SóProvas


ID
2652901
Banca
FUNDATEC
Órgão
AL-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à normatização sobre improbidade administrativa, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Os atos de improbidade administrativa importarão a perda dos direitos políticos, da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível. ERRADA. Trata-se de suspensão dos direitos políticos e perda da função pública.

     b) O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo destinado a apurar ato de improbidade administrativa. CERTA - Art. 15, parágrafo único, Lei 8429/92

     c) Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá à autoridade legislativa proceder a indisponibilidade, dos bens do indiciado. ERRADA - Art. 7º, Lei 8429/92

    Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

     d) Em se tratando de servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a declaração de bens de que trata a Lei de Improbidade Administrativa compreende bens imóveis, móveis, semoventes e qualquer outra espécie de bens e valores patrimoniais, localizados no território do Estado. ERRADA - Art. 13, §1º, Lei 8429/92

    § 1° A declaração compreenderá imóveis, móveis, semoventes, dinheiro, títulos, ações, e qualquer outra espécie de bens e valores patrimoniais, localizado no País ou no exterior, e, quando for o caso, abrangerá os bens e valores patrimoniais do cônjuge ou companheiro, dos filhos e de outras pessoas que vivam sob a dependência econômica do declarante, excluídos apenas os objetos e utensílios de uso doméstico.

     e) O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente não está sujeito aos efeitos da Lei de ImprobidadeERRADA - Art. 8º Lei 8429/92

    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

  • Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

            Parágrafo único. O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo.

  • (CF/88) Art.37 § 4º - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • Resumo dos art. 9, 10 e 11 da Lei 8.429 - improbidade administrativa, (peguei do colega TIAGO COSTA)

    Art. 9 Enriquecimento ilícito
    Receber
    Perceber 
    Adquirir
    Incorporar
    Aceitar

    Art 10.Prejuizo ao erário
    Facilitar
    Permitir 
    Doar
    Sem observar normas
    Frustar Licitude de processo seletivo
    Frustar licitude de licitação

    Art. 11. Atentam contra princípios
    Fuga de competência
    Revelar
    Retardar/ deixar de (ato de ofício)
    Quebra de sigilo
    Negar publicidade
    Frustar licitude de concurso público
    Prestação / aprovação de contas
    Legistação de acessibilidade

    I - Aceitar = Enriquecimento ilícito
    II - Permitir / facilitar = Prejuizo ao erário
    III - Revelar = Atentam contra princípios

  • Gabarito LETRA B

  • MACETE:

    Agente que pratica ato de Improbidade Adm é **SUPER IrRESponsável**

    SU = suspensão dos direitos políticos

    PER = perda da função pública

    I = indisponibilidade dos bens

    RES = ressarcimento ao erário

     

    *Art.37 § 4º da CF - Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.

  • Se fosse uma questão do CESPE... a alternativa D também estaria correta...

    Pois, se está no Estado... está no País...

     

    Uma mão tem 2 dedos = Correto

    Uma mão tem 5 dedos = Correto

    Uma mão tem, necessariamente, 2 dedos = Errado

     

    A vírgula depois de "patrimoniais" é explicativa e não restritiva... (O.S.A.E.) Oração Subordinada Adjetiva Explicativa

    Se o examinador queria que fosse errada, então ele deveria ter colocado SEM VÍRGULA...

    Se a oração fosse "e valores patrimoniais localizados no território do Estado"... sem a vírgula !!! Aí SIM... estaria errado... !!!

     

    d) Em se tratando de servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, a declaração de bens de que trata a Lei de Improbidade Administrativa compreende bens imóveis, móveis, semoventes e qualquer outra espécie de bens e valores patrimoniais, localizados no território do Estado.

  • GABARITO B.

     

    SOBRE A LETRA A  )  É SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS.

     

    " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR. DO SEU DESTINO."

  • Não estaria correta não, Siqueira, pois no caso a questão restringiu ao Estado. A Lei diz "localizado no País ou exterior". Ao dizer "Estado", o item restringiu aos bens e etc. localizados apenas no território do Estado. Então, por exemplo, caso um bem estivesse na Argentina, ou em outro estado da Federação, não estaria abrangido pela redação da alternativa d), e esse foi o erro

  • A questão exige conhecimento das disposições legais sobre improbidade administrativa.

    Alternativa "a": Errada. O art. 37, § 4⁰, da Constituição Federal enumera algumas sanções a serem aplicadas ao autor do ato de improbidade administrativa. O referido dispositivo legal estipula que "os atos de improbidade importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível". Ao contrário do que afirma a assertiva, uma das sanções é a suspensão e não a perda dos direitos políticos.

    Alternativa “b": Correta. A assertiva encontra-se correta, pois reproduz os termos do art. 15, parágrafo único, da Lei 8.429/92: “O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo".  

    Alternativa “c": Errada. Ao contrário do que afirma a assertiva, quando o ato de improbidade administrativa causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado, conforme disposto no art. 7⁰, caput, da Lei 8.429/92.

    Alternativa “d": Errada. Em sentido oposto ao da assertiva, a declaração de bens não compreende apenas os bens localizados no território do Estado onde o servidor exerce sua atividade. Dispõe o art. 13, § 1⁰, da Lei 8.429/92 que: “A declaração compreenderá imóveis, móveis, semoventes, dinheiro, títulos, ações, e qualquer outra espécie de bens e valores patrimoniais, localizado no País ou no exterior, (...)".

    Alternativa “e": Errada: A alternativa está incorreta, visto que o art. 8⁰, da Lei 8.429/92, estabelece que o sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente estará sujeito às cominações da referida lei até o limite do valor da herança.

    Gabarito do professor: B
  • Art. 15, p. ú. LIA (L8429)


    Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da

    existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.


    Parágrafo único. O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar

    representante para acompanhar o procedimento administrativo

  • Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da

    existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

    Parágrafo único. O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar

    representante para acompanhar o procedimento administrativo.

  • GABARITO LETRA B

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)  

     

    ARTIGO 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

     

    Parágrafo único. O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo.

  • LEMBRANDO: a autoridade adm. DEVE instaurar investigação contra a pessoa acusada de improbidade adm., mas essa investigação não pode gerar a punição, no âmbito administrativo, do agente.

     

    Ela só servirá de base para o ajuizamento da AÇÃO CIVIL PÚBLICA por ATO DE IMPROBIDADE ADM. 

    As sanções da LIA só podem ser aplicadas pelo JUIZ, no âmbito judicial , portanto.

    O que a LIA fez foi regulamentar esse procedimento adm., o qual, inclusive, pode ser iniciado por meio de representação de qualquer cidadão. Ademais, conforme consta na própria LIA, o Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo destinado a apurar ato de improbidade administrativa.

    FONTE: CURSO IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA & FAZENDA PÚBLICA do Prof. Ubirajara Casado/EBEJI

  • Questões desatualizada!!!