A: "com efeito" é sinônimo de "efetivamente"; "uma espécie" é sinônimo de "um tipo". Alternativa correta.
B: "resistência a toda prova" (resiste a tudo, intransponível - notem que este "a" é uma preposição) é diferente de "consistente a revelia" (sem crase - que significa que a revelia, em si, é consistente, resistente - notem que este "a" é um artigo definido). Para ficar correto, teria de pôr a crase (consistente à revelia - preposição + artigo definido), que significaria que a amizade seria consistente (resistente) à revelia (neste caso, aí sim, a amizade é que seria consistente, e não a revelia).
C: A construção "mais preferível" é redundante. Preferível, isoladamente, tem o mesmo sentido comparativo sem a redundância. Além disso, falta um verbo para substituir "vale", que poderia ser, em uma construção correta, o verbo "ser": "é preferível ao". Outro erro: algo é preferível "a(ao)", e não "do que".
D: O tempo verbal está errado: "poder" está no infinitivo, enquanto que "vier" está no futuro do subjuntivo. Além disso, esvaziar (tornar vazio) é diferente de debilitar (enfraquecer). Por fim, não existe debilitar "em", já que é uma preposição e este verbo é transitivo direto.
E: "e não haverá" (futuro do presente - não existirá) é diferente de "conquanto não exista" (conjunção concessiva = embora não exista - presente do indicativo).
Gabarito: letra A.