SóProvas


ID
2652241
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Paisagens e riquezas


    Se pudéssemos viajar por diferentes estradas do país, e em diferentes épocas, ficaríamos espantados com a variedade de plantações com que nos depararíamos. Ao longo de algumas poucas incursões minhas pelo interior de minha região, fui encontrando mares de cana, de algodão, de laranjeiras, de café, de soja, de milho e sei lá quantos mais cultivos, espelhando ciclos econômicos os mais variados. Com frequência, essas paisagens vegetais faziam parceria com instalações industriais, deixando clara a proeminência do agronegócio em nosso país.

    Como sou sentimental, não me rejo apenas pelo aspecto econômico dos bons negócios; deixo-me envolver pela sedução poética que os quadros exercem sobre mim. Lembro-me, por exemplo, da melancolia com que vi desaparecem os algodoais, que regularmente floresciam com suas vestes brancas, para darem lugar ao verdor da cana mais prosaica, que viraria álcool. “O Brasil se dá ao luxo de plantar seu combustível”, diziam, não sem razão, os nacionalistas mais entusiasmados.

    O fato é que nosso país está habilitado a explorar e produzir uma inimaginável gama de riquezas, a partir da diversidade de suas terras, de seus climas, de seus relevos. Por conta dessas variações, são múltiplas também as atividades pecuárias e as industriais, que a elas se atrelam. O lugar-comum de que o Brasil é um país generosamente atendido em suas formações naturais confirma-se com as paisagens tão variadas que desfilam diante do viajante. É desafio nosso cultivar, processar e distribuir com empenho os produtos dessa riqueza disponível.

(Percival de Holanda, inédito)

A pluralidade das plantações que se oferecem a um viajante nos diferentes espaços e épocas do nosso país tem sua razão de ser indicada no seguinte segmento do texto:

Alternativas
Comentários
  •  Se pudéssemos viajar por diferentes estradas do país, e em diferentes épocas, ficaríamos espantados com a variedade de plantações com que nos depararíamos.

  • ...mares de cana, de algodão, de laranjeiras, de café, de soja, de milho e sei lá quantos mais cultivos (pluralidade), espelhando ciclos econômicos os mais variados.

    Gab. C

  • Pluralidade das plantações...

    espelhando ciclos econômicos os mais variados.

    Gab: letra C

  • Na próxima vou levar um back pra prova e ver se capto a mensagem da questão mais rapidamente! =/ boiei legal até errar! kkk 

  • fui de B muito facil

     

    errei

  • Primeiro ponto: Entender o significado da palavra "pluralidade" e tentar tornar o enunciado da questão mais objetivo possível.

    "Pluralidade das plantações" está colocado no sentido de "diversos tipos de plantações". Por exemplo, cana, café, arroz e etc. "Diferentes espaços e épocas de nosso país.." significa que no Brasil temos todos os tipos de biomas, solos, altitudes, fora as estações que vão contribuir para as plantações. 

     

    ... Próxima etapa ...

     

    Segundo ponto: Tem que se retomar o texto em todas as alternativas.

    A alternativa C) é a mais coerente porque ela retoma este trecho sublinhado do texto: "Ao longo de algumas poucas incursões minhas pelo interior de minha região (falando das viagens que ele fez, que a questão inclusive cita quando diz "oferecem a um viajante"), fui encontrando mares de cana, de algodão, de laranjeiras, de café, de soja, (falando sobre a diversidade, pluralidade de plantações) de milho e sei lá quantos mais cultivos, espelhando ciclos econômicos os mais variados. (falando agora que a diversidade que foi vista nas viagens traz como consequência um ciclo econômico, ou seja, uma produção que se repete constantemente dentro de um período)"

     

    Pois é, questão um pouco chatinha mesmo rs

     

    Gabarito: C

     

    Forte abraço!

  • fui de B e errei!

  • Não entendi nem o que a questão queria. Mas consegui acertar e  tentei associar a questão com os itens 
    Tipo nessa parte: pluralidade das plantações da assertiva com a alternativa C que fala: (...) ciclos (...) mais variados.
     

  • Razão de ser? A razão de ser é a servir à economia!!!! Examinador fraquinho.

  • Letra C: "Se pudéssemos viajar por diferentes estradas do país, e em diferentes épocas, ficaríamos espantados com a variedade de plantações com que nos depararíamos. Ao longo de algumas poucas incursões minhas pelo interior de minha região, fui encontrando mares de cana, de algodão, de laranjeiras, de café, de soja, de milho e sei lá quantos mais cultivos, espelhando ciclos econômicos os mais variados(Esse útlimo período se refere à variedade, pluralidade).