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Assim, a amizade vale mais que o parentesco, em razão de o parentesco poder se esvaziar de toda afeição...
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..depende da intensidade e duração de uma afeição real.
Não encontrei nada sobre intensidade de uma afeição!
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Apesar do gabarito "B", acredito que a "A" esteja mais adequada:
- A) não é de uma resistência a toda prova porque, ao contrário do parentesco, ela não supõe um vínculo permanente.
- Texto: "retire-se a afeição, e não haverá mais amizade (logo, a amizade não é de uma resistência a toda prova) digna desse nome, mas o parentesco sempre subsiste (o parentesco supõe um vínculo permanente, ou seja, sempre subsiste).
Discordo do gabarito "B" pelo mesmo motivo que Fabio Souto. O texto não fala em intensidade da afeição.
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Que parte do texto fala em "intensidade de uma afeição real"?
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natália eu também não vi essa parte!
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Não pode ser o gab A pois quando fala de uma "resistência a toda prova" ela está falando sobre o parentesco e a questão fala que a amizade não tem resistência a toda prova ao contrário do parentesco, essa parte do ao contrário estraga a alternativa, pois no texto ele fala claramente que o amizade que vêm do parentesco não é resistente à toda prova e pelo interpretação você deduz que a amizade sem parestesco também não é.
Gab: B, pois mesmo o texto não falando sobre intensidade de uma afeição, você consegue perceber que ele está falando que a afeição de uma amizade sem parestesco é de maior intensidade que a com parentesco, é de maior valor, por não ter outro vínculo se torna mais real.
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A amizade vale mais que o parentesco, a amizade não se esvazia de toda afeição ao contrário do parentesco. Se tirar toda a afeição, não terá amizade (resposta da letra C -> a amizade depende dessa afeição para continuar) . E o parentesco é algo que sempre perdura/subsiste.
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Acho que a melhor alternativa é a letra A.
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Eu marquei A, realmente juguei conforme alguns colegas abaixo, ou seja, não vi nada no texto sobre afeição real ou intensa.
Essa banca é chata no português.
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Colegas, eu também marquei a alternativa "A" como correta na primeira vez, e, APESAR DE CONSIDERAR RIDÍCULO O GABARITO (que não fala NADA em intensidade real e toda essa papagaiada), acredito que a letra "A" também está incorreta. O pronome "mas ela não é de uma resistência a toda prova" retoma o elemento anterior "espécie de amizade", e não apenas "amizade", sendo que tal espécie de amizade (o parentesco, no caso) não é de uma resistência a toda prova. Dessa forma, isso estaria contrário à alternativa "A". Gostaria de saber se algum colega tem alguma outra explicação sobre a questão :)
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Indiquei para comentário de professor.
Não entendi onde está o erro da A, nem a B estar certa. Pra mim, a B extrapola o que está no texto.
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Eric, não faz sentido, na minha opinião, isso que vc falou. Não teria coerência o autor se contradizer, primeiro dizendo que o parentesco não subsiste a toda prova(conforme o seu entendimento) e afimar depois, ao final "mas o parentesco sempre subsiste". Não consigo ver nada que invalide a letra A, enquanto a B claramente extrapola o texto. Ridículo esse gabarito da FCC
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Lá vem a FCC com essa mania da Vunesp de colocar esses poemas para serem interpretados.
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Até agora tentando enxergar o erro da letra A...
Não marquei a B, porque achei estranha a parte que fala sobre intensidade e duração! Só por isso! Ai achei a letra A mais certa.
Talvez as duas estejam com erros, mas são as menos erradas! rs
Pelo menos, a letra A pode ser retirada do texto: 'Assim, a amizade vale mais que o parentesco, em razão de o parentesco poder se esvaziar de toda afeição, ao passo que a amizade não: retire-se a afeição, e não haverá mais amizade digna desse nome, mas o parentesco sempre subsiste."
Questões subjetivas que admitem mais de uma resposta deveriam ser abolidas de provas de concurso!
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No meu entendimento a alternativa A realmente é INCORRETA, vejamos:
o examinador ao escrever: " a amizade não é de uma resistência a toda prova porque, ao contrário do parentesco, ela não supõe um vínculo permanente.", coloca o parentesco em um patamar MAIS ELEVADO que a amizade,
todavia, o próprio texto diz que " a amizade vale mais que o parentesco".
Assim, conclui-se que a alternativa A está equivocada.
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Estou ainda confusa e depois de muito pensar tentei ver a incorreção dela na explicação.
No texto, o autor afirma que a amizade de parentes não é resistente a toda prova e dá entender que qualquer amizade é assim já que diz que isso ocorre por não existir amizade sem afeição.
Na letra a, a explicativa dada após a conjunção "porque" diz que é pela amizade não ter um vínculo permanente. Isso extrapola, nós subentendemos isso pois é o oposto de dizer que o parentesco subsiste sem afeição, mas não é o que autor afirma no texto.
Toda a justificativa da amizade não ser resistente a toda prova e dela valer mais que o parentesco se explica pela afirmação após os 2 pontos:
"ao passo que a amizade não: retire-se a afeição, e não haverá mais amizade digna desse nome, mas o parentesco sempre subsiste."
Como o comando da questão pede a tese do texto (ideia central) conforme as expressões do texto, devemos nos ater ao que está escrito (não existe amizade sem afeição) e não ao nosso entendimento (não existe amizade sem afeição pois ela não tem vínculo permanente).
Não sei se é uma viagem, mas pelo que eu tenho aprendido com interpretação de texto acho que é isso.
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Daniela Costa, essa questão é bem difícil e, na hora da prova, confesso que a chance de errar é muito grande. Mas o que você falou está correto.
No texto, a causa para a amizade valer mais que o parentesco está escrita após a locução causal "em razão de"-- "a amizade vale mais que o parentesco, em razão de o parentesco poder se esvaziar de toda afeição, ao passo que a amizade não". O autor até afirma que "retire-se a afeição, e não haverá mais amizade digna desse nome". Pode até haver uma amizade, mas não digna desse nome.
Vale o que o autor escreveu - e a locução causal deixa claro a causa que o autor atribui ao fato. Além disso, a tese central, o objetivo dele ao escrever o texto, foi dizer que "vale mais que o parentesco porque ela depende da intensidade e duração de uma afeição real". Está escrito exatamente isso, só que de outra forma: se for retirada a afeição, ou seja, se não houver a presença de afeição (presença inclui uma duração, uma intensidade, por ser a afeição algo abstrato, e uma realidade), não há amizade.
Questão difícil mesmo, mas é só treinando que vamos entendendo como a banca pensa.
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O texto diz que: Entre parentes, a natureza dispôs com efeito uma espécie de amizade; mas ela (a amizade entre parentes) não é de uma resistência a toda prova. Assim, a amizade vale mais que o parentesco, em razão de o parentesco poder se esvaziar de toda afeição, ao passo que a amizade não: retire-se a afeição, e não haverá mais amizade digna desse nome, mas o parentesco sempre subsiste.
Dá pra tirar algumas premissas:
a) a amizade entre parentes não é de uma resistência a toda prova;
b) a amizade normal vale mais que o parentesco porque não existe amizade sem afeto;
c) o parentesco subsiste sem o afeto
Agora dá para entender porque a alternativa A está errada e a B é o gabarito. Na primeira alternativa está explícito que a amizade (leia-se toda e qualquer amizade) não é de resistência a toda prova. Esse entendimento não está certo, pois somente a amizade entre entre parentes é que não resiste.
Foi o que eu entendi, depois de ter errado.
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Eu quero saber em que momento o texto fala da intensidade da afeição, já que não se pediu depreensão ou inferência sobre o texto
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Marquei Letra D e indiquei para comentários do Professor.
Vou explanar minha forma de pensar:
a) não é de uma resistência a toda prova porque, ao contrário do parentesco, ela não supõe um vínculo permanente.
>> Errado. A questão quer saber sobre a "amizade" em termos gerais. O que não resiste a toda prova é o tipo de amizade pressuposta no parentesco.
b) vale mais que o parentesco porque ela depende da intensidade e duração de uma afeição real.
>> Dúvida (gabarito da banca). A primeira parte está correta (valer mais que o parentesco), mas no texto não se coloca os motivos dela valer mais, e sim porque a amizade pressuposta só no parentesco vale menos. Concordo com os colegas que disseram que esta opção extrapola a ideia do texto.
c) fragiliza-se com o tempo, também em razão de o parentesco poder se esvaziar de toda afeição.
>> Errado. Apesar do título, em nenhum momento do texto há a relação de fragilização da amizade com o passar do tempo.
d) não haverá mais, digna desse nome, no caso de se confundir com uma simples condição de parentesco.
>> Dúvida (gabarito que marquei). Considerei que confundir a simples condição de parentesco com amizade, não merece ser chamado de amizade.
e) ocorre com intensidade máxima entre parentes, conforme a natureza dispôs.
>> Errado. O texto afirma justamente o contrário.
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Não vi erro na A
Texto: ''mas o parentesco sempre subsiste.''