SóProvas


ID
2651164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

        Uma paciente de cinquenta anos de idade, com 156 cm de altura, 78 kg de massa, profissão de atendente telefônica, queixou-se a um fisioterapeuta, durante uma visita domiciliar, de dores e formigamento em uma das mãos, na região palmar do polegar, no dedo indicador, no dedo médio e na metade radial do dedo anelar, há mais de um ano. Ela relatou, ainda, fraqueza para segurar objetos e despertares noturnos por conta da acentuação dos sintomas. Para aliviá-los, ela informou que agita o pulso e a mão acometidos de modo semelhante ao utilizado na agitação de um termômetro clínico.

Acerca desse caso clínico, julgue o item seguinte.


O laser terapêutico de baixa intensidade contribuirá para reduzir ou eliminar a dor, bem como para aumentar a condutibilidade dos potenciais de ação nervosos e a força de preensão palmar da paciente.

Alternativas
Comentários
  • São atribuídas ao laser de baixa intensidade algumas propriedades terapêuticas, como efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e fibrinolíticos. A laserterapia é uma medida conservadora eficaz no tratamento da STC. Na fisioterapia, os lasers mais utilizados são o Hélio-Neônio (HeNe) e o Arsianeto de Gálio (AsGa), sendo o primeiro, com potencial terapêutico elevado, para lesões superficiais, como as dermatológicas, e o segundo, mais indicado para lesões mais profundas, dos tipos articular e óssea (VEÇOSO, 1993; STARKEY, 2001).

  • O laser, com sua propriedade anti-inflamatória, reduziria a compressão do nervo mediano no nível no túnel carpal, otimizando assim sua condução nervosa e a força muscular de preensão de forma indireta.

  • Não concordo com o aumento da força, pois isso acontecerá como consequência de outros fatores.

  • Questão mal feita. Laser não existe nenhuma referência bibliográfica que relacione o laser com aumento de força muscular.. É o tipo de questão que saiu da imaginação de algum examinador rs