSO FINANCEIRO).



    Gabarito: CORRETO

  • Monica Duarte o motivo da maioria ter errado a questão foi por achar que a mesma falava do OP (orçamento Participativo) e não pelo motivo que você expôs.

  • A Monica viajou mais do que o pessoal que errou a questão kkkkkkkkkkkkk

  • www.fumouumbaseadoheimmonica.org.br
  • Aquela questão que vc tem certeza que acertou !!! E vc vê o gabarito e chora . Ódio 

  • Errei na primeira vez que eu fiz, mas acertei na segunda... Deveria ganhar 0.5 por isso

  • De onde essa banca MALDITA tira essas perguntas, meu DEUS!?

    Um conteúdo enorme desse de AFO, e ela me vem com uns assuntos que você não encontra nos materiais de cursinho! Está muito específico isso! 

    Parece prova para auditor, fiscal etc!!!

     

     

  • que diabo é isso , gente?


  • Essa foi de lascar !!!


    nunca tinha ouvido de o cidadão ter opinião em algo relacionado a orçamento.

  • Bruno, no orçamento participativo que é de âmbito local, a sociedade (cidadãos) deliberam suas demandas, cabe o legislativo acatar ou não.

  • CORRETO

     

     O orçamento por resultados não é uma técnica orçamentária, mas um modelo de gestão estudado na disciplina administração pública. - Paludo, Orçamento, 2018

     

    Orçamento por Resultados é DIFERENTE de Orçamento por Desempenho.

     

    Prof. Ravyelle, tem um ótimo comentário.

  • Poxa, assim fica complicado...

    Sinceramente, quem marcou certo essa questão, ou leu todos os livros sobre o assunto ou não leu por@ nenhuma e achou o enunciado bonito foi lá e marcou.

  • Baixo nível esses falsos professores de cursinho! Dei uma pesquisada e descobri que "orçamento por resultados" é gênero do qual "orçamento-programa" e "orçamento-desempenho" são espécies (um é evolução do outro)

    Acredite quem quiser

  • Não briguem com a banca! Peguem o conceito e anotem no caderno.

  • A gente estuda,estuda,estuda,ai vem o Cespe e mostra que você não estudou o suficiente kkkk OH GOD.

  • A metodologia do Orçamento por Resultados (OpR) corresponde a uma forma de elaborar programas com foco nos resultados. Além de padronizar seu formato, ela facilita e torna mais claros os processos para seu monitoramento e avaliação e contribui para aprimorar a alocação dos recursos orçamentários.

    Em linhas gerais, funciona assim: o Governo projeta a mudança que quer promover na sociedade, expressa nos seus Objetivos Estratégicos. As Secretarias de Estado e suas entidades vinculadas planejam como contribuir para essa mudança e, para tanto, projetam seus resultados e desenham seus programas. Isto significa: definir e quantificar os bens ou serviços que serão entregues para atingir os resultados projetados; estabelecer os processos necessários para gerar esses produtos; e estimar os insumos e recursos que deverão ser mobilizados nesse processo.

    Estabelece-se assim a “cadeia de resultados”. Ela mostra como os insumos, por meio de processos de trabalho, serão convertidos em produtos que, uma vez entregues, provocam resultados ou efeitos sobre seus públicos-alvo, que, por seu turno, contribuirão para atinogir os impactos de longo prazo no conjunto da sociedade, declarados nos Objetivos Estratégicos. A Figura 1 ilustra a “cadeia de resultados”.

    O orçamento de desempenho, também conhecido como orçamento de realizações. Nesse tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o que o Governo realiza e não com o que compra, ou seja, preocupa-se agora em saber “as coisas que o Governo faz e não as coisas que o Governo compra”. O orçamento de desempenho é o processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas. Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do governo, ou seja, embora já interligue os objetos de gastos aos objetivos, não poderia, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe faltava uma característica essencial: a vinculação ao sistema de planejamento.

    O Orçamento Participativo é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade.

  • Excelente explicação do professor de QC, embora nem o msm dar confiabilidade ao gabarito

  • Se você marcou CERTO, desculpe mas você está estudando errado kkkkk

  • Essa foi de matar!!!

  • Quanto mais estudo descubro que nada sei!! Nunca tinha OUVIDO falar em orçamento por RECURSOS. A CESPE elabora essas questões tendo como referencial a jurisprudência das galáxias!!! PQP!!!

    Base- zero: A cada exercício um novo planejamento será elaborado. Tem como característica a não existência de direitos adquiridos em relação ao ano anterior.

    È uma metodologia orçamentária ou tipo de orçamento, onde exige que todas as despesas dos órgãos ou das entidades públicas, os programas ou projetos governamentais sejam detalhadamente justificados a cada ano, como se cada item de despesa se tratasse de uma nova iniciativa do governo. Não é aplicado no Brasil. Alguns especialistas afirmam que o Orçamento Base Zero é uma técnica orçamentária, e não um orçamento propriamente dito. Nesse sentido, é possível utilizar essa técnica juntamente com o Orçamento Programa.

    Participativo: Processo educacional que desperta no cidadão a capacidade de barganha. Existe no âmbito municipal. No âmbito dos municípios, o orçamento participativo é de observância obrigatória, de modo que a realização de debates, audiências e consultas públicas é condição obrigatória para a aprovação do orçamento anual pela câmara municipal. Possui caráter deliberativo, mas não tira o poder do legislativo. No orçamento participativo a sociedade é parceira do executivo no processo orçamentário. A iniciativa de apresentação do projeto de lei orçamentária permanece com o poder executivo.

    Incluir o orçamento por resultados nessa listinha de tipos de orçamento!!

    Resultados: cidadãos devem explicitar quais os resultados que querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

  • O pessoal que não entendeu quer dizer que a banca está errada. o termo RESULTADO, no contexto em que se insere, quer dizer políticas públicas/interesses e expectativas do cidadão.

    Agora uma dica de um servidor federal e concurseiro: A BANCA ESTÁ SEMPRE CERTA! Aprenda com ela se quiser um dia ser aprovado. É o entendimento dela que importa, não o seu.

  • o que me conforta é saber q não foi somente eu que não entendeu p... nenhuma kkkk
  • 34% de acertos nesse questão. Acho que quem acertou deve ter Errado no entendimento kkkkkkk. cespe vc se supera a cada prova.

  • O orçamento por resultados foi além: preocupava-se com os resultados (outcomes), enquanto o orçamento-programa, por exemplo, preocupava-se com produtos.

    Além disso, há de se avaliar o preço do governo, isto é, quanto os cidadãos estão dispostos a gastar pelos serviços públicos.

    Dito isso, percebemos que nessa espécie de orçamento o cidadão ocupa lugar de destaque. De acordo com Giacomoni, “ao sustentarem a administração pública por meio dos impostos, os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais os resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público”.

    Será que o examinador se inspirou nesse autor para elaborar a questão?

    Gabarito: Certo

  • A ideia central do orçamento por resultados é que os cidadãos devem explicitar quais os resultados que querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público. CERTO

    ORÇAMENTO POR RESULTADOS - ao sustentarem a Administração Pública por meio de impostos, os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

    FONTE: Prof. James Giacomoni

  • Eu estudo AFO com material da área contábil e nunca ouvi falar em orçamento por resultados. Vivendo e aprendendo. Ontem resolvi uma questão sobre princípio orçamentário da Sinceridade (ou exatidão), hoje isso! Anotei no meu caderno de resumo. Vida que segue...

  • Ah vai se lascar Cespe.

  • Esses palhaços do Cespe pegaram o conceito de Orçamento Participativo e criaram essa babaquice.

  • ·        Orçamento por resultados

    - criado no início dos anos 90, EUA.

    - evolução do participativo.

    - cidadão vai escolher os resultados que ele deseja almejar, e inclusive os acompanhar.

    - definição de novos resultados com base nos atuais.

    GAB CERTO

  • vontade de chorar no banho... o vida bandida

  • Acho que todo mundo já está de saco cheio com essa banca lixo.

  • Não era mais fácil colocar Orçamento Participativo para todo mundo acertar a questão? AFF

  • Gente prestem atenção os tipos de orçamentos têm evolução:

    Tradicional -> Desempenho -> Programa/Temático

    Orçamento Participativo -> Orçamento por Resultado

    O orçamento por resultado é uma evolução do participativo, em suma tem os mesmos conceitos mas difere um do outro, o mesmo acontece com o Tradicional e Desempenho que são iguais e muda algumas coisas...

  • Que doideira é essa? Orçamento por resultados não seria o mesmo que orçamento de desempenho? Os dois equivalem a orçamento participativo? kkkkk buguei

  • CERTO

  • Como se fosse possível só pagar impostos se concordasse com os objetivos do governo... Ah tá...

  • quantas doutrinadores tem AFO? Porque o cespe nao fala logo, "estudem este doutrinador!"

  • nunca ouvir falar desse orçamento por resultado.

    '' chorei largada''

    certa.

  • o cidadão não explicita NADA, aff.

  • A ideia central do orçamento por resultados é que os cidadãos devem explicitar quais os resultados que querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

  • Segundo Giacomoni, a ideia central aqui é a seguinte: “ao sustentarem a administração pública por meio dos impostos, os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais os resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público. Nesse sentido, os orçamentos devem basear-se em resultados e administração pública deve ser controlada e responsabilizada por eles”. 

    Tirei isso do PDF 2.0 do direção Concursos.

    GABARITO: CERTO

    MARQUEI: ERRADO. :-(

  • Pessoal, orçamento por resultados, orçamento de desempenho e orçamento participativo são 3 coisas bem diferentes... Perguntam qual o doutrinador que o Cespe usa em AFO e com certeza nessa parte mais teórica de Orçamento é o livro do Giacomoni. Em seu livro há vários tipos de orçamentos, inclusive o por resultados: "A ideia central da proposta repousa numa questão prática: ao sustentarem a administração pública por meio dos impostos, os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais os resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público." p. 203, 16ª edição.

  • Eu assisti vídeo aula, li sobre os tipos de orçamento, mas percebo agora que além disso é necessário conhecer as ideias dos doutrinadores, principalmente aquelas que apresentam características contraditórias com os conceitos básicos. Ou seja, sai da esfera do conhecimento técnico e vai para a esfera da filosofia da coisa.

  • O orçamento por resultados foi além: preocupava-se com os resultados (outcomes), enquanto o orçamento-programa, por exemplo, preocupava-se com produtos.

    Além disso, há de se avaliar o preço do governo, isto é, quanto os cidadãos estão dispostos a gastar pelos serviços públicos.

    Dito isso, percebemos que nessa espécie de orçamento o cidadão ocupa lugar de destaque. De acordo com Giacomoni, “ao sustentarem a administração pública por meio dos impostos, os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais os resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público”

  • Segundo Giacomoni, a ideia central aqui é a seguinte: “ao sustentarem a administração pública por meio dos impostos, os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais os resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público.

     O foco é comprar resultados que são importantes para os cidadãos em relação às ofertas de concorrentes.

    Material Direção Concursos- Sergio Machado

  • CERTO

  • Tinha que ser essa bancazinha cretin@

  • Essa banca só pode ta de brincadeira com o concurseiro, agora tem que estudar doutrina também.

  • Complementando:

    Orçamento por objetivos ou desempenho: ESPÉCIE de orçamento

    Orçamento participativo: FORMA DE ELABORAÇÃO do orçamento

  • parabéns aos que contribuíram com as respostas da questão, e que não vieram apenas desabafar
  • kkkkkkkkkkkkkk

  • Tipo de questão que desanima. Nada a ver.

  • orçamento participativo é a participação dos cidadãos...vai entender a questão.

  • Errei várias vezes e vou continuar errando. Essa questão é um lixo.

  • aquela questão que vc pensa que acertou mas errou e ficou atônito
  • Sérgio Machado | Direção Concursos

    12/12/2019 às 14:52

    orçamento por resultados foi além: preocupava-se com os resultados (outcomes), enquanto o orçamento-programa, por exemplo, preocupava-se com produtos.

    Além disso, há de se avaliar o preço do governo, isto é, quanto os cidadãos estão dispostos a gastar pelos serviços públicos.

    Dito isso, percebemos que nessa espécie de orçamento o cidadão ocupa lugar de destaque. De acordo com Giacomoni, “ao sustentarem a administração pública por meio dos impostos, os cidadãos devem sentar no banco da direção e explicitar quais os resultados que eles querem em contrapartida aos recursos repassados ao setor público”.

    Será que o examinador se inspirou nesse autor para elaborar a questão?

    Gabarito: Certo

  • CERTO

    O orçamento por resultado é uma técnica não utilizada no Brasil ainda e a sociedade define, de fato, o resultado.