SóProvas


ID
2652103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma criança de oito anos de idade foi encaminhada a uma clínica de odontopediatria com o diagnóstico de lesão de cárie extensa e evidente comprometimento pulpar no dente 84, assintomático.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Dada a dificuldade de identificação do nível de comprometimento pulpar pela ausência de estímulo doloroso, a mobilidade representa o teste mais confiável para indicação da terapia endodôntica adequada à criança do caso.

Alternativas
Comentários
  • O exame de mobilidade do dente pode indicar problemas nos tecidos de suporte. Entretanto, esta não deve ser confundida com a fase de reabsorção radicular ativa. O exame da cavidade de cárie, possivelmente, é o exame mais importante. Deve ser feito com campo isolado, bem iluminado e com instrumentos novos, pois só assim é possível se ter a dimensão da extensão e profundidade da lesão. Desse modo, o clínico experiente saberá tirar proveito dessa observação. Os testes de frio e quente em crianças não são muito indicados, porque as respostas nem sempre são tão elucidativas como nos dentes permanentes. Além disso, podem provocar desconforto indesejável à criança, influenciando no seu comportamento. Da mesma forma, o exame de percussão é pouco usado.

    FONTE: Odontopediatria / Antonio Carlos Guedes-Pinto, Anna Carolina Volpi Mello-Moura. - [Reimpr.]. - 9. ed. - Rio de Janeiro : Santos, 2017.