SóProvas


ID
2652280
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                            [Sobre a amizade]

Entre parentes, a natureza dispôs com efeito uma espécie de amizade; mas ela não é de uma resistência a toda prova. Assim, a amizade vale mais que o parentesco, em razão de o parentesco poder se esvaziar de toda afeição, ao passo que a amizade não: retire-se a afeição, e não haverá mais amizade digna desse nome, mas o parentesco sempre subsiste.

(Adaptado de: CÍCERO. Saber envelhecer. Trad. de Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM, 1997, p. 85) 

Mantêm-se, em linhas gerais, a correção e o sentido do texto, caso se substitua o elemento sublinhado por aquele que se indica entre parênteses em:

Alternativas
Comentários
  • A: "com efeito" é sinônimo de "efetivamente"; "uma espécie" é sinônimo de "um tipo". Alternativa correta.

     

    B: "resistência a toda prova" (resiste a tudo, intransponível - notem que este "a" é uma preposição) é diferente de "consistente a revelia" (sem crase - que significa que a revelia, em si, é consistente, resistente - notem que este "a" é um artigo definido). Para ficar correto, teria de pôr a crase (consistente à revelia - preposição + artigo definido), que significaria que a amizade seria consistente (resistente) à revelia (neste caso, aí sim, a amizade é que seria consistente, e não a revelia).

     

    C: A construção "mais preferível" é redundante. Preferível, isoladamente, tem o mesmo sentido comparativo sem a redundância. Além disso, falta um verbo para substituir "vale", que poderia ser, em uma construção correta, o verbo "ser": "é preferível ao". Outro erro: algo é preferível "a(ao)", e não "do que".

     

    D: O tempo verbal está errado: "poder" está no infinitivo, enquanto que "vier" está no futuro do subjuntivo. Além disso, esvaziar (tornar vazio) é diferente de debilitar (enfraquecer). Por fim, não existe debilitar "em", já que é uma preposição e este verbo é transitivo direto.

     

    E: "e não haverá" (futuro do presente - não existirá) é diferente de "conquanto não exista" (conjunção concessiva = embora não exista - presente do indicativo).

     

    Gabarito: letra A.

  • odeio essas questões 

  • A alternativa E seria a correta se o complemento em negrito estivesse no mesmo tempo verbal que o complemento sublinhado. A fcc está com uns modos muito feios (como diria a minha mãe) de cobrar dois assuntos em uma questão só. Logo uma prova com 15 questões de português, vira uma prova com 30 questões do mesmo assunto. rsrsrs.

    Mas quem disse que seria fácil?? Quer ganhar 7 mil bruto??? Então "bora estudar"!! Faca na caveiraaaaaa!!!