SóProvas


ID
2651404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito de RAID e desduplicação.


Na desduplicação pós-processamento, primeiramente os dados são enviados para o servidor de becape para, depois, serem eliminadas as redundâncias.

Alternativas
Comentários
  • Deduplicação in-line

    A Deduplicação in-line elimina os dados redundantes durante o processo de backup, antes mesmo de serem gravados. O processo in-line geralmente é mais demorado visto que os dados serão armazenados somente após a deduplicação dos mesmos.

     

    Deduplicação pós-processamento

     Na deduplicação pós processamento o backup completo é realizado normalmente e a analise e remoção das redundâncias nos dados são efetuadas em um processo posterior separadamente do backup. Isso garante um backup mais rápido porém necessita de mais espaço de armazenamento.

     

    Fonte: http://www.infortrendbrasil.com.br/deduplicacao/

  • Gabarito Certo

    As tecnologias de desduplicação pós-processamento aguardam até que o disco receba todos os dados antes de iniciar o processo de desduplicação. Elas aumentam o tempo de defasagem antes que a desduplicação seja concluída e, consequentemente, quando a replicação é concluída, pois é altamente vantajoso replicar apenas dados desduplicados (já reduzidos).

    Na prática, a desduplicação pós-processamento cria problemas operacionais, visto que há duas zonas de armazenamento, cada uma com políticas e comportamentos a serem gerenciados. Em alguns casos, como o zoneamento de armazenamento redundante é o design padrão e mais importante para alguns fornecedores, o zoneamento de desduplicação também apresenta desempenho e capacidade de recuperação muito menores.

    Além disso, essa abordagem exige uma sobrecarga da capacidade inicial maior do que as soluções em linha. Os métodos de desduplicação pós-processamento exigem capacidade adicional para o armazenamento temporário de dados de backup duplicados.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Creio que o CESPE misturou conceitos e fez confusão.

    Deduplicação pós-processamento x In-line é uma coisa e deduplicação origem x destino é outra.

    Eu poderia fazer deduplicação no destino, enviando primeiramente os dados para o servidor de backup, e depois fazer a deduplicação in-line, enquanto os dados estão sendo recebidos (ao invés de deduplicação pós-processamento, após o recebimento dos dados). Não poderia? Assim invalidaria a questão.

     

  • GAB:C

    Deduplicação: conceito de compactação de dados que permite diminuir o volume de dados armazenados(duplicados).

    in-line: elimina dados redundantes antes de serem gravados.

    pós-processamento: elimina apos serem gravados.

    de origem: elimina antes de serem enviados p\ o servidor de backup.

    de destino: elimina apos seu envio pela rede.