SóProvas


ID
2652484
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A ofensiva orquestrada pelo capital determina o “empobrecimento” das políticas sociais e a redução dos direitos sociais da classe trabalhadora. Isto vem repercutindo no espaço de trabalho do assistente social à medida que determina, em última instância, as condições em que o trabalho profissional se realiza. Para Iamamoto (2009), nesses tempos, inúmeros são os desafios para o assistente social, o que exige dele a seguinte atitude:

Alternativas
Comentários
  • ser um profissional culturalmente versado e politicamente atento ao tempo histórico, atento para decifrar o não dito e os dilemas implícitos no ordenamento do discurso autorizado pelo poder.

  • "o desafio de decifrar os novos tempos para que deles se possa ser contemporâneo. Exige-se um profissional qualificado, que reforçe e amplie a sua competência crítica; não só executivo, mas que pensa, analisa, pesquisa e decifra a realidade. Alimentado por uma atitude investigativa, o exercício profissional cotidiano tem ampliadas as possibilidades de vislumbrar novas alternativas de trabalho nesse momento de profundas alterações na vida em sociedade. O novo perfil que se busca construir é de um profissional afinado com a análise dos processos sociais, tanto em suas dimensões macroscópicas quanto em suas manifestações quotidianas; um profissional criativo e inventivo, capaz de entender o "tempo presente, os homens presentes, a vida presente" e nela atuar, contribuindo, também, para moldar os rumos de sua história."