SóProvas


ID
2652520
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No cenário atual, em relação ao financiamento da Seguridade Social brasileira ocorre o redirecionamento do fundo público, diminuindo sua alocação na composição das políticas públicas e participando ativamente na recomposição da rentabilidade do capital. Desse modo,

Alternativas
Comentários
  • A correta é a letra a. 

  • Resumo da ópera: Quando o dinheiro encaminhado para as políticas da Seguridade Social não for usado, ele servirá para pagar os juros da dívida externa.

  • Onde está isso ?! Não achei na letra da lei
  • "O verdadeiro problema é que estas dezenas de bilhões de reais da Seguridade Social são utilizadas para outras finalidades (como o pagamento da dívida) por meio da DRU (Desvinculação das Receitas da União), ou simplesmente mantidas paradas no caixa do governo, para fazer superávit primário (reserva de recursos para o pagamento da dívida)."

    "A argumentação, ainda, esbarra numa contradição. Sem a DRU, os recursos da seguridade apenas podem ir para previdência, assistência e saúde. Com a DRU, 30% destas receitas podem ir para outras finalidades, inclusive para pagamento da dívida. Portanto, a DRU prejudica a melhoria da saúde, previdência e assistência."

    https://auditoriacidada.org.br/superavit-primario-e-divida-interna/

    https://www.cartacapital.com.br/economia/dru-mais-um-ataque-a-seguridade-social/


  • o famoso DRU

  • A - os recursos da seguridade social são utilizados na composição do superávit primário e no pagamento de juros da dívida externa.

    Isso graças a existência da DRU

    A Desvinculação de Receitas da União (DRU) é um mecanismo que permite ao governo federal usar livremente 20% de todos os tributos federais vinculados por lei a fundos ou despesas. A principal fonte de recursos da DRU são as contribuições sociais, que respondem a cerca de 90% do montante desvinculado.

    Criada em 1994 com o nome de Fundo Social de Emergência (FSE), essa desvinculação foi instituída para estabilizar a economia logo após o Plano Real. No ano 2000, o nome foi trocado para Desvinculação de Receitas da União.

    Na prática, permite que o governo aplique os recursos destinados a áreas como educação, saúde e previdência social em qualquer despesa considerada prioritária e na formação de superávit primário. A DRU também possibilita o manejo de recursos para o pagamento de juros da dívida pública.

    Fonte: Agência Senado - https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/dru