SóProvas


ID
265285
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No livro O poder das multidões, Jeff Howe revela um novo conceito segundo o qual as redes sociais virtuais fomentam o trabalho em equipe e indicam prioridades institucionais com base na experiência coletiva de contribuir com as instituições por meio destes canais de comunicação: site, blog, Twitter, Orkut, Facebook. Uma realidade cada vez mais inexorável, pois colabora com noções de responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade. Esse conceito é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias.

    O crowdsourcing possui mão-de-obra barata, pessoas no dia-a-dia usam seus momentos ociosos para criar a colaboração.

    É uma nova e crescente ferramenta para a inovação. Utilizado adequadamente, pode gerar ideias novas, reduzir o tempo de investigação e de desenvolvimento dos projectos, diminuir nos custos, para além de criar uma relação directa e até uma ligação sentimental com os clientes.Dois bons exemplos de produtos obtidos através do sistema são os sistema operacional Linux e o navegador Firefox, que foram criados por um exército de voluntários ao redor do mundo.

    Comporta a noção de que o universo dos internautas pode fornecer informações mais exactas do que peritos individuais. A idéia é que o todo seja capaz de se auto-corrigir. Se um grande número de pessoas é capaz de corrigir os erros uns dos outros - quer estes sejam por ignorância ou preconceito – os resultados serão no global mais fiáveis do que a resposta de um indivíduo ou de um pequeno grupo. O maior exemplo desse conceito é a própria Wikipedia, que é praticamente tão precisa nas suas definições como uma enciclopédia tradicional e consideravelmente mais cómoda de usar.

    Como referem Tapscott e Antony D. Williams, em Wikinomics, as novas "armas de colaboração em massa", que têm um custo reduzido (desde as ligações Voip e software livre) permitem que muitos milhares de indivíduos e pequenos produtores criem em conjunto produtos, acedam a mercados e deliciem os seus clientes, o que no passado só as grandes empresas conseguiam. As pessoas agora partilham conhecimentos e recursos que lhes permitem criar uma vasta gama de bens e serviços que qualquer um pode usar e modificar.

    [editar]Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing

  • Com o crowdsourcing, os projetos são elaborados de forma multidisciplinares. Esse fator em si, já representa um grande benefício do crowdsourcing, porém ainda podemos destacar outras 5 vantagens, confira:

    1. Envolvimento de mais pessoas e profissionais em um projeto: organizações se preocupam em integrar setores e fazer que profissionais estejam envolvidos como um todo no projeto, o crowdsourcing é a forma de alcançar esse objetivo e ainda trazer usuários, clientes e público para essa conversa.
    2. Surgimento de novas ideias: quando há o envolvimento de mais pessoas, aumentam as chances de surgirem novas ideias e soluções diferentes das que já são apresentadas.
    3. Inovação constante: a interação coletiva e a contribuição de pessoas é um dos caminhos para manter a inovação permanente de processos e soluções. Quando há uma troca de conhecimento e aprendizados, a tendência é que melhorias aconteçam e novas soluções apareçam.
    4. Conhecimento compartilhado: a melhor forma de capacitar colaboradores é com a percepção prática e a  de profissionais mais capacitados. Quando há a troca e a construção coletiva, esse conhecimento é naturalmente passado para todos do grupo.