SóProvas


ID
2652265
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Explicar ou compreender?

Muitas coisas podemos explicar sem, propriamente, compreender. Mas a pessoa humana, em sua dimensão mais íntima e profunda, só pode ser compreendida, jamais explicada. Posso explicar, segundo a lei da gravidade, a queda de uma pedra do décimo andar de um edifício. A pedra está totalmente sujeita à lei da gravidade, que a determina por inteiro, de modo a permitir uma explicação cabal desse fenômeno físico, dentro do princípio estrito da causalidade mecânica. Se, entretanto, um homem desesperado atira-se desse mesmo andar, o fato passa a pertencer a nível fenomênico inteiramente distinto. Posso explicar a queda do seu corpo pela mesma lei da gravitação, mas, nessa medida, estou a assimilá-lo à pedra, e meu juízo é apenas o de um físico interessado na queda dos corpos. Se quero interpretar o seu gesto, tenho que compreendê-lo em seu significado, tenho que aceitá-lo em sua irredutível integridade. Será sempre um ato significativo, pleno de interioridade; uma resposta criadora da vontade, embora destrutiva, de uma liberdade pessoal acuada, frente a uma situação interna insuportável.
    Se a pessoa humana é explicada, e não compreendida, destroem-se sua escolha e sua liberdade e, assim, degrada-se a sua história existencial. Sem liberdade interior não há história a ser compreendida, só fenômenos mecânicos. O homem, como pessoa, é um permanente emergir da necessidade, e essa emergência transcendente constitui o seu projeto como ser-no-mundo − projeto que não se pode explicar, mas que se deve buscar compreender.
(Adaptado de: PELLEGRINO, Hélio. Lucidez embriagada. São Paulo: Planeta, 2004, p. 28-29)

Deve-se entender que a afirmação o fato passa a pertencer a nível fenomênico inteiramente distinto (1o parágrafo) é feita em oposição ao que se indica em

Alternativas
Comentários
  • Segundo o texto, o exemplo da queda da pedra do décimo andar pode ser apenas explicado, mesmo que não seja necessariamente compreendido. Com base nisso, a lei da gravidade explica a sua queda, sem necessariamente precisarmos compreender por que ela caiu (se foi jogada por alguém de propósito ou não, se foi o vento que a empurrou, se estava solta). É um fenômeno físico apenas (no nível fenomênico físico, portanto - para usar palavras do texto).

     

    Em oposição a isso, o texto nos traz o exemplo de um homem desesperado que se atira do mesmo andar. Neste caso, a pessoa humana só poderia ser compreendida (de maneira mais íntima e profunda), mas jamais explicada, passando o fato "a pertencer a nível fenomênico inteiramente distinto".

     

    Mas o que significa isso? Significa que se poderia explicar a queda do homem com base na lei da gravidade (mesmo nível fenomênico - físico), mas jamais se compreenderia o porquê de sua queda, em um nível fenomênico mais profundo - o da compreensão: o motivo que o levou a pular (desilusão amorosa? doença terminal? falência financeira?). Se não se buscar a compreensão da queda do homem, ele seria equiparado a uma mera pedra, sem liberdade interior e despido do seu caráter humano.

     

    Então, o texto nos traz a oposição entre duas ideias: explicação (exemplo da queda da pedra, mera explicação física - lei da gravidade) vs. compreensão (exemplo da queda do homem, buscando a compreensão deste fato - busca por algo mais profundo do que a mera explicação: a compreensão do que o levou a cair).

     

    Notem que a única alternativa que traz uma ideia de oposição ao enunciado (que fala do nível da compreensão) é a letra A (que fala do nível da explicação). As demais tratam do mesmo nível da compreensão exposto ao enunciado, mais profundo e humano.

     

    Gabarito: letra A.

  • Você matou todas as minhas dúvidas  Vitor ... obrigado ! 

  • Deve-se entender que a afirmação:  o fato passa a pertencer a nível fenomênico inteiramente distinto (1o parágrafo) é feita em oposição ao que se indica em.

    A pedra está totalmente sujeita à lei da gravidade (CORRETA).

    o fato passa a pertencer a nível fenomênico inteiramente distinto:  significa dizer que, se o ser humano precisa ser compreendido ( e não explicado) , isso se torna a oposição da alternativa correta. pois a queda de uma pedra basta ser apenas explicada. E como estava pedindo a oposição, fica correta a letra A. 

  • Valeu, CÉSAR TRT! Muito obrigado pelo elogio, ganhei o meu dia! Vamos continuar a compartilhar para crescermos! Descobri que a melhor maneira para eu fixar português é comentando, então estou fazendo o meu melhor. Forte abraço e bons estudos! 

  • Como RESOLVER questões FCC!!

    A pedra está totalmente sujeita à lei da gravidade, que (A QUAL) a determina por inteiro, (MODO) de modo a permitir uma explicação cabal desse fenômeno físico, (ONDE) dentro do princípio estrito da causalidade mecânica. Se, entretanto, um homem desesperado atira-se desse mesmo andar, o fato passa a pertencer a nível fenomênico inteiramente distinto.

     

    Pronto!!! 99% DAS QUESTÕES DA FCC NÃO SÃO TÃO INTERPRETATIVAS QUANTO PARECEM. A FCC GOSTA DE REGRINHAS!

  • um homem desesperado atira-se desse mesmo andar. O fato passa a pertencer a nível fenomênico inteiramente distinto AO FATO DE  pedra estar totalmente sujeita à lei da gravidade, que a determina por inteiro, de modo a permitir uma explicação cabal desse fenômeno físico.  

  • A pedra está totalmente sujeita à lei da gravidade, que a determina por inteiro, de modo a permitir uma explicação cabal desse fenômeno físico, dentro do princípio estrito da causalidade mecânica.

    Se, entretanto, um homem desesperado atira-se desse mesmo andar, o fato passa a pertencer a nível fenomênico inteiramente distinto.

    gab. A

     

  • ''o fato passa a pertencer a nível fenomênico inteiramente distinto'' , ou seja, não pertence mais a física. Aí queria o sentido oposto a isso, algo que pertencesse à física kkkkkkkkk...sei lá o que pensei, só sei que ,dessa maneira, fui tranquilamente na A kkkkkkk