-
Gabarito C
NPC 20
13. Na preparação da demonstração dos fluxos de caixa, poderá ser utilizado o método direto ou indireto.
14. O método direto caracteriza-se por apresentar os componentes dos fluxos por seus valores brutos, ao menos para os itens mais significativos dos recebimentos e dos pagamentos.
15. Neste método, devem ser apresentados, no mínimo, os seguintes tipos de recebimentos e pagamentos relacionados às operações:
. Recebimento de clientes;
. Juros, lucros e dividendos recebidos;
. Pagamentos a fornecedores e empregados;
. Juros pagos;
. Imposto de renda pago;
. Outros recebimentos e pagamentos.
16. O método indireto caracteriza-se por apresentar o fluxo de caixa líquido oriundo da:
. Movimentação líquida das contas que influenciam na determinação dos fluxos de caixa das atividades operacionais, tais como estoques, contas a receber e contas a pagar.
. Movimentação líquida das contas que influenciam na determinação dos fluxos de caixa das atividades de investimentos e de financiamentos, a partir das disponibilidades geradas pelas atividades operacionais, ajustadas pelas movimentações dos itens que não geram caixa, tais como: depreciação, amortização, baixas de itens do ativo permanente. etc.
-
Atividades operacionais
Recebimento de clientes
Vendas de mercadorias ou serviços
Pagamento fornecedores
pagamento funcionários
pagamento de tributos
Atividades investimentos
Venda de imobilizado
Compra de imobilizado
recebimento de dividendos
Atividades financiamentos
Empréstimos
Emissão de debetures
Pagamento de dividendos
Amortização de empréstimos
-
Qual o erro da A?
-
Wilma,
Entendo que a alternativa (A) tem sua resposta no item 20A, do CPC 03 (transcrito abaixo):
"A conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais deve ser fornecida, obrigatoriamente, caso a entidade use o método direto para apurar o fluxo líquido das atividades operacionais."
ERRADA, portanto.
-
Vamos analisar as alternativas apresentadas.
a) Incorreta. O método direto requer conciliação entre o lucro líquido e o caixa das operações anexas ao fluxo de caixa.
b) Incorreta. A conciliação entre o lucro líquido e o caixa das operações é divulgada em notas explicativas.
c) Correta. O fluxo de caixa das atividades operacionais podem ser apresentadas pelo método direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas; ou pelo indireto, segundo o qual o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento .
d) Incorreta. O lucro líquido é apresentado, quando da elaboração do fluxo de caixa, como componente da atividade operacional pelo método indireto.
e) Incorreta. O pagamento de dividendos é encorajado a ser classificado nas Atividades de Financiamento, mas admite-se sua apresentação nas Atividades Operacionais.