SóProvas


ID
2652106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Uma criança de oito anos de idade foi encaminhada a uma clínica de odontopediatria com o diagnóstico de lesão de cárie extensa e evidente comprometimento pulpar no dente 84, assintomático.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Verificado o comprometimento pulpar em toda a extensão dos canais, o tratamento mais indicado é a pulpotomia seguida da aplicação de formocresol, que, pela sua capacidade de distribuição no sistema de canais, impedirá o comprometimento do germe permanente.

Alternativas
Comentários
  • Considero errado pelo fato de estar descrito aplicacão  e distribuição do formocresol pelo sistema de canais? Pois o formocresol  age a distância?

  • Patrícia, não poderia ser pulpotomia (remoção apenas da polpa coronária) levando em consideração que os canais radiculares já têm envolvimento.

    Neste caso, é recomendada uma pulpectomia. Assim sendo, deve-se ter cuidado para que a obturação do canal radicular em um dente decíduo não  interferira na esfoliação normal do sucessor permanente. Isso requer o preenchimento da raiz com uma pasta reabsorvível.  Materiais adequados para obturação incluem cimento à base de óxido de zinco e eugenol reforçado, pasta de hidróxido de cálcio (Pulpdent, Ultracal) e pasta de iodofórmio (Kri, Diapex).

  • Pulpectomia

  • Essa questão aparece cortada para mais alguém?
  • Do que adiantaria fazer pulpotomia e colocar formocrosol? Se a intenção é manter a polpa radicular viva e ele ia necrosar a polpa.