Gabarito A
a) Andon - sinais luminosos e sonoros de falhas
b) Kaizen - melhoria contínua
c) Just-in-time - fazer as coisas no tempo certo (visa eliminar gastos como espera e estoques desnecessários)
d) Just-in-sequence - uma evolução do Just-in-time - visa disponibilizar os recursos no momento certo e na sequência de montágem correta
e) Poka-Yoke - Sistema a prova de falha (pode ser, por exemplo um entalhe em uma peça que não permita a sua montagem de forma incorreta)
Andon, é uma ferramenta de gestão do Lean Manufacturing, que se utiliza de sinais luminosos e/ou sonoros para avisar que há algum defeito na cadeia de produção. Na prática, o Andon é um sistema utilizado pelos operadores da linha de produção ou mesmo pelo próprio equipamento para sinalizar a produtividade ou alguma falha no processo, solicitando assim a ajuda de técnicos de manutenção, engenheiros e outros responsáveis pela resolução do problema.
Kaizen , refere-se a filosofia ou práticas que incidem sobre a melhoria contínua dos processos de manufatura, engenharia, gestão de negócios ou qualquer processo como até mesmo na área da saúde, psicoterapia, life-coaching, governos, bancos e outras indústrias. Quando usado no sentido de negócio e aplicado ao local de trabalho, o kaizen refere-se a atividades que melhorem continuamente todas as funções e envolve todos os funcionários desde o CEO até os trabalhadores da linha de montagem. Também se aplica a processos, como compra e logística, que cruzam fronteiras organizacionais da cadeia de suprimentos. Ao melhorar as atividades e processos padronizados, kaizen tem como objetivo eliminar o desperdício.
Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados. O conceito desse sistema está relacionado ao de produção por demanda, onde vende-se o produto para depois comprar a matéria prima e posteriormente fabricá-lo ou montá-lo.
Just in Sequence (JIS), adota o procedimento básico do Just in Time e acrescenta o aspecto de sequenciamento. Sendo assim, pode ser considerado como um aperfeiçoamento do princípio Just in Time. O principal objetivo desse conceito é eliminar o desperdício através de uma produção flexível e enxuta, considerando, também, o melhor sequenciamento para atingir este objetivo. Peças devem ser entregues no momento exato de utilização das mesmas e numa sequência pré-definida. Os produtos finais têm de ser entregues diretamente na sequência correta de montagem e devem ser levados diretamente ao cliente, reduzindo espaços para armazenagem dos mesmos no local de montagem.
Poka-yoke é um dispositivo a prova de erros destinado a evitar a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização de produtos. Este conceito faz parte do Sistema Toyota de Produção. Um exemplo é a impossibilidade de remover a chave da ignição de um automóvel se a sua transmissão automática não estiver em "ponto morto", assim o motorista não pode cometer o erro de sair do carro em condições inseguras.